Agente penitenciário de Petrolina fará papel de policial em filme baseado na música da Legião Urbana

por Carlos Britto // 18 de julho de 2011 às 16:15

Quando conseguiu um papel de figurante para participar das gravações do longa metragem “Faroeste Caboclo”, o agente penitenciário Eduardo Gonçalves dos Santos sequer conseguiu disfarçar sua emoção. Há 10 anos trabalhando na Penitenciária Dr.Edvaldo Gomes, ele fará o papel de um policial que prende João de Santo Cristo – personagem principal da trama inspirada em uma música de quase 15 minutos, que faz parte do terceiro disco da banda Legião Urbana (“Que País é Este?”), lançado em 1987.

A canção conta a saga de João de Santo Cristo, que deixa Salvador e vai para Brasília em busca de uma vida melhor, mas acaba se envolvendo com o tráfico de drogas. Lá, ele acaba se apaixonando por Maria Lúcia, mas o amor dos dois é ameaçado por outro traficante do local, Jeremias. “Para mim foi uma surpresa e uma satisfação”, definiu Eduardo. As cenas do longa, em Petrolina, já foram feitas. Em princípio, os atores deveriam gravar na rodoviária da cidade, mas uma mudança no roteiro do filme deixou apenas a localidade de Pau Ferro incluída no cenário.

Além de ser figurante, Eduardo também colaborou na produção de Faroeste Caboclo. Colecionador de carros antigos – inclusive sendo organizador de um recente encontro de antiguidades na Porta do Rio – ele ficou responsável por arrumar um veículo compatível com a época em que a trama se passava: a década de 70. E deu conta do recado. Graças a Eduardo, uma antológica rural Willys, muito popular no Brasil de 40 anos atrás, foi transformada em viatura da polícia (foto).

“Um amigo me perguntou se eu gostaria de participar da produção, porque ficaram sabendo que eu colecionava carros antigos, e acabei sendo agraciado (com o papel)”, lembra o agente, acrescentando que um filme como esse traz grandes benefícios para a economia da região. “Com certeza gera receita e mais empregos”, completa.

Faroeste Caboclo virou roteiro de cinema a partir de uma adaptação de Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”. O roteirista Marcos Bernstein também trabalhou na adaptação. Os protagonistas serão Fabrício Boliveira (João de Santo Cristo) e Ísis Valverde (Maria Lúcia). A previsão de estréia do filme é para o início de 2012.

Agente penitenciário de Petrolina fará papel de policial em filme baseado na música da Legião Urbana

  1. Carlos Santos disse:

    Parabéns ao Eduardo, pois fui aos dois Encontros de carros antigos na porta do rio foi bem organizado, e agora o garoto foi longe com a coloboração neste filme de nome nacional.

    Um grande abraço e continue nessa caminhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…