Representantes da Comissão de Emancipação realizarão mobilização em Petrolina e Brasília

por Carlos Britto // 31 de maio de 2011 às 11:29

Julio César – Izacolândia, Raquel Coelho – Santana do Sobrado, Augusto césar – presidente do Movimento maranhense em defesa dos novos municípios.

Representantes da Comissão de Emancipação irão se reunir no próximo dia 13 de junho, às 5h, na Concha Acústica de Petrolina. O evento é mais um ato em prol da emancipação política dos distritos de Izacolândia (em Pernambuco), Santana do Sobrado e Pilar (ambos na Bahia), além do Maranhão.

Na ocasião serão hasteadas bandeiras, seguida por uma queima de fogos. Logo depois uma carreata percorrerá o centro da cidade e alguns bairros próximos.

De acordo com Júlio César Monteiro, representante da Comissão de Izacolândia, essa manifestação será para fortalecer o movimento pela emancipação. “A Comissão é formada por três estados (Bahia, Maranhão e Pernambuco) para fortalecer o movimento, já que esse não é um movimento político, mas sim popular. Precisamos revelar isso às autoridades”, esclareceu o pernambucano.

Durante o dia de hoje (31), os representantes participam de uma audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para discutir os projetos de emancipação no Estado, que possui em média 15 distritos reivindicando a autonomia. “Essas localidades precisam de melhorias na saúde e uma educação de qualidade para dignificar a população. Petrolina não tem condições de suprir as necessidades de Izacolândia, muitas vezes, as pessoas recorrem a Lagoa Grande por ser mais próxima, mas esta também não possui estrutura adequada”, justificou Júlio César.

A próxima mobilização está prevista para o dia 15 de junho em Brasília (DF), na qual participarão 18 comissões da Bahia, 13 de Pernambuco e 46 do Maranhão. Os manifestantes irão realizar manifestações pacíficas e irão acampar em Praça Pública no intuito de chamar a atenção da Frente Parlamentar que trata das Assembleias Legislativas de cada estado aprovar diretamente o direito às emancipações. “Iremos discutir com especialistas do País para provar que o aumento dos municípios não dará despesas à nação. Distritos como Izacolândia já têm economia suficiente para ser independente do município-mãe”, esclareceu Augusto César, presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Novos Municípios.

Na última manifestação em Brasília, realizada em 20 de março, 1.800 pessoas participaram. Agora, os representantes estão mobilizando comissões dos estados do Ceará, Pará, Amapá, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A reunião será realizada no auditório da Câmara Federal.

Representantes da Comissão de Emancipação realizarão mobilização em Petrolina e Brasília

  1. Edson Mauro disse:

    IBÓ-BA TAMBÉM ESTÁ CHEGANDO PARA ENGROSSAR AINDA MAIS ESSA MASSA.
    Estaremos dia 13 em Petrolina e 16 em Brasília.
    Vamos em frente companheiros, nossa luta é justa nosso povo merece essa vitória!

  2. Hugo disse:

    5H é muito cedo deveria ser às 17 horas.

  3. UPEDNMU - UNIÃO PERNAMBUCANA EM DEFESA DOS NOVOS MUNICÍPIOS disse:

    Amigos, a concentração dia 13 será as 5hs porque estaremos partindo para Brasilia, para estarmos por lá dia 14 para que possamos nos reunir para no dia 15, falarmos a mesma lingua aos deputados que irão nos receber.

    Julio Cesar
    Diretor de comunicação do Movimento Pernambucano

  4. IZACOLANDIA SOA FORTE A EMANCIPAÇÃO disse:

    Isso é uma verdadeira cidadania, agora no ritimo certo e acelerado, iremos engrossar o korum, a ALEPE o 1º passo, agora vamos a Brasilia.

    liberdade – progresso – união e conquistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários