Acordo põe fim à greve de quase dois meses em universidades baianas

por Carlos Britto // 05 de junho de 2011 às 07:05

O Governo da Bahia e os professores das universidades estaduais entraram em acordo e acabaram com a greve que durava quase dois meses e afetava 60 mil alunos das universidades estaduais Uneb, Uefs, Uesc e Uesb. Por um lado, o governo recua da proibição de novos aumentos salariais nos próximos quatro anos – a limitação ficará em vigor até 2012.

Em troca, os professores tiveram o cronograma de incorporações da gratificação sobre condições especiais de trabalho (CET) – de 70% sobre o salário base – garantido apenas para os próximos dois anos. Antes, o governo oferecia a incorporação parcelada até 2014. Desta forma, 36% da CET será incorporada aos salários até outubro de 2013.

 

 

Acordo põe fim à greve de quase dois meses em universidades baianas

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    Brito/Antonio Carlos

    Por motivo de eu não ter o e-mail do blog para enviar direto, estou colocando neste espaço. Por favor, se possivel divulgue.

    A NATUREZA AGRADECE.

    DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
    Dia 05 junho de 1972, durante a Conferencia das Nações Unidas realizada pela ONU em Estocolmo, capital da Suécia, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi a primeira tentativa a nível mundial de organizar de forma harmoniosa as relações entre Homem e Meio Ambiente. Naquela época a sociedade cientifica já detectava graves problemas em razão da poluição atmosférica provocada pelas industrias.

    A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

    Daí para cá tem sido realizados inúmeros outros eventos em defesa da Natureza, porém, resultados verdadeiramente concretos têm sido poucos. Apesar dessas datas (Dia do Meio Ambiente, dia da Água, Dia da Árvore) e tantas outras terem sido criadas para que se faça reflexões e procuremos melhorar nosso comportamento diante das dádivas divinas que o Criador do Universo nos proporciona através da Mãe Natureza, nós não temos dado a devida importância e cada vez mais nos transformamos em verdadeiros monstros destruidores de tudo que nos foi emprestado. Pois quando a Natureza nos emprestou todo o seu potencial dos recursos naturais para que usufruíssemos com parcimônia e com responsabilidade, certamente foi dito: “usa, mas lembra-te, este patrimônio não é só teu. É também daqueles que virão depois de ti”.

    Infelizmente poucos se preocupam com futuras gerações, as datas alusivas tem sido um pretexto para não se fazer nada ou quase nada durante o ano inteiro e quando chegam essas datas todos se preocupam em fazer seminários, simpósios, workshop, plantio simbólico de arvores e deixar morrer por falta dos devidos cuidados, debates e tantas outras coisas inúteis que poderiam ter grande utilidade para a proteção do Planeta se fossem durante o ano inteiro e com a responsabilidade de buscar resultados concretos para serem apresentados nessas datas alusivas.

    Na condição de cidadão do universo, jamais vou deixar de externar minha indignação sempre que constatar o descaso para com AMBIÊNCIA, cuja necessidade de protegê-la é permanente e não apenas a realização de eventos para uns poucos saírem “bem na foto” nos dias 05 de junho, 22 de março, 21 de setembro, 04 de outubro etc.
    Dito isto, é necessário que reflitamos sobre nosso comportamento destruidor e façamos esforços para respeitarmos mais o meio ambiente. Façamos isso e A NATUREZA AGRADECERÁ.

    Vitorio Rodrigues
    Ambientalista/ Petrolina – PE
    05 de junho de 2011

  2. Silver Jonas disse:

    Olá Carlos.
    Tenho visto um certo adiantamento das suas notícias sobre a greve na UNEB em relação a nossa Aduneb que negocia por nós, por isso tenho lido com desconfiança, e procurado conferir com as lideranças. Isso melhoraria se você dissesse suas fontes.
    Abaixo o que diz no site da Aduneb. Ainda estamos detalhando a negociação para declarar o fim da greve.
    Abraço.
    Silver Jonas
    Professor e leitor assíduo do Blog.

    04/06/2011 15:43
    Ato do movimento grevista nesta segunda

    Na manhã de hoje, os professores, acampados na galeria de ex – Presidentes da ALBA, encaminharam a realização de uma grande passeata da Assembleia Legislativa à Secretaria de Educação, a partir das 15h. O objetivo da passeata é exercer pressão durante a Mesa de Negociação com o governo que ocorrerá, às 17h, na SEC.

    A reunião de Negociação foi confirmada, na tarde de ontem, no encontro dos professores e estudantes com o Secretário de Administração, Manoel Vitório. Na Mesa, será discutida uma proposta de intermediação dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia sobre o Acordo Salarial e um calendário de discussões sobre o Decreto 12.583/11.

    A ADUNEB convoca todos e todas a participarem da manifestação. A presença de todos é fundamental! A concentração será às 15h em frente à Assembleia Legislativa.

    Fonte: ADUNEB

  3. Emanuel Ernesto disse:

    A greve esta perto do fim. AINDA NÂO ACABOU. A negociação continua, alertamos que ogoverno sempre recua na hora de assinar os acordo, isso vem acontecendo desde dezembro de 2010, quando vários acordos firmados não foram cumprido pelo governo da Bahia.
    Quem pode definir o fim da greve são as assembléias das Associações docente, que devem acontecer durante essa semana.
    Assim a GREVE AINDA N^}AO ACABOU, avancou as negociações.
    As mobilisações continuam durante toda semana
    Emanuel erneto F. Santos Professor campus III – comando de greve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários