A campanha de doação de órgãos e tecidos feita durante a semana pela Central de Transplantes de Pernambuco encerrou ontem (29) com um saldo de duas doações múltiplas (quando a família opta por doar todos os órgãos do paciente) e três doações de córneas. A ação foi promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
As duas doações múltiplas foram feitas no Hospital da Restauração (HR) pelas famílias de uma senhora de 55 anos e de um jovem de 23 anos. Das três doações de córnea, uma foi feita também no HR, enquanto as outras duas aconteceram em Caruaru e Petrolina.
Em cada ponto da campanha, foi instalado um posto volante do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), montado no local para coletar o sangue de voluntários que desejam entrar para o sistema. Ao longo da semana, cerca de 250 pessoas compareceram aos postos de coleta e efetivaram o cadastro.
Em Pernambuco, 3.489 pessoas aguardam na fila de espera de transplantes de órgão ou tecido. No ano passado, a Central de Transplantes registrou um crescimento de 24% em relação ao período anterior. De janeiro a abril deste ano, o aumento foi de 9%, em comparação a 2008.
DOE ÓRGÃOS… NÃO DÓI NADA.
FAÇA COMO MEU AMIGO JORGE…”SE VOCÊ NÃO VAI LEVAR ENTÃO DEIXE”
Concordo com você. Quando morre não leva mesmo… Então é melhor doar e salvar vidas!