Estiagem: Prefeito de Salgueiro (PE) decreta estado de emergência na zona rural

por Carlos Britto // 05 de abril de 2012 às 16:00

O prefeito Marcones Libório de Sá decretou ontem (4) estado emergência em grande parte da área rural de Salgueiro (PE), no sertão central, afetada pela estiagem.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural vem adotando nos últimos meses medidas em caráter de urgência, como a construção de cacimbas (foto), na busca de alternativas que atendam, em curto e médio prazo, as necessidades hídricas das comunidades rurais e dos animais afetados pela seca.

Decretamos emergência nas áreas rurais que sofrem não só com a falta de abastecimento d’água, mas também com a escassez para animais. Estamos tomando diversas medidas em parceria com o governo do estado para buscar soluções que atendam aos produtores”, destacou o prefeito.

Desde janeiro último já foram construídas mais de 50 cacimbas, beneficiando famílias de Acauã, Melancia, Baixio Grande, Alazão, Tamburil, Hipólito, Baixio do Gravatá, Caldeirão das Letras, entre outras.

Além da construção de cacimbas, a prefeitura já está atuando, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), nas frentes de abastecimento das comunidades através de carros pipa. O governo municipal tem buscando também o apoio de outros órgãos como a Defesa Civil do Estado, no intuito de planejar ações que venham a minimizar as consequências da seca. (Fonte/foto: Ascom PMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários