Direção do HDM pensa em acionar na justiça representante da Associação dos Profissionais de Saúde

por Carlos Britto // 17 de junho de 2011 às 11:22

Após as declarações de Maria Perpétua, presidente da Associação dos Profissionais de Saúde de Petrolina, a direção do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip Hospitalar enviou uma nota esclarecendo as denúncias.

Segundo a nota, a direção do hospital pensa em acionar judicialmente Maria Perpetua pelas declarações. Confiram:

A respeito das recentes declarações da presidente da associação dos profissionais de saúde do município de Petrolina, a direção do Hospital Dom Malan esclarece:

1- O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) é uma instituição cinquentenária que neste meio século sempre trabalhou com o sistema público de saúde e em prol dele;

2- A gestão do Hospital Dom Malan é pública estadual e a gerência é realizada pela Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar;

3- O Hospital Dom Malan presta única e exclusivamente assistência à população do sistema único de saúde (SUS);

4- Consideramos completamente improcedentes e infundadas as colocações sobre a assistência à gestante e ao parto nesta unidade de saúde;

5- Consideramos improcedentes, infundadas e irresponsáveis as colocações sobre interferência da direção em decisões técnicas a respeito da via de parto natural ou cesárea;

6- Consideramos improcedentes, infundadas e irresponsáveis as colocações sobre apologia ao parto não natural, mostrando total desconhecimento sobre as diretrizes do parto humanizado e as boas práticas em saúde

Informamos que durante o primeiro ano de gestão estadual, o Hospital Dom Malan realizou:

– 60.231 atendimentos na emergência;

– 20.760 consultas ambulatoriais;

– 548 cirurgias ginecológicas;

– 162.692 exames laboratoriais;

– 17.283 exames de radiologia e ultrassonografia;

– 6.452 partos, sendo atualmente a maior maternidade do estado;

Além da implantação de novos serviços como a primeira UTI materna do interior do nordeste, a gerência tem trabalhado de forma constante na capacitação e educação permanente em saúde, como no credenciamento das residências médicas em obstetrícia e pediatria, além de programas de humanização do atendimento como as visitas guiadas ao Hospital Dom Malan que permitem as gestantes conhecerem os setores e profissionais que estarão envolvidos na assistência ao parto.

Por considerar que a representante da entidade de classe prestou um desserviço à população atendida no Hospital Dom Malan, bem como por ter atingido a honra e dignidade desta instituição e de todos os seus funcionários, a direção informa que tomará as medidas legais cabíveis com objetivo de responsabilizá-la, civil e criminalmente, pelas suas falsas alegações.

Direção do HDM pensa em acionar na justiça representante da Associação dos Profissionais de Saúde

  1. maria disse:

    Isto é um verdadeiro descaso, Carlos Brito o que este Hospital esta fazendo com as pessoas que chegam precisando de socorro, principalmente com as gestantes, eu posso lhe falar com convicção por que eu mesmo presenciei uma cena absurda, varias gestantes já em trabalho de parto todas centadas na cadeira de espera, tinha uma mulher que estava chorando de dores ja para ter o filho e um infermeiro do hospital mandando ela esperar que não estava na hora de nascer, a mulher desesperada e nada eles fizeram para ajudar, outro caso que presenciei no mesmo dia uma mulher com ameaça de aborto derrepente começou a esborrar sangue pelo corredor do hospital e sabem os enfermeiro fizeram nada mandou foi a mulher ir para o banheiro tomar banho, não existe, isto é um absurdo e tem que ser tomada alguma providencia o mais rápido possível, pois ao inves de estarem trazendo vidas ao mundo estas pessoa do hospital Dom Malan estão é tirando vidas inocente, isto é um verdadeiro absurdoooooooooo….

  2. Del disse:

    Li até a palavra “centada”, erro grotesco de ortografia, doeu na alma, não mais tive coragem de prossegui a leitura.

  3. Desconstruidor de Discurso disse:

    Pensei que ia ler esclarecimento, porém leio palavras ao vento. Quem escreveu, escreveu muito e não disse nada, senão vejamos:

    1. não explica nada;
    2. idem;
    3. idem;
    4. defesa vazia;
    5. idem;
    6. idem;

    No mais, faz uma autopromoção; tenta mudar o foco etc… e a pergunta fica: e os partos mal-sucedidos dos últimos 2 meses…. é essa a resposta que o IMIP deveria dar a sociedade petrolinense.

  4. Danilo Mororó disse:

    Turma da Greve II
    Não adianta lidar com algumas pessoas ignorantes,
    por mais que a gestão do IMIP mostre dados a turma da greve (leia-se associação dos ¨profissionais¨ de saúde) insistem em não reconhecer os avanços do HDM. Lembram como era na época da municipalização? caos total e greves. Volto a repetir, se devolverem
    o HDM à Associação e ao município, no dia seguinte eles
    decretam uma greve e o povo paga o pato novamente.

  5. Dalva disse:

    Minha sobrinha c/ 09 meses de gestação, c/ dores, esteve no IMIP nos dias 20, 21, 22, 23 , os médicos sempre dizendo que ainda não era hora de nascer e que mãe e filha estavam bem, prescreveu MEDICAÇÃO para “DOR” e no prontuário apenas “LIBERADA”. No 25 pela 5ª vez consecutiva com dores mais intensa o médico que a atendeu simplesmente a encaminhou p/ sala de parto sem nada falar p/ a parturiente e nem a acompanhante, que foi alertada por uma técnica enfermagem – “mãe vá saber o que está acontecenco com sua filha”, lá chegando procurou ao médico (o mesmo que a liberou dia 23) o que ia ser feito, este lhe respondeu grosseiramente: “NADA, A CRIANÇA ESTÁ MORTA”. Foi assim que minha irmã ficou sabendo da morte da sua 1ª neta. NOTA: todos os médicos que a atenderam garantiram verbalmente que estava tudo bem, um deles chegou a dizer que podia-se esperar até 42 semanas. O Superintendente justifica como uma FATALIDADE! Neste dia havia mais 02 fetos mortos no necrotério?????????

  6. tata disse:

    poxa é muito bom falar de um hospital que recebe pacientes de todos os estados do nodesre devido a calamidade na saúde deste municipios. porque não fala de nosso municipio vizinho, que naum atende uma gestante se ela estiver apenas com pressão alta ou se ela for diabetica ou se estiver com liquido diminuido. Se o beber for prematuro no passar nem na porta…. lagoa grande que não faz um a simples curetagem… quantos pacientes recebemos com complicações devido a uma assistencia de qualidade não prestada. sera que o exemplo citado a gestante fez uma pre natal de qualidade, teve atendimento e orientações médicas durante o pre nata/ fica a pergunta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários