Alunos e professores do Centro de Educação Profissional do Território Sertão São Francisco (Cetep), antiga Escola Agrotécnica, saíram às ruas de Juazeiro na tarde de terça-feira (03), para protestar contra a exoneração do diretor da unidade de ensino, professor Adoniran Magno Martins.
Mesmo eleito diretamente pela comunidade escolar, no final do ano passado, o professor foi afastados duas suas funções devido a um processo administrativo da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), que o acusa de duplo vínculo, já que ele também exercia a função no estado de Pernambuco. Como a Justiça constatou que o professor já havia solicitado o afastamento do cargo em Petrolina, determinou a sua reintegração às funções no estado da Bahia.
Mesmo assim, até o momento o professor não foi reintegrado. Sem diretor, o Cetep está enfrentando sérias dificuldades, inclusive na aquisição de merenda e material de manutenção da escola. O manifesto terminou em frente à 15ª Diretoria Regional de Educação (Direc 15).
Uma comissão de manifestantes foi recebida pelo diretor da Direc, professor Flamber Araújo, que se comprometeu a buscar uma solução para o impasse junto à Secretaria de Educação da Bahia.
Infelizmente pessoas como o professor Adoniran Magno, um profissional responsável e competente é vítima de absurdos como esse. Um erro tão grave de choques de horários que nunca existiram. Mas a justiça será feita. Todos querem de volta no Cetep Adoniran Magno.
A decisão judicial não foi cumprida porque a politicalha tem falado mais alto… Mas não adianta: NÃO ACEITAMOS OUTRA PESSOA NA DIREÇÃO! Queremos o professor ADONIRAN!