O óleo de cozinha e a gordura jogada na rede coletora de esgoto representam um dos grandes problemas ambientais. Diante desse quadro, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) firmou parceria com a empresa Icofort para iniciar a campanha de recolhimento de óleo nos estabelecimentos comerciais de Juazeiro.
O projeto tem por meta implantar um amplo trabalho de coleta e reciclagem de óleo de cozinha, colaborando também com a preservação do meio ambiente.
Para isso, os órgãos irão distribuir bombonas (embalagem plástica) em alguns estabelecimentos da cidade.
O óleo e a gordura são altamente prejudiciais ao meio ambiente e quando jogados na pia, em geral, vão direto para a tubulação, provocando entupimentos na rede coletora de esgoto, como também ocasionando danos às Estações Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).
“Na empresa Icofort este óleo será reciclado na substituição da queima da lenha na caldeira, podendo também gerar renda, através da fabricação de sabão”, informou o diretor do SAAE, Joaquim Neto. (com informações da Assessoria)
Que boa notícia! Há tempo venho procurando o que fazer com esse material e não achei quem o quisesse.
Moro em Petrolina e quero saber onde são os posto de coleta, não é problema se for em Juazeiro. É só o da minha casa, mas quero fazer a minha parte.
O SAAE de Juazeiro é um exemplo de que o Município de Petrolina pode gerir sua própria empresa de águas e esgoto. Só a turma do contra acha que não. Fora Compesa.