Presidente da União de Municípios da Bahia compara seca a um “câncer”

por Carlos Britto // 28 de abril de 2012 às 08:23

Dados estatísticos dos centros de pesquisas e estudos meteorológicos do governo do estado revelam que a seca vivida na Bahia este ano será uma das mais difíceis das três últimas décadas.

Segundo os dados, a cada 26 anos, uma seca como essa se repete no Nordeste, castigando o povo sertanejo. Até a presente data, 214 prefeituras, o que representa mais de 50% dos municípios baianos, já decretaram situação de emergência, alguns municípios já suspenderam aulas e alguns serviços públicos por falta de água.

Ciente desses e outros dados, o presidente da União de Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, afirma que “a seca é como o câncer, pois seus efeitos são devastadores, mas tardios em aparecerem e serem diagnosticados. Por isso é importante acompanharmos esse processo de perto, desde seus primeiros dias, ou antecede-lo com medidas estruturante para combater os efeitos da estiagem quem matam nosso povo aos poucos”.

O presidente destacou as conquistas dos municípios, junto ao Estado e União, para combater os efeitos das estiagem, mas ressaltou que agora é o momento de consolidar as medidas estruturantes. “O anúncio feito pela presidente Dilma sobre a liberação da medida provisória de R$ 2,7 bilhões é importantíssima, pois com essa verba começaremos a dar continuidade a algumas medidas estruturantes, como a construção de barragens, a ligação das barragens e rios através das adutoras, a perfuração de cisternas etc”, avaliou.

Para instruir os prefeitos sobre e como proceder neste período e se prevenirem para as próximas estiagens, a UPB promoverá no final de maio um grande seminário.

Presidente da União de Municípios da Bahia compara seca a um “câncer”

  1. O NORDESTINO É FORTE disse:

    SEGUNDO EUCLIDES DA CUNHA,” O NORDESTINO ACIMA DE TUDO É UM FORTE” O QUE NOS IMPRESSIONA É QUANDO FALAMOS COM QUALQUER SERTANEJO, ELES NÃO PERDERAM A ESPERANÇA QUE AINDA VAI CHOVER. ELES SEMPRE DIZEM VOCÊS VIRAM OS SINAIS DA LUA NOVA, ESTAVA VIRADA PARA O NORTE, ESTAVA COM UMA LAGOA AO SEU REDOR. O QUE PRECISA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO É DE MUITOS INVESTIMENTOS EM CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS, POÇOS TUBULARES, POÇOS AMAZONAS, CISTERNAS, BARRAGENS ACIMA DE 200 HORAS/MÁQUINAS, BARRAGENS SUBTERRÂNEAS, ADUTORAS. ESSE É MEU PENSAMENTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários