Deputado baiano protesta contra a exportação de jumentos para a China

por Carlos Britto // 10 de abril de 2012 às 18:01

Um acordo entre os governos brasileiro e chinês autorizou a exportação de jumentos para a China. No entanto, essa liberação está sendo objeto de questionamentos.

O deputado estadual Carlos Geilson (PTN)/(foto) criticou, segunda-feira (09), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia,  o tratado entre os países, que visa à morte e ao aproveitamento do animal em experiência de laboratório, para fins de cosméticos.

Fazendo o uso da música “Apologia ao Jumento”, de Luiz Gonzaga, em que na década de 70 o artista enaltecia o serviço do animal na sociedade, o deputado cobrou explicações do governo. “Já se passou um mês desde o acordo e nada se discute na mídia brasileira. Com essa liberação serão vendidos 300 mil jumentos por ano, para serem sacrificados”, critica.

Aprópria Constituição Federal, através do artigo 225, no parágrafo primeiro e item 7º, que trata da fauna, proíbe práticas que provoquem a extinção da espécie ou que submetam aos animais à crueldade. “É necessário que alertemos aqui do parlamento, pois os nossos jumentos que já serviram tanto ao homem do sertão, que também foi cantado em prosa e verso pelo Rei do Baião, agora estão sendo vendidos para o sacrifício”, relatou o parlamentar.

O deputado ainda mencionou a União Internacional de Proteção Animal (Uipa/CE), representada por Geuza Leitão, e parlamentares de outros estados que já abraçaram a causa em defesa destes animais.

Deputado baiano protesta contra a exportação de jumentos para a China

  1. Jose Alves disse:

    Esse Deputado tinha que conhecer o Sertão para acompanhar de perto a situação das estradas, com a quantidade de jumentos que ficam no meio da pista tirando a vida das pessoas.

  2. EX-AMIGO DO JÉGUE disse:

    Meu amigo deputado o radialista Carlos Augusto que ficou popular por ter empunhado uma bandeira de defesa do jumento nos anos 70, hoje se posiciona como o “amigo que virou carrasco”. Defende a morte dos pobres animais.

    1. Maíra Mouzinho Amariz disse:

      Um homem como Carlos Augusto, não precisa do seu coice.

  3. josivan disse:

    já que este deputado,sabe criticar a exportaçao de jumento,por que ,ele não providencia um local para tanto animal souto nas ruas e estradas,provocando acidentes,vá procurar o que fazer,pois,não critique quem está tomando providencias.

  4. Varocildo disse:

    Qual é o projeto desse cidadão para os jumentos que vivem nas BRs?
    Esse Sr. já teve algum familiar ou amigo morto em acidentes causados por esses animais? não e não.
    Mas quero dizer que antes de criticar lamentar a exportação, veja o risco de vida que muitas famílias e trabalhadores tem por dias fora os que já estão sem seus entes queridos.
    Pensem!
    O brasil exporta carnes de Boi, bode, cordeiro, galinha, porco e etc e até hoje não foram extintos, sabe porque? porque tem valor com a exportação dos jumentos vai ter até melhoramento genético, impossibilitando assim a extinção.
    Só espero que o governo crie uma lei que Jumento solto não tem dono e qualquer um pode pegar cuidar e vender como quiser.

  5. GPIRES disse:

    Todo parlamentar baiano deveria ser contra o envio de jegue para a China, pelo simples fato, segundo comentam, Irecê-BA precisa de 500 mil jumentos…

  6. PAULO TEOGENS disse:

    será se no estado da Bahia não há animais solto em pista? colocando em xeque e as vezes matando vidas. veja se ele algum projetos para proteger a vidas dos que precisam trafegar em veiculos. pois ele deve viajar de avião. sou a favor da proteção mais não colocando em risco a vida das pessoas. existe um numero muito grande de animais solto no nordeste

  7. Watergate disse:

    No lugar, deviam exportar os deputados, se bem que daria no mesmo.

  8. Ernesto, meu rapaz disse:

    É difícil conter a indignação diante da atitude de pessoas como este indivíduo. Cada vez fica mais claro que não precisamos de parlamentares. Tirica sozinho é capaz de fazer besteira por todos eles.
    Espero que exportem todos os tipos de jumentos!

  9. Petrolinense em São Luis disse:

    Tem tanto jumento que:
    – Escultam “aviões do forró”, arrocha, pagode e musicas de baixo nível…
    – Que dirigem com imprudencia…
    – Que não sabem pronunciar “com licença” “por favor” e “obrigado”…
    – Que matam, roubam até mesmo as pessoas da familia…
    – Que não sabem eleger os politicos e não se lembram nem em quem votou na ultima eleição…
    E vão logo exportar os pobres quadrupedes?
    Quanto aos motoristas, eu dirijo muito a noite em BR, e garanto que para o motorista que anda com atenção, não bebeu, e principalmente esta dentro da velocidade permitida a chance de acidente é minima até mesmo caso encontre os jumentos na pista!

    1. Maria disse:

      assim você ofende os pobres jeguinhos que vão pra china.

      1. Paulo Coelho disse:

        Poxa!!! eu nunca fui em outro País, os jumentos vão pra China!! Será que lá tem asfalto pra eles comer?
        rrsrsrsrsrs

    2. Watergate disse:

      Os que escrevem “Escultam”

  10. Mauricio Dantas disse:

    Talvez o nobre deputado não conheça a realidade das estradas daqui do interior da BA, ja que o mesmo só deve andar de avião, e portanto nunca vai correr o risco de colidir com um jumento! Mesmo para quem não bebeu, dirige com cuidado e responsabilidade fica difícil desviar ou evitar um acidente quando uma “tropa” de jumentos invade a pista, como foi meu caso (felizmente para mim e minha colega de trabalho que nos deslocávamos de uma cidade pra outra aqui no interior de PE, que não é diferente do interior da BA, só houve danos materiais ao veiculo, que nem com a venda de dezenas deles pagariam mais de R$ 3.000,00 que tive de gastar para recupera-lo), cujo dono dos animais não assumiu a responsabilidade pois pela lei animal solto em BR que provoque acidente o responsável pelos danos materiais e pessoais é o dono do animal que nesses casos fica difícil descobrir quem é, e nem as autoridades: DENIT, PRF que devem fiscalizar as estradas para evitar que isso aconteça não faz sua obrigação!

  11. Indignada disse:

    Acho que o nome “jumento” deveria ter outro significado. Que projeto esse deputado apresenta para os jumentos, animais quadrupedes mesmo que estão nas BR’s já que os mesmos foram substituídos por motos. Realmente esses animais já serviram aos sertanejos mais hoje o contexto é outro. Vai atrás ver se cada dono de jumento vai querer guardá-lo no seu quintal como se fosse um cachorro ou um gato, porque um dia o mesmo já lhe foi útil! Deputado procura outra coisa para aparecer. Matar boi, galinha, bode, etc é crueldade também? Sr. deputado come o que, somente folha? E quanto ao cara aí que disse dirigir a noite e que “discretamente” chamou as pessoas que sofreram algum acidente de irresponsável, Deus permita que ele nunca encontre um jumento para que ele também possa sentir também o quanto ele está sendo “jumento”.

  12. pool disse:

    O BRASIL ESTA CHEIO DE JUMENTOS, SEJA ELE ANIMAL, OU SERES HUMANOS DA MARCA DESSE DEPUTADO JUMENTO ELEITO PELO UM BANDO DE ELEITORES JUMENTO. CRIA DEPUTADO JUMENTO, FALEI ANIMAL

  13. Petrolinesse disse:

    Ilm. Sr. Deputado, Carlos Geilson,

    É visível o desconhecimento do ilustre deputado ao criticar sobre uma ação de um país que quer resolver de uma vez um problema que não tem dado sossego aos que tem de trafegar por estas estradas esburacadas e cheias de jumentos causando vitimas fatal de toda ordem e em todos os municípios do norte da Bahia e porque não dizer em todo o NORDESTE, o Ilustre deveria elaborar uma lei coibindo os abusos dos super salários pagos na câmera onde trabalha… Pura realidade, e não criticar esta boa ação.

  14. Maria disse:

    E os direitos das galinhas, dos porcos, dos bodes e bois? Se é pra defender a vida animal, todos merecem o mesmo respeito! A questão é cultural. Aqui no Brasil “o jumento é nosso irmão” mas na China eles comem até cachorro. Vamos parar de hipocrisia pois nós somos carnívoros e estamos no topo da cadeia alimentar, se não podemos matar jumento pra comer, não podemos matar nenhum outro animal.

    1. Petrolinesse disse:

      Maria
      Lamento informar que não tenho Mãe Jumenta não, se vc tem então ele é seu irmão e não meu!………

      1. Maria disse:

        kkkkk Esse é um trecho da música de Luiz Gonzaga, cê reparou que está entre aspas? Ainda assim, o jumento é nosso companheiro de passagem por esta terra. Somos todos filhos do mesmo criador.

  15. Alves disse:

    Pode abater boi, por que não se pode abater jumento?Pior é ver esses animais nas pistas sendo mortos atropelados e com eles muitas vidas humanas sendo ceifadas.

  16. juventude acima de tudo disse:

    Manda esse deputado juntar todos os jumentos do nordeste e colocar na casa dele. Esses camaradas que brincam com o dinheiro publico ainda quer ser cobra .

  17. Afrânio disse:

    Discordo e watergate, eles querem jumentos que trabalham e não ” nossos ” deputados.

  18. Josélia disse:

    Deixa os bichinhos ai, agora porque estão na modernidade, rejeitam os coitados.Deveriam dar amor a quem tanto lhes deu o lombo para ser carga Brasil adentro, levando progresso, gente…

  19. Pernambucano disse:

    A todos os que são contra o envio de jumentos para a China porque não enviam sugestões para diminuir a presença destes animais nas márgens das estradas ou nas ruas das cidades? A exemplo do deputado estadual Odacyr Amorim que chegou a defender a apreensão e envio para as fazendas do exército, mas a idéia não vingou. Certa vez eu vinha com minha família a 80 km por hora e um jumento saiu de dentro do mato correndo provavelmente por estar brigando com outro jumento e bateu na lateral do meu veículo. Graças á Deus que ninguém se feriu. Mas é preciso tomar medidas preventivas pois tem jumento demais espalhados por toda parte. Defendo a idéia que os policiais rodoviários apreendam todos os animais que estejam circulando nas márgens das BR’s para evitar acidentes e os proprietários que fossem reclamar seriam multados por criar animais soltos sujeitos a provocarem acidentes.

  20. zion disse:

    Nunca ri tanto na minha vida…..todos vocês estão de parabéns pelos comentários, e isso mesmo.e só pra lembra este deputado não sabe o que e jumento nas estradas, nos pagamos jatinhos pra eles viajarem. E acredito que os jumentos não sabem voar, só os da espécie “maus políticos”

  21. Antonio Leite disse:

    Depois de ser obrigado a usar sua força na construção de estradas de rodagem, açudes, servir de montaria e transporte, os jumentos se tornaram os “vilões” das rodovias nordestinas na concepção de muitas pessoas. Já ouvi alguém referir-se a eles como o “diabo dos jumentos”. Simplesmente porque foram abandonados à própria sorte por seus antigos donos quando não mais precisaram deles. Agora estas pessoas estão radiantes com a ideia dos jumentos virem a ser objeto de comércio, além de “livrar” as estradas dos perigos de acidente.
    Viajo sempre pelas rodovias do Sertão e vejo, à margem e no asfalto, muitos animais: bovinos, caprinos, equinos e os “famigerados”, agora, jumentos.
    As rodovias, pelo menos as BR(s) , tinham uma margem de segurança desmatada e cercada com arame farpado, as pessoas comuns furtaram as cercas como estão fazendo nas da ferrovia transnordestina mesmo antes de ser concluída com ideia de ” quem não rouba o patrimônio público é um besta”.
    Segundo histórico discurso de Rui Barbosa, “de tanto ver triunfar as nulidades.. prosperar a desonra… o homem chega desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”
    A polícia rodoviária federal dispunha de meios e veículos para apreender animais que ofereciam risco a quem trafegava pelas rodovias.
    A maioria dos acidentes ocorre por imprudência dos motoristas, por embriaguês… não pelos jumentos irracionais das estradas.
    Então, uma parte de nós não tem contribuído para a segurança nas estradas, estamos sempre esperando uma solução dos governos municipal, estadual, federal, da China…
    Peço aos jumentos que perdoem os homens porque eles não sabem o que estão fazendo, parafraseando Jesus Cristo, a quem peço permissão para usar seu santo nome sem pretensão de ser em vão.

  22. Eugenio Souza disse:

    Rapah manda o jumento, o que é que tem.. se eles querem jumento, temos jumento para dar e vender.. quem quer proteger os jumentos ,anda aqui no nordeste pega e leva pra casa…, manda p/ china pois eu acho q vai alimentar uma fabrica de carne de charque…

  23. Lucas Moreira disse:

    Quem causa acidente é bebado ou drogado irresponsável. Deixem os jumentos em paz, faça que nem no Ceará, criem fazendas para abrigar esses animais, e os castrem.

  24. Lucila de Moura disse:

    Parabéns ao Deputado. Não podemos permitir que os jumentinhos sejam despachados para a China. Devem sim, ser respeitados e cuidados. Há muitos donos perversos que soltam os animais nas estradas para morrer de fome e sede, desprezando quem tanto lhes ajudou a ganhar o pão. Não é o fato dos animais estarem vagando nas estradas, que devem ser condenados a ir parar na China. Os governos devem fazer programas para proteger os animais e cumprir a lei, que diz que “todo animal é tutelado do Estado.” Chega de massacrar e descuidar dos animais. Eles não têm culpa de nada. A culpa de tudo está no egoísmo, a falta de solidariedade e amor do ser humano. Não merecem nada da Natureza, pela sua indiferença e ingratidão. Muito bem, Deputado. Junte-se a outros parlamentares, de outros Estado, que não querem permitir tamanha barbaridade. Aproveite e faça leis para responsabilizar os ingratos donos, para que cuidem dos seus animais e os protejam durante toda a sua existência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários