Cerca de 250 manifestantes fecharam na madrugada de ontem (22), a BR 235, na cidade de Remanso, em protesto contra a demora no lançamento do edital para recuperação de um trecho de 75 quilômetros que está em péssimo estado de conservação, entre Remanso e Casa Nova.
Até o final da tarde da segunda, vários carros foram impedidos de seguir viagem.
O apoio ao movimento vem de empresários que se unem ao Movimento dos Sem Estrada (MSE), criado no ano passado para oficializar as constantes reivindicações, e também da Associação de Transportes Alternativos (ATRA) de Remanso.
Segundo Raimundo Oliveira, lider do MSE algumas audiências foram realizadas em Salvador com a presença do governador, mas até agora nada do que foi prometido na época foi cumprido. “A licitação para escolha da empresa que irá explorar a estrada deveria ter acontecido em janeiro, mas o governador cancelou sem explicação. O ministro Geddel também se comprometeu a agilizar o processo de recuperação, mas também não deu resultado”, relata.
O líder do MSE diz que o projeto está pronto e existe a verba de R$ 25 milhões, só faltando a publicação do edital.
A paralisação impede o tráfego de moradores das cidades vizinhas de Casa Nova, Remando, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, além de motoristas que fazem transporte de cargas vindos do Maranhão, Piauí e Pará.