Horário de verão pode voltar na Bahia

por Carlos Britto // 18 de junho de 2011 às 21:18

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto que propõe incluir o estado no horário de verão. O argumento usado pelo deputado peemedebista Leur Lomanto Júnior é que ele ajudaria a fortalecer a economia baiana. A Tribuna entrou em campo para saber o que pensa sobre o assunto o segmento econômico e concluiu que o tema é polêmico e controverso entre os seus representantes.

O horário de verão, instituído pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942, tem sido implantado regularmente pelo governo brasileiro nos últimos anos, dividindo opiniões na sociedade.Em geral, ele é instituído no mês de outubro e termina em fevereiro, sempre tendo como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica por conta do maior aproveitamento da luminosidade dos dias de verão.

Mas, atualmente, apenas dez estados e o Distrito Federal alteram os ponteiros de seus relógios, que são adiantados em uma hora: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (Região Sul); São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (Região Sudeste) e Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste).

Os estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão porque neles não há mudança significativa no tempo de iluminação solar durante os dias dessa estação. Já nas regiões mais distantes da Linha do Equador esse tempo de iluminação varia significativamente, com o Sol nascendo mais cedo e pondo-se mais tarde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Meu amigo da juventude, Claudionor salve, salve!