Leitor defende adoção do Enem na Univasf e argumenta que maioria dos alunos é da região

por Carlos Britto // 18 de abril de 2012 às 12:27

Um leitor que prefere não se identificar escreveu ao Blog para rebater os argumentos defendidos pela União dos Estudantes do Vale do São Francisco (UESVA), que critica o Enem – sem o sistema de “blindagem” – como forma de ingresso na Univasf.

Com base em um documento de estatísticas elaborado pela secretaria de controle acadêmico da própria Univasf, o leitor rebate a afirmação de que o exame dificulta o acesso dos estudantes locais aos cursos da universidade, já que os números oficiais provam que a esmagadora maioria dos alunos são oriundos da região.

No gráfico de ocupação de vagas por estado do país, por exemplo, a Bahia aparece em primeiro lugar com 47,74%, seguido de Pernambuco com 42,26%, e do Piauí com 3,84%. Em quarto lugar aparece o Ceará, com 1,65%, e em quinto São Paulo com 1,28%.

Confiram:

Vendo a repercussão sobre o ENEM como forma de ingresso na Univasf, gostaria que, se possível, fosse feita uma matéria mostrando a verdadeira realidade das ocupações das vagas dos cursos da Univasf, porque o que estou vendo é muita distorção de informação. O grupo de estudantes, denominado UESVA, está pregando uma coisa que não existe. O link http://www.srca.univasf.edu.br/arquivos/PS_ICG_2011_Estatisticas.pdfque mostra as estatísticas de ocupação de vagas (que tem a esmagadora maioria de participação de estudantes da região). O mesmo se encontra disponível no site www.srca.univasf.edu.br .

É porque fico indignado com certas imposições que querem fazer, como se a sociedade fosse feita de pessoas alienadas, que não entendem o que tem escrito neste documento estatístico.

Leitor defende adoção do Enem na Univasf e argumenta que maioria dos alunos é da região

  1. Gargamel disse:

    Nos cursos de maior visibilidade e interesse, a grande maioria dos alunos é de fora da região, sendo inclusive oriundos de escolas particulares. Vide Medicina
    Com a adoção do ENEM a função social pretendida com a instalção de uma universidade Federal do Vale do São Francisco fica sem dúvida comprometida.

    1. César disse:

      A UNIVASF é FEDERAL !!! O imposto é Federal! De todo o País. Parem de hipocrisia !! Isso é conversa fiada de político besta. Cadê que os políticos Colocam seus filhos es escolas públicas e com isso forçar a melhoria do ensino. Não se pode impedir que alguém de outro estado tenha mais dificuldade em entrar. Quando não tinha UNIVASF as pessoas da região estudavam aonde??

      1. FireWall disse:

        Acho que você é que esta sendo hipócrita pois ninguem ta falando em impedir outras pessoas de entrar na univasf, estamos tentando mostrar os pontos positivos e negativos da adesão ao ENEM.

  2. José Novaes disse:

    Seria bom este cidadão informar por exemplo o indice de estudantes da região (Pernambuco/Bahia) que foram aprovados no ncurso de medicina.

    1. Jerônimo Vaz disse:

      Não sou “este cidadão”, mas não seja por isso: vide página 21; 30% dos aprovados são de PERNAMBUCO, mais 31% que são da BAHIA, mais 8% que são do CEARÁ, mais 1% que é de ALAGOAS, mais 1% que é da PARAÍBA. Só para te ajudar na soma: 71% dos aprovados em MEDICINA no ano de 2011 são da REGIÃO NORDESTE. Apesar de todo o sofrimento, falta de investimento na educação básica de qualidade, 71% dos aprovados em medicina aqui, são nordestinos.

      Tá bom ou quer mais?

      1. Desconstruidor de Discurso disse:

        vc estah confundindo amendoim com bosta de cabra, sao parecidos, mas nao a mesma coisa. O fato de ser de Pernambuco, Bahia etc nao quer dizer que sao da regiao do Sao Francisco ou ateh mesmo do Sertao. Chega de ENEM, ou pelo menos que tenha uma sengunda fase.

        1. FireWall disse:

          APOIADO!!

    2. Pedro disse:

      Você tem que entender que uma Universidade não é só feita por o curso de medicina, porque se não seria falculdade. Universidade significa abranger todas as áreas do conhecimento e até onde sei a Univasf é uma Universidade.

      1. Jerônimo Vaz disse:

        A UNIVASF não possui apenas um curso eu sei disso perfeitamente. Pelo contrário, possui 21 cursos (se não estou enganado).
        Coloquei apenas o percentual de medicina porque foi o que o sr. José Novaes questionou no comentário acima do meu. Só por isso.
        E uma outra crítica que faço a este movimento hipócrita, é pelo fato dos seus defensores baterem na mesma “tecla”: medicina, medicina e medicina.

        A UNIVERSIDADE é de TODOS. É BANCADA pelos IMPOSTOS de TODOS.

  3. César disse:

    O link correto é http://www.srca.univasf.edu.br/arquivos/PS_ICG_2011_Estatisticas.pdf

    Esses políticos estão falando bobagem! Vejam os dados!

    1. Marivaldo disse:

      Seria bom que os Drs. políticos de Petrolina e os estudantes ligados a UESVA abrissem o LINK acima antes de ficarem contra o ENEM na UNIVASF.

      1. Desconstruidor de Discurso disse:

        quando se fala de Regiao, estamos falando de estudantes oriundos do Sertao. Foi para essa gente que a UNIVASF foi criada. Nao queiram mudar o debate.

      2. César disse:

        A UNIVASF é FEDERAL !!! O imposto é Federal e de todo o País. Parem de hipocrisia !! Isso é conversa fiada de político besta. Cadê que os políticos colocam seus filhos es escolas públicas e com isso forçar a melhoria do ensino. Não se pode impedir que alguém de outro estado tenha mais dificuldade em entrar. Quando não tinha UNIVASF as pessoas da região estudavam aonde??

        1. Livre Pensador disse:

          Mesmo com a UNIVASF estão tendo de estudar em outros locais como UFPE, UFRPE, às vezes até em locais distantes.

        2. FireWall disse:

          Cesar vc não tem parentes em escolas publicas hoje né????

  4. Professor disse:

    Prezados, a seleção pelo ENEM deve obrigatoriamente forçar as escolas (entenda-se Governos Municipais e Estaduais) a fortalecerem suas ações, no sentido de oferecer ensino de qualidade, assim, seja em qualquer lugar o estudante conseguirá entrar na univerdidade… Alguém sabe a mágica para isto acontecer? Eu sei, muitos sabem, mas posso dividir aqui, basta capacitar professores, dar melhores condições de trabalho, melhores salários, etc etc etc etc…..

    1. nina disse:

      Todo mundo sabe disso, inclusive eles, e com provas concretas, mas ninguém faz nada para reverter esse quadro. Chega desse capitalismo!!!!!!!!

    2. FireWall disse:

      Professor todo mundo sabe disso mas por acaso o Vestibular também não força uma melhor qualidade no ensino???
      e você será que é tão bom professor? será que você segue a risca o que dizia vigotski, piaget etc. ou o que você diz pra seus alunos quando eles tiram ZERO????
      Acredito que nem professor você é, Certamente é mero Nick!

  5. ACORD@DINHO disse:

    Esse assunto tá rendendo…!!!

  6. Pensamento Pequeno disse:

    Estão reclamando por causa do curso de medicina, imagine um bando de analfas, que mal sabem que NEM é com M e escrevem com N, passando em medicina pelo motivo de concorrência baixa, falta de concorrentes capacitados, ociosidade, etc.
    Esse é o nível que as pessoas de mente pequena querem, tirar ZERO em escolas publicas e passar em medicina na Univasf, por isso o medo da concorrência oriunda de fora.

    1. Dreda disse:

      Concordo plenamente. O curso de medicina deve sempre manter uma concorrência elevada, pelo bem da própria população que será atendida.

      1. Livre Pensador disse:

        Elevada sim, descomunal, não.

  7. Rafael disse:

    Cadê as melhoras na educação pública? Cadê a qualidade de ensino nas escolas municipais pra formar pessoas com bagagem pra passar no ENEM? Cadê os investimentos públicos na educação municipal e estadual? Cadê?

  8. Josélia disse:

    Educação é para todos, quem conseguiu se preparar a tempo entra, quem não, continua estudando até conseguir. Que negócio é esse de querer impedir um estudante de cursar na Universidade que escolhe e até de ganhar uma bolsa de estudos para outros Países? Só porque é de outro estado? essas idéias políticas esta me parecendo mais uma forma de discriminação ao estudante.(bairrismo)

    1. Desconstruidor de Discurso disse:

      Nao se trata de impedir. A maioria das universidades nao aderiram 100% ao ENEM, por que a UNIVASF tem que aderir…

    2. César disse:

      Exatamente !! Você está correto!!!!!!!!
      A UNIVASF é FEDERAL !!! O imposto é Federal e de todo o País. Parem de hipocrisia !! Isso é conversa fiada de político besta. Cadê que os políticos colocam seus filhos es escolas públicas e com isso forçar a melhoria do ensino. Não se pode impedir que alguém de outro estado tenha mais dificuldade em entrar. Quando não tinha UNIVASF as pessoas da região estudavam aonde?? E atualmente alguém daqui é impedido de estudar em outra Universidade Federal em outro estado??

  9. Cidadão disse:

    O pessoal deveria deixar de ser hipócrita e assumir que eles querem na realidade é uma “mamata” para entrar em medicina. Pois esse é o único curso da Univasf em que há mais alunos de fora da região. Mas qualquer coisa que se faça, não vai surtir efeito. Para entrar em medicina, o pessoal: vende casa para pagar universidade particular; vai para a Bolívia (mesmo sabendo que o diploma pode não ser validado); paga para quadrilhas fraudarem o vestibular e se eles são religiosos, são capazes até de vender a alma. Assim, a única solução para esse pessoal entrar em medicina seria fazer algo ilegal como por exemplo, criar cotas para militantes de associações estudantis. O que eu aconselho esse pessoal a fazer é deixar de ter a mente pequena. O governo federal está incentivando as áreas tecnológicas. Um estudante de engenharia por exemplo, pode receber uma bolsa para estudar no exterior com tudo pago. Talvez, saindo do vale do são francisco, esse estudante saiba que existe o Brasil e que fora do brasil existe um monte de países. Assim conhecendo outras realidades, ele possa contribuir para diminuir a sua própria ignorância e também a da coletividade local.

    1. Desconstruidor de Discurso disse:

      Quando nao tinha ENEM, muitos jovens da regiao tiveram a oportunidade de cursar Medicina. Hoje, os pioneiros estao ocupando seus espacos. Entao nao me venha com esse preconceito nojento de que as pessoas do Sertao nao tem capacidade.

    2. Rafael disse:

      Detalhe, não são representantes de fato de associações estudantis, porque não sei quem os elegeu como representação dos estudantes. Eles ainda se declaram como União dos Estudantes do Vale do São Francisco, mas esse sentido é muito abrangente, eles não representam os estudantes da Univasf, da UPE e muito menos das escolas públicas. É simplesmente um grupo que se auto-declarou como Representação Estudantil.

      1. FireWall disse:

        Concordo, Eu mesmo não escolhi ninguem!
        kkkkkk

  10. É só estudar disse:

    É só estudar que passa no ENEM! É o vestibular mais democrático do mundo!

    1. César disse:

      Exatamente !!
      A UNIVASF é FEDERAL !!! O imposto é Federal e de todo o País. Parem de hipocrisia !! Isso é conversa fiada de político besta. Cadê que os políticos colocam seus filhos es escolas públicas e com isso forçar a melhoria do ensino. Não se pode impedir que alguém de outro estado tenha mais dificuldade em entrar. Quando não tinha UNIVASF as pessoas da região estudavam aonde?? E atualmente alguém daqui é impedido de estudar em outra Universidade Federal em outro estado??

      1. Chega! disse:

        Basta de tanto repetir. Vai estudar pro ENEM ou pra sua faculdade.

  11. um alguém disse:

    minha gente! a UNIVASF não é só medicina, tem varios outros cursos bons como Ed. Física, Várias Engenharias (que com a copa de 2014 estão no auge), dentre outros cursos… e mesmo assim eu acho que é grande o índice de estudantes de medicina da região tb é grande, + geralmente os feras que passam em medicina, passam tb em outras universidades melhores (não desmerecendo a UNIVASF) como por ex. a USP que é a melhor universidade do país aí preferem cursar em uma universidade melhor, tendo assim “status” de aluno da USP.

  12. Desconstruidor de Discurso disse:

    Acabamos de comprovar que a maioria esmagadora das pessoas que acessam este blog nao sao da Regiao, por isso os comentarios preconcetuosos.

    1. Livre Pensador disse:

      É triste concordar, mas parece que sim.

  13. Desconstruidor de Discurso disse:

    O que estah acontecendo de verdade eh que muitas pessoas estao fazendo da UNIVASF trampolim para entrar pelas portas do fundo de outras universidades. Varias pessoas estao conseguindo por meios legais, mas imoral, transferencia da UNIVASF para outras universidades, deixando vagas ociosas por aqui, que poderia ser ocupada por um estudante da Regiao (Sertao nordestiino).

    1. Livre Pensador disse:

      Isso é fato.

  14. César disse:

    A UNIVASF é FEDERAL !!! O imposto é Federal e de todo o País. Parem de hipocrisia !! Isso é conversa fiada de político besta. Cadê que os políticos colocam seus filhos EM ESCOLAS PÚBLICAS e com isso forçar a melhoria do ensino. Não se pode impedir que alguém de outro estado tenha mais dificuldade em entrar. Quando não tinha UNIVASF as pessoas da região estudavam aonde?? E atualmente alguém daqui é impedido de estudar em outra Universidade Federal em outro estado??

    1. Cidadão Consciente disse:

      EXATAMENTE!

      “UEVASF” = vulgo aglomerado Bios-Geo = bando de hipócritas.

    2. nina disse:

      Eles não colocam, pq eles sabem as falcatruas q fazem com o dinheiro público!!!!!

  15. Petrolinense em São Luis disse:

    A UNIVASF FOI CRIADA COM A INTENÇÃO DE DAR OPORTUNIDADE AOS ESTUDANTES DO VALE DO SÃO FRANCISCO PRINCIPALMENTE EM MEDICINA E QUALQUER OPINIÃO OSPOSTA A ESTA É PURA FALACIA, POIS PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO!

  16. Dreda disse:

    A forma mais eficiente de fazer com que a maioria dos estudantes do curso de medicina sejam da região é sucateando e fazer cair a qualidade do curso, que nesse momento é razoavelmente alta e vem melhorando ano a ano.

    Todas as boas universidades públicas no interior têm mais alunos de fora, principalmente da capital, do que de sua região. É assim em Viçosa-MG, no Triângulo Mineiro, Botucatu e Ribeirão Preto, em São Paulo, Londrina-PR. Isso acontece em todo lugar, porque o curso de medicina é disputado, para a sorte dos pacientes.

  17. Cidadão Consciente disse:

    “UEVASF” = vulgo aglomerado Bios-Geo = bando de hipócritas.

    Pronto, FALEI.

  18. Roger Cavalcanti disse:

    KKKKKKK, Sabe o que é isso? os cursinhos de Petrolina estão acostumados a formar um bando de robozinhos, maquinas pre programadas pra responder o que vos ensinam com “macetes”, ai quando se deparam com uma prova que você tem que pensar acontece isso, Não devemos formar alunos robôs não, devemos formar alunos preparados para se sobre-sair nestas ocasiões, e com o sistema ENEM realmente a universidade fica para Todos, não apenas para os que tem condições financeiras de pagar um Cursinho.

    1. Aluno disse:

      Assino embaixo!

  19. Eu disse:

    O que acho interessante salientar é a jogada política politica por trás dessa discussão :
    1 – Por que os jovens da região não conseguem entrar? se o problema é a educação local porque os nossos queridos políticos que abraçam com força a causa de retirar o ENEM do processo de ingresso não investem na educação local e melhoram e capacitam os estudantes daqui?
    2- O que será feito depois? COVEST novamente? Antes do ENEM sobraram vagas e foram necessários vestibulares extraordinários para seu preenchimento pois os alunos da região não conseguiram passar e perderam para a própria prova.
    3- Com o ENEM temos uma via de mão dupla e estudantes locais têm acesso a universidades de expressão em todo o país e um leque enorme de possibilidades.

    PORTANTO só retirar o ENEM e manter o nível escolar da região como está só irá nos fazer evidenciar que o ensino da região realmente deixa muito a desejar e que os jovens não estão habilitados para uma prova.

  20. Aluno disse:

    Como estudante vejo toda essa discussão pautada no desespero de estudantes para entrar no bendito curso de medicina. Como já foi falado: estudar e se preparar melhor que é o mais importante ninguém faz. Precisa mesmo estar atrás de blindagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…