Professora da Univasf e educador do Colégio Auxiliadora têm artigo publicado em revista internacional

por Carlos Britto // 08 de junho de 2011 às 12:36

Um artigo da professora do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Flávia Vasconcelos, foi parar nas páginas da revista iberoamericana de pesquisa em educação, cultura e artes, a “Invisibilidades”, em sua edição de maio de 2011.

Feito em coautoria com o professor Danilson Vasconcelos, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, o trabalho intitulado “Experiências em formação de professores da rede pública de ensino: Métodos, processos e produção artística em artes laborais na perspectiva da arte/educação contemporânea” discorre sobre as atividades de um seminário realizado no ano passado para docentes de escolas baianas municipais e estaduais que ministram a disciplina de arte, mas não têm formação específica na área.

Flávia explica que a arte laboral tem sido aplicada na produção de embalagens, no artesanato, no design industrial, levando em conta as variáveis culturais e geográficas como condições climáticas e culturas. “Atualmente a perspectiva de artes laborais está muito próxima do design. O professor, quando quer trabalhar a disciplina, tem que ter em mente a contextualização da arte, o cenário regional, para desenvolver algo que sirva tanto para a comunidade quanto para quem cria”, avalia Flávia.

Segundo a professora, a meta é desenvolver novos estudos, objetivando estimular mais pesquisas. “É preciso desmistificar a visão de que a arte laboral está ligada apenas a um ofício e não a noções atuais de design, que estão relacionados com o lugar onde são produzidas”, afirma. A revista é uma publicação internacional na área de ensino de arte, voltada a estudos realizados em países que integram a Rede Iberoamericana de Educação Artística (Riaea).O artigo pode ser acessado no seguinte link:http://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_01/1. (com informações/Ascom Univasf)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários