Petrolina é destaque em série de reportagens dos 40 anos da Globo Nordeste

por Carlos Britto // 19 de abril de 2012 às 20:30

Na série de reportagens dos 40 anos da Globo Nordeste, que será comemorado neste domingo (22), o Bom Dia Pernambuco mostrou hoje (19) o desenvolvimento do Vale do São Francisco, tendo Petrolina como destaque com a reportagem intitulada ‘Em 40 anos, aridez do solo deu lugar à fruticultura irrigada’.

Há quatro décadas, a cidade era apenas uma passagem para Juazeiro, e se transformou em um grande polo de fruticultura irrigada.

Atualmente, em 300 mil hectares do Vale do São Francisco, o verde tomou conta do cenário local graças à tecnologia da agricultura irrigada. Desta extensão, aproximadamente 20 mil hectares produtivos estão em Petrolina. Uma conquista que exigiu a união de forças de políticos, empresários e instituições federais, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que até hoje administra os projetos irrigados.

A reportagem destacou, ainda, o ‘boom’ econômico alavancado pela irrigação, que trouxe benefícios para Petrolina em setores como construção civil e educação. Neste último destacam instituições de ensino técnico e as universidades – incluindo a federal (Univasf).

Petrolina é destaque em série de reportagens dos 40 anos da Globo Nordeste

  1. Janderson disse:

    Breve teremos um novo shopping!! licenças já estão sendo liberadas!!!!

  2. Andreia disse:

    Esqueceram de dizer que junto com “o ‘boom’ economico alavancado pela irrigaçao” tambem veio a contaminaçao das águas do São Francisco pela imensa quantidade de agrotoxicos lançados; o “boom” economico que so prioriza o comercio exterior, que deixa as frutas podres e cheias de veneno para nós sertanejos, e que esquece do pequeno agricultor da região; o solo do semi arido, que tem que suportar, forçadamente as plantaçoes de uva e manga, as quais nao sao adequadas para este tipo de solo; Sao tantos absurdos que acontecem em meio a “California sertaneja” que nem cabe esse apelido. Uma cidade que que cresce desordenamente, onde poucos tem muito, e muitos, mas muitos, tem muito pouco, vivem sem saneamento basico, com um transporte publico caotico, sem direito ao que lhes é de direito. Sinto profunda tristeza ao ver que Petrolina é vista lá fora como o “oásis do sertão” e ao mesmo tempo tem, e sempre teve, administraçoes que nao respeitam seus habitantes e, muito menos, o bioma caatinga.

  3. Ronaldo de souza disse:

    E TAMBEM TEM UMAS FRABICAS AQUI EM PETROLINA QUE DESPEJAM TODOS SEUS ESCOTOS COM PRODUTOS QUIMICOS SEM NENHUM TRATAMENTO NO RIO SÃO FRANCISCO E A PREFEITURA SABE BEM QUAIS SÃO………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…