Hackers falsificam perfil de Gonzaga no Facebook e deputado denuncia fato à Polícia Federal

por Carlos Britto // 06 de abril de 2012 às 19:36

Ninguém está livre de ser vítima dos hackers nas redes sociais. Nem mesmo o deputado federal e líder da Bancada do Nordeste na Câmara, Gonzaga Patriota (PSB).

Recentemente, criminosos passaram a usar a imagem do parlamentar sem sua autorização, criando um perfil falso (conhecido também como fake), no site de relacionamentos Facebook.

Prontamente Gonzaga fez uma queixa à polícia, denunciando o ocorrido e solicitando abertura de inquérito. A denúncia já está sendo investigada pela Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília e, muito em breve os envolvidos no delito estarão sendo intimados a depor.

As autoridades alertam que sempre há um limite entre a diversão e o abuso. Quem opta por criar perfis fakes nas redes sociais para buscar o anonimato pode ultrapassar esse limite e cometer crimes contra a honra, tais como calúnia, difamação e injúria.

A mesma prática pode incorrer também em crime de falsidade ideológica. Além disso, poderá incidir a repercussão cível, em que a pessoa lesada poderá requerer ressarcimento por danos morais.

Gonzaga disse esperar que sua iniciativa contra os crimes virtuais praticados na Grande Rede sirva de incentivo àqueles que diariamente têm sua intimidade e vida privada invadida “por pessoas covardes, inescrupulosas e manipuladoras” que, achando que estarão impunes, procuram denegrir a honra e moral de terceiros.

Hackers falsificam perfil de Gonzaga no Facebook e deputado denuncia fato à Polícia Federal

  1. Manoel Malaquias disse:

    “.. A denúncia já está sendo investigada pela Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília e, muito em breve os envolvidos no delito estarão sendo intimados a depor….”

    E desde quando o Facebook dá dados de seus usuários sejam fakes ou normais a polícia?

    Vocês devem se informar.

  2. Anete disse:

    Hackers nas redes sociais e criação de perfis fakes “crime tecnológico na era digital”: Nova e perigosa modalidade de crime que precisa ser investigada e banida na velocidade em que essa prática vem ocorrendo. Infelizmente, o mal uso desses importantes instrumentos de informação que marcam avanços técnológicos do século XXI , vem causando sérios danos aps cidadãos e a sociedade, e se providências não forem tomadas, estaremos diante de um novo crime imposto por esses Hackers/fakes de plantão, correndo o risco, inclusive, de se tornar um crime banal.
    Faça como o Deputado Gonzaga Patriota, denuncie.
    Ao senhor deputado, nossa solidariedade.

  3. CRÍTICO DE PLANTÃO disse:

    SOLIDADARIEDADE A UM DEPUTADO PORQUE HACKEARAM UM PERFIL DELE??? BRINCADEIRA, NÉ??
    Vamos solidarizarmo-nos com as novas vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, pela falta de estrutura e descompromisso políticos destes homens de Brasília, que assistem de braços cruzados aquela região amaldiçoada acabar-se em enxurradas, que seguem levando vidas ano após ano…
    solidarizamo-nos com os sertanejos que “degustam” a tórrida ceca que traz fome às suas famílias e seus animais, que saudáveis poderiam ser uma fonte de renda…
    entre inúmeras outras formas mais dignas de solidariedade…
    HÁ UM CRIME A SER INVESTIGADO, SIM…
    MAS EM BRASÍLIA HÁ ILÍCITOS PENAIS DE PROPORÇÕES BEM MAIORES E PREJUÍZOS IRREMEDIÁVEIS AO ERÁRIO PÚBLICO SAINDO DOS NOSSOS SUADOS BOLSOS DE TRABALHADORES. Ahhhh… conheço uma ou outra pessoa que já teve problemas por conta da covardia de fakes, mas, tadinhos… não são deputados, não tiveram ao seu dispor o ágil trabalho da briosa Polícia Federal!

  4. Leonardo disse:

    Caros colegas, o emprego do termo “Hacker” está errado. Hackers são pessoas que usam seu conhecimento com finalidades voltadas mais para o estudo. Crackers são os que usam o conhecimento para fins imorais, ilegais ou prejudiciais, como invadir um servidor para roubar números de cartões de crédito. Além de tudo, não podemos dizer que quem cria um pefil fake numa rede social é Hacker ou Cracker, pois é algo que praticamente não exige conhecimentos técnicos em informática.

    1. zion disse:

      Ótimo Leonardo. Finalmente alguém que sabe o significado da palavra hacker. Pois eu já estou cansado de corrigi esse s editores que escrevem sem saber o significado do que estão escrevendo. E realmente clonar um perfil não exige nenhum conhecimento técnico. Uma criança faz isso. Feliz ficou o autor do delito que foi promovido a hacker e com certeza não sabe nem crimpar um cabo de rede.

  5. Cleisson disse:

    Fonte: Wikipedia
    Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento “normal” dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.

    Criar um perfil falso é hackear? to precisando estudar mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários