IF-Sertão em Santa Maria da Boa Vista deve trazer desenvolvimento para outras cidades do sertão, diz professor

por Carlos Britto // 10 de abril de 2012 às 14:25

Mais duas cidades do sertão serão contempladas com novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF-Sertão PE). Desta vez, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista foram as escolhidas para abrigar o instituto que deve beneficiar centenas de estudantes da região.

De acordo com o professor Jeziel Júnior da Cruz (foto), Santa Maria foi escolhida por ser uma cidade-polo, e abrigar outras cidades da região. “O primeiro critério é a localização, Santa Maria é uma cidade que abriga outras cidades em seu entorno e esse novo campus deve contemplar cidades próximas como Curaçá, Orocó, Parnamirim e Lagoa Grande”, explicou.

O novo campus vai oferecer cursos técnicos de agropecuária e edificações, cursos superiores de engenharia agronômica e tecnologia de alimentos. De acordo com Jeziel, os novos cursos devem agregar valores ao setor produtivo da cidade.

O grande passo com a instalação desta unidade é a inclusão social, as pessoas vão ter acesso a um ensino de qualidade, um curso técnico ou superior e quem sabe até uma pós-graduação. Também há o desenvolvimento socioeconômico, qualificar e especializar mão-de-obra para os setores produtivos e quem sabe formação de novos empreendedores, já que esta cidade tem espaço para todo este desenvolvimento”, detalhou.

Jeziel explicou ainda que os cursos foram escolhidos através de uma audiência pública na câmara municipal, onde a população foi consultada para selecionar os cursos de sua preferência. “Os cursos foram escolhidos no final do ano passado, onde todo o entorno da cidade foi convidada para participar de uma audiência pública. As pessoas optaram pelo curso de engenharia agronômica porque é uma característica daquela região e pode desenvolver muito esta cidade”, explica.

O novo campus deve receber um investimento de cerca de 7,5 milhões, e na próxima sexta-feira (13) um evento deve marcar a entrega oficial da escritura de doação do terreno onde será construída a nova unidade.

A prefeitura de Santa Maria doou uma área de 97 hectares, onde serão construídos o campus e a fazenda para estudos do curso de engenharia agronômica. As obras estão previstas para iniciar em junho e até o final deste ano serão realizados testes de seleção para os estudantes e concurso público para professores e técnicos administrativos.

IF-Sertão em Santa Maria da Boa Vista deve trazer desenvolvimento para outras cidades do sertão, diz professor

  1. CARLOS AVELAR disse:

    Estamos vivenciando a era da informação, quem tiver informação para vender ocupará posição de destaque na sociedade.
    Nós Boavistanos agradecemos a executiva do Instituto Federal De Pernambuco – IFPE e principalmente a DEUS de sermos privilegiados em estar bem localizados (Santa Maria foi escolhida por ser uma cidade polo, e abrigar outras cidades da região. “O PRIMEIRO CRITÉRIO FOI A LOCALIZAÇÃO, Santa Maria é uma cidade que abriga outras cidades em seu entorno e esse novo campus deve contemplar cidades próximas como Curaçá, Orocó, Parnamirim e Lagoa Grande”.), motivo esse decisivo, conforme o próprio professor JEZIEL JÚNIOR DA CRUZ, para que esse empreendimento viesse para nossa cidade.
    Esperamos que os políticos “hipócritas” não venham querer ser pai do IF-SERTÃO.

    1. Leonardo Aluno (IF Sertão-PE) disse:

      Lembrando que não é o IFPE e sim o IF Sertão-PE.

  2. Jose disse:

    quando o prefeito era leandro ele sabia onde arrumar tudo era ele ate um buraco que cavava soutava fogos, agora que e jetro as coisas vai chegar por gravidade sem pai nem mãe,nue seu carlos avelar, OU SERA QUE AINDA E PROJETO DE LEANDRO.

    1. CARLOS AVELAR disse:

      JOSÉ
      EU NÃO FALEI NEM DE JETRO NEM DE LEANDRO, PRA MIM OS DOIS SÃO IGUAIS.
      EU CITEI APENAS A FALA DO PROFESSOR QUE EXPLICA CLARAMENTE E SÓ QUE EM ANALFABETO FUNCIONAL NÃO VER ISSO.
      E VOLTO AFIRMAR ESSE IF VEIO PRA SANTA MARIA POR CONTA DA SUA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA.

  3. CARLOS AVELAR disse:

    SO MAIS UMA COISA , POR FALAR EM BURACOS(FALA SUA), O QUE É QUE TÁ ACONTECENDO COM A MINHA QUERIDA BOA VISTA,
    BURACO É SÓ O QUE TEM, DESAFIO QUALQUER UM ANDAR EM UMA RUA QUE NÃO TENHA BURACOS ISSO SIM É MÉRITO DE JETRO!

  4. de olho disse:

    É luta de Leandro sim, seu josé. Acha por acaso que já não estava previsto? Se achar , ou é burro ou babão de jetro.

  5. Fabio Davir disse:

    é deixando as políticagem de lado, o if-sertão vai trazer muitas oportunidades para nossa cidade não vamos mais precisar sair para petrolina para fazermos um curso tecnico ou superio. pra tudo esses caras acham um pezinho para falar em política, o povo q gosta d política.

  6. san disse:

    GALERA, DEIXA A BRIGUINHA DE LADO. VEJA BEM, O ANO PASSADO QUANDO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTAVA PRESTE A ANUNCIAR A CONSTRUÇÃO DE MAIS 120 CAMPUS DO IF, SANTA MARIA NÃO ESTAVA NA LISTA. POR CONTA DA FORÇA POLÍTICA QUE O PSB TEM JUNTO AO GOV. FEDERAL, O TAL DO FERNANDINHO FILHO, A PARTIR DE UM PEDIDO DE JETRO E HUMBERTO, CONSEGUIR INCLUIR MAIS ESSE CAMPUS. SE NÃO CONHECEM OS BASTIDORES DA POLÍTICA, CONTINUEM ACREDITANDO QUE FOI SÓ POR CONTA DA LOCALIZAÇÃO.

  7. jackson disse:

    Nós temos é que comemorá a chegada do IF Sertão em santa maria da boa vista, pois será uma nova era de conhecimento e desenvolvimento em nossa cidade e região,em vez de estarmos discutindo sobre qual politico merece o mérito pela chegada do IF.

  8. Adão jose lima dos santos disse:

    com eu faso para esquerver

  9. Adão jose lima dos santos disse:

    como eu com fasso para estuda nafacudade de santa maria da boa vista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários