Em carta aberta, professor da UPE convida comunidade acadêmica para debater mudanças na instituição

por Carlos Britto // 25 de abril de 2012 às 18:34

O coordenador do curso de História da Universidade de Pernambuco (UPE)/campus Petrolina, Moisés Almeida, divulgou uma carta aberta informando que o mandato da atual gestora foi prorrogado por seis meses. Moisés também se apresenta como candidato a diretor e convida a comunidade acadêmica para debater as propostas de mudanças para a UPE.

Confiram:

Caros colegas Professores, funcionários e estudantes dos mais diversos segmentos da nossa UPE Campus Petrolina. No ano passado, vários professores se encontraram para conversar sobre o processo eleitoral de escolha da Gestão Acadêmica deste Campus, que estava previsto para ser realizado em maio de 2012. Depois de várias conversas e reuniões, um grupo indicou meu nome como pré-candidato a Diretor. Estamos conversando para viabilizar essa candidatura com vistas à mudança da qual necessitamos.

No final de 2011, soubemos que um novo modelo de gestão foi encaminhando para discussão pela Reitoria e formado um grupo de representantes que está discutindo e elaborando uma proposta. O prazo para encerramento e votação no Conselho Universitário ficou acordado para junho de 2012, porém as discussões poderão ultrapassar esse período. Como tínhamos data para realizar as eleições em Petrolina, o Conselho Universitário aprovou uma indicação para a prorrogação do mandato da atual gestão por um período de seis meses. Acreditamos que a decisão do Conselho se deve ao fato da Comissão elaborar esse novo Modelo de Gestão nesse tempo.

Vamos aguardar esse período, que vai ser salutar para discutirmos amplamente o que queremos da nossa Unidade de Ensino. Quanto à minha candidatura a Diretor, coloco-me à disposição de toda comunidade acadêmica para elaborarmos uma proposta de Gestão pautada nos princípios inalienáveis dessa Universidade: autonomia universitária; gestão democrática; caráter público e gratuito; pluralismo de ideias; respeito às diferenças de gênero, de idade, de origem, de etnias, de credo, ideológicas e partidárias; civilidade e da ética e da responsabilidade social.

Acreditamos que podemos construir uma UPE Campus Petrolina mais democrática, fortalecendo cada vez mais os pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Esperamos construir juntos essa proposta optando pela MUDANÇA – indicativo maior para o avanço da nossa Unidade e não esqueçamos que “mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.” (MARTIN LUTHER KING).

Prof. Ms. Moisés Diniz de Almeida/UPE-Campus Petrolina 

Em carta aberta, professor da UPE convida comunidade acadêmica para debater mudanças na instituição

  1. Mábio Dutra disse:

    O professor Moisés Almeida reune todas as condições necessárias para promover a renovação necessária da UPE, campus Petrolina: juventude, competência, experiência e idoneidade. Trata-se da renovação que cumpre às instituições verdadeiramente democráticas buscar e, mais que isto: conquistar. Somente desta forma a Universidade de Pernambuco se habilitará a ocupar por mérito a relevância na sociedade regional que ela tem por direito.

  2. Andréa Bandeira disse:

    Posicionei-me numa carta aos colegas do Departamento de História e continuo discordando da decisão de adiar o pleito. Delongar as discussões sobre a Universidade que queremos precisa passar pela prática democrática de respeito às decisões tomadas… E a data do pleito merecia ser mantida… Fora uma decisão pública… Não cabia mudanças para se adequar, até porque a nova diretoria poderia se adequar ao novo Estatuto ou promover a transição… Mas fui fala vencida… Quero apenas dizer.

  3. Franciel Coelho Luz de Amorim disse:

    Não podemos jamais ser conformistas diante do quadro que se encontra o nosso campus universitário, a UPE Campus Petrolina possui uma estrutura inaceitável para o século XXI, a mudança se faz mais do que necessária. O professor Moisés Diniz de Almeida dispõe de uma capacidade inquestionável, pois é um dos maiores docentes que temos na nossa região, um verdadeiro modelo de educador. A sua proposta se dará em conjunto com toda a comunidade acadêmica, sendo nela ressaltada os quatro pilares fundamentais: ensino, gestão, pesquisa e extensão.
    Não podemos ser passivos diante de uma situação péssima que só vem se agravando ao longo do tempo, precisamos mostrar que vivemos numa Universidade e não mais na antiga “FFPP”. A mudança é a unica saída para que de fato todos nós discentes tenhamos vez e voz dentro de uma Universidade que possa oferecer principalmente pesquisa e extensão, bandeiras especiais do nosso Professor Moisés.

  4. MUDANÇAS JÁ disse:

    Sou aluno da UPE e sinceramente precisa de muitas mudanças, Sei que existe DIRETOR E REITOR mas são como pernas de cobra, Diz o ditado popular que quando alguém ver a perna de cobra cairá morto, assim é o reitor da UPE! “se bem que ele não está em questão”.
    Precisamos de diretores presentes e participativas, que venha melhorar a imagem da universidade, que nos mostre resultados positivos e que busque capacitações em seu quadro de professores porque ate então temos um bando ( minoria) de chigandores de alunos com seus palavrões que não compete com à classe pronunciar e que muita das vezes não deixa nem o aluno perguntar pois recebe resposta grosseiras e intimadoras!
    Se esse ai veio fazer a diferença e mudança positiva, então seja bem vindo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários