Berganês: O “carneiro-boi” de Dormentes

por Carlos Britto // 19 de abril de 2012 às 18:46

Os caprinovinocultores de Dormentes (PE), no sertão do São Francisco, estão obtendo grandes resultados na criação de carneiros da raça Berganês.

Uma experiência no município, realizada através do cruzamento das raças Santa Inês e Bergamácia, possibilitou o melhoramento genético das duas raças.

O Berganês supera outras raças em tamanho de carcaça e peso. E vem sendo destaque nas exposições, ganhando todos os concursos de peso da região. Os criadores aguardam a certificação para uma maior valorização da raça. Um bom exemplo disso é o animal da foto, um grande campeão que chega a atingir 180 quilos.

Berganês: O “carneiro-boi” de Dormentes

  1. o cara disse:

    Particulamente não gosto a melhor raça para nossa região é Dorper………

    1. dor de cutuvelo!!! disse:

      pra vc que prefere Dorper, nao vou questionar se vc gosta de priorizar o que vem de fora e dos grandes milionarios ovinocultores, agora nao exponha sua pobre ideia como se fosse o pensamento da maioria, pois o assunto em questao é uma raça produzida na propria regiao de Dormentes, e que foi essa raça que alavancou o nome e a economia de nossa regiao, nao essas racinhas importadas que sao apenas fantazias para alimentar o ego e a inveja de alguns que nao poderam superar a propaganda e o sucesso do Berganês. Pra voce que nem sei se é criador, os mais organizados criadores de ovinos de Dormentes preferem animais de maior carcaça e que mais produzem carne, e ainda de maior produtividade materna, e etc, os bons criadores de Dormentes nao querem cherem em suas roças… queremos animais que alegram nossos bolços quando levamos ao matadouro, pois o negocio do momento é produçao de carne.

      1. Monteiro disse:

        Parabéns pela resposta.

      2. SHERIFF disse:

        Também gostei da reposta.
        Melhor ainda o seu sonho de pulverizar por todo o Brasil essa raça, bem como a importância dela, que é genuinamente brasileira .
        Com esse porte de animal, em pouco tempo será cobiçado pelo muito inteiro.

    2. carlos sampaio disse:

      quero melhorar meu rebanho quanto custa um bom reprodutor berganes

  2. esse é bom viu... disse:

    Esse animal é muito bom, é um exemplo de gigantismo. Ele é mais bonito ainda pessoalmente, ele fez show em Santa Filomena, foi o grande campeao de peso, esse animal é a vitrine de Dormentes-PE.

  3. Eduardo de Ervercio disse:

    Olá amigos, sou o proprietario desse animal, e fico muito feliz por terem feito essa materia, pois assim fazendo, nos ajudam a divulgar nossos animais que aos poucos tem ganhado espaço na midia e na cabeça das pessoas. Qualquer informaçao que desejarem ter sobre esse gigante que tem como nome “Golias Berganes”, estarei sempre as ordens. Um forte abraço.

    1. wagner disse:

      Ola, gostaria de saber se ja existem reprodutores e metrizes a venda, se existir qual o preço, e se possivel um telefone para melhor contato,agradeço

    2. MAURILIO ANISIO DE ARAÚJO disse:

      Eduardo de Ervercio, gostaria de saber quando é o dia e o mes da exposição de Dormentes/PE, este ano, 2014, estarei presente para conhecer essa nova raça de ovinos, que sem dúvida é, e será um grande sucesso para a produção de carne, em nossa região nordestina. Deixe um reprodutor dos melhores para eu comprar e trazer aqui para o Rio Grande do Norte. Um abraço. Maurílio

      1. EDUARDO DE ERVERCIO disse:

        Olá amigos, a nossa exposição será nos dias 23, 24 e 25 de maio, a 9ª caprishow… serao todos bem vindos

    3. jose augusto disse:

      Boa noite, Eduardo tenho interesse em reprodutor bergamacia. Vc tem telefone que posso entrar em contato, preferência operadora vivo.

    4. Thiago disse:

      Eduardo vc poderia dizer o preço de algumas matrizes e reprodutoes do seu rebanho.

    5. francisco jose saraiva moraes disse:

      mim passa seu numero tenho enteresse de comecar um criatorio da raca berganes mim ajude adquirir umas

    6. Marcel Machado Leite disse:

      Sou da Bahia .Preciso dos contatos …

  4. PARABÉNS DORMENTES. disse:

    PARABÉNS DORMENTES NÃO E ATOA QUE DORMENTES SE DESTACA NA CAPRINOVINOCULTURA EM PERNAMBUCO E EM BREVE SEJA DESTAQUE NACIONAL.

    A CAPRISHOW AJUDA A ALAVANCAR AINDA MAIS NOSSA TERRA.

    VALEU. DORMENTES

  5. vai chora EEEEEEE! disse:

    disse que uma vez o cara foi com Eduardo na Roça, Chegando la
    ele saiu pra da uma olhada em uma ovelha e o cara ficou esperando
    o retorno dele, passou mais de 15 minutos escultou os grito dele
    morreu!morreu!morreu! ai ele fazei UeUeUeUeUe, o cara assustado
    escultando aquilo disse o que foi Eduardo? ele disse nao foi minha
    ovelha linda que eu tinhaaaaaaaaaa.
    É um loucooooooooooooooooooooooo.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    1. Watergate disse:

      Belo texto

  6. babozera disse:

    agora ai!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Batista Cavalcanti disse:

    Problemas com a Seca.

    A morte de peixes não é o problema mais sério na região. A CODEVASF pode depois repovoar os açudes e barreiros com alevinos de tambaquis,tilápias e outros peixes produzidos na sua estação de psicultura. O problema maior é o rebanho de caprinos e ovinos. Se a seca perdurar, a região perderá quase todo seu rebanho , principalmente as matrizes, que produzem animais para corte. O prefeito deveria mudar a temática da Caprishow e criar um fóro de debates que amenizem os efeitos da estiagem no setor e buscar junto ao governo estatual e federal,uma espécie de seguro para aqueles produtores da região, que vivem da
    caprinovinocultura,que, com certeza, precisarão de ajuda para manter seus rebanhos. A ADAGRO tem o controle de criadores e quantitativos de animais de cada um deles. É só os governos( estadual e federal) usar este cadastro como referência, para qualquer tipo de ajuda e ou programa de apoio. A Caprishow tem que se transformar em uma grande discursão sobre o assunto. É o maior evento deste segmento no interior de Pernambuco e a oportunidade é esta! Quanto aos show’s artisticos é preciso ouvir a população. Ela
    é quem poderá responder se é certo ou errado.

  8. Valéria Castro disse:

    nossa…esse animal é mto lindooo!!
    é encantador!

  9. REALIDADE!!!!!!! disse:

    REALMENTE A RAÇA DO CARNEIRO BOI PODE SER UMA NOVA OPÇÃO APENAS NÃO PODERÁ VIRAR MODA

  10. maurilio anisio de araújo disse:

    Desejaria entrar em contato com algum criador do berganes, para adquirir alguns exemplares.

  11. José das Neves Couto disse:

    Gostaria de um telefone que me desse condição de falar com um criador do Carneiro Berganês. Então gostaria de contar com a gentileza de moradores ai de Dormentes-PE, no sentido de que alguém dai me forneça o telefone ou E-mail de algum criador do Berganês ai em Dormentes. Se alguém se dispuser em me ajudar no atendimento à minha solicitação, deixo os meus telefones: 33-3741. 1391, Celular 33.99914.1391 e E-mail zedasneves@uol.com.br. O telefone fixo acima citado, 33.3741.1391, de preferência à noite. Desde já agradeço ao amigo que se dispuser a me ajudar. Muito obrigado pela sua gentileza. Abraço grande – José das Neves
    Jequitinhonha – MG

  12. José das Neves Couto disse:

    Gostaria de perguntar ao criador Eduardo de Ervécio, que se dispõe a prestar informações sobre o Berganês, o seguinte:: tenho visto os criadores dai de Dormentes apresentar seus exemplares do Berganês, como carneiros desnalados (pelados). Então, se o Berganês é oriundo do cruzamento do Santa Inês com o Bergamácia e, o Santa Inês é deslanado e o Bergamácia é lanado, como é que conseguem ai filhotes deslanados (pelados) ?
    Volto a perguntar: para se produzir do Berganês deslanado (pelados), deve-se cruzar o macho Santa Inês com a fêmea Bergamácia ou o macho Bergamácia com a fêmea Santa Inês ?
    Como me interesso pela nova raça, tenho feito algumas mensagens aos criadores Berganeses, mas até então não consegui uma única resposta. Amigo Eduardo, estou contando com sua boa vontade, para obter a resposta da minha mensagem, que poderá ser dada, e eu lhe peço por favor Mui, pelo E-mail : zédasneves@uol.com.br Desde já lhe agradeço. José das Neves – Jequitinhonha MG

  13. Egberto de M. Pedroso disse:

    Acredito que esse aumento de sangue bergamaçia no Santa Inês tenha dado essa melhorada no desenvolvimento dos animais. Sabemos que a bergamaçia faz parte da origem da raça Santa Inês e com isso tenha melhorado geneticamente.
    Gostaria de adquirir exemplares berganês, pois estou começando uma pequena criação de ovinos da raça Santa Inês.
    Moro aqui na Bahia e gostaria de informações de como adquirir e o preço.
    Forte abraço.
    Egberto Pedroso.

  14. Joel Demuner disse:

    Estou com projeto de criar ovelhas na minha propriedade , na cidade de Brejões BA. tenho muito capim 100 ha e alguns barações 300 m² cobertos, antes usado pra gado de leite.. Não tenho experiencia com ovelhas . Conto com apoio e orientação para entrar no ramo. Gostei muito da raça Berganes . Qual um rebanho ideal para principiante , e custo ?

  15. ALBERTO ARAUJO FILHO disse:

    Bom dia
    Moro na cidade de Barreiras Bahia e gostaria de adquiri alguns animais da raça Berganes como faço ?
    Onde encontro o criador mais proximo?

    Obrigado pela atenção

    Alberto Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…