Coluna da Folha

por Carlos Britto // 31 de março de 2012 às 07:00

Frase:

Na política a gente não pode ter inimigos, eu acho que o que o governador Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos fizeram foi um ato de maturidade política“. Do senador Valdir Raupp, sobre aproximação entre Eduardo e Jarbas.

O Problema que gerou solução

O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), pode ter um grande problema que lhe resolva outro problema enorme. É que é cada vez maior a possibilidade do senador Sérgio Guerra (PSDB) compor com o governador Eduardo Campos e tirar o partido da base de Lossio, redirecionando-o para a base de Fernando Filho (PSB), que vai disputar a prefeitura contra o atual. Esse é o problema.

Em contrapartida, com essa decisão dos tucanos, ele não poderia mais contar com o seu atual vice-prefeito Domingos Sávio em sua base, por ele ser filiado ao PSDB. Essa é a solução.

É que Domingos não faz mais parte dos planos de Lossio em sua chapa majoritária. O prefeito só não sabia como dizer isso.

O prefeito sonha com um vice com maior densidade eleitoral ou um partido que venha fortalecer sua base, hoje composta apenas pelo PMDB, DEM e PSDB. Até o PPS, que esteve com o prefeito na última eleição, ameaça deixar a Frente, já que o presidente da legenda no município, empresário Vilmar Cappelaro, procura um prefeito para ser vice.

Pior ainda é a situação do ex-prefeito Guilherme Coelho. Histórico soldado do DEM, Guilherme foi escalado para se filiar ao PSDB para “segurar o partido”. Se o PDSB for mesmo apoiar o PSB, será a primeira vez que Guilherme estará na mesma base do ministro Fernando Bezerra Coelho. Ao menos no papel.

De galho em galho

O pré-candidato a prefeito em Afogados da Ingazeira, José Patriota, afirmou que a ex-prefeita Gisa Simões já é freguesa da Frente Popular. “Ela ficou pulando de galho em galho, esteve com Jarbas durantes oito anos porque tinha deixado Arraes no momento de dificuldade, agora quer esconder Jarbas porque bate em Lula, Dilma, Eduardo e mudou para o PSDB, que também é oposição ao governo Dilma”.

1° de Abril

Apesar da data ser conhecida como o dia da mentira, a deputada estadual Isabel Cristina não tem dúvidas que neste domingo (1°) o PT vai apenas referendar o nome de Odacy como pré-candidato à prefeitura de Petrolina :“Já está definido. Vamos referendar o nome de Odacy Amorim como nosso futuro prefeito e daí, a partir desse encontro, nós vamos cuidar de arrumar as nossas estratégias”. O vice só sai depois.

Dois pra prefeito

Em Santa Maria da Boa Vista, o Partido Verde (PV) tem dois nomes na fila: o ex-vereador Antônio Pereira e o professor Edvaldo Jericó. Agora só falta mesmo se lançar na corrida eleitoral.

Firme e forte

O ex-prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo, confirmou sua pré-candidatura a prefeito. Segundo ele, sua vontade de comandar novamente o município “saiu do anseio da população”. No reforço Gildevan já fechou com a vereadora Paula Francinete, ex-aliada da prefeita, sua tia.

Conselheiro

O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, aconselhou o ex-deputado Nelson Pereira a se unir com o pré-candidato da oposição em Mirandiba, Hailton Rodrigues. Na opinião de Evandro, a oposição mirandibense só tem a ganhar se marchar unida para o pleito.

Saldo negativo

O prefeito de Belém de São Francisco, Gustavo Caribé (PSB), em 3 anos de mandato já perdeu 7 secretários. Todos pediram demissão por divergências políticas ou administrativas. As perdas começaram com Kléber Nogueira e Charles Sá.

Incógnita

Os nomes mais citados para a disputa em Tabira, Dinca Brandino e Marcilio Pires, estão com pendências jurídicas, e a pergunta é: onde estão os outros nomes para o pleito? Na lista, Joel Mariano, Zé de Bira, Sebastião Ribeiro, Nicinha Brandino.

Miopia

Criticado pela oposição, principalmente pela deputada Isabel Cristina por usar casas do governo como mote de campanha, o prefeito de Petrolina Julio Lossio afirmou: “Talvez a oposição esteja míope”.

Coluna da Folha

  1. Afrânio disse:

    “O problema que virou solução”

    Engana-se quem:
    – pensa que Julio e Domingos já não falam a mesma linguagem,
    – que Domingos não soma politicamente,
    – que a familia cancão não pesa em uma eleição.
    – que Domingos não tem amigos dispostos a irem a luta.
    – não sabe da importancia dos politicos técnicos e empreendedores

    O unico erro do vice é está em um partido que tem um presidente que
    faz da politica e do partido,sua propriedade privada. Não tem a capacidade de ser politico sem está perto do poder. Ainda bem que de senador já virou deputado e a tendência é o ostracismo politico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários