Eduardo Campos decreta situação de emergência em todo o sertão de Pernambuco

por Carlos Britto // 05 de maio de 2012 às 09:21

O governo de Pernambuco decretou, sexta-feira (4), que todos os 56 municípios do Sertão do estado foram afetados pela estiagem e estão em situação de emergência. Entre essas cidades, 38 já constavam na lista reconhecida pelo governo federal, divulgada nesta manhã, que é completada com mais 11 municípios do Agreste, num total de 49.

De acordo com o capitão Leonardo Rodrigues, gerente de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), o ato facilita a tomada de medidas emergenciais para este tipo de situação, que traz prejuízos econômicos e sociais. “O quadro se agravou este ano porque o nível de chuvas ficou 50% abaixo do esperado”, afirma o capitão.

Entre as medidas mais comuns que podem ser articuladas pelas prefeituras afetadas estão a construção de adutoras, a perfuração de poços artesianos, a contratação de carros-pipa e a recuperação de barragens.

Leonardo Rodrigues disse ainda que a seca atinge os municípios como um todo, e explicou: “Quando plantações não se desenvolvem e animais perdem peso, chegando a morrer, a economia de todo o município é afetada. E aí entram as ações emergenciais, como captação de água através de adutoras, ou o uso de caminhões-pipa”, detalha.

Algumas pessoas questionam o porquê de faltar água nesses municípios, se o rio São Francisco é tão grande. Mas a maioria dessas cidades está muito afastada do rio, e como esta é uma região muito seca, a água evapora antes de chegar a elas. Graças às adutoras, podemos captar água do rio e levar a estes municípios”, esclarece o capitão.

Eduardo Campos decreta situação de emergência em todo o sertão de Pernambuco

  1. Salustiano disse:

    E aí, Julio Lossio…vai fazer mesmo festa no sao joao???

  2. amaury disse:

    Esperamos que o prefeito se sensibilize com a situação,e não promova as festas juninas;os petrolinenses vão entender muito bem.Esse seria um ato heróico do nosso prefeito.

  3. allan oliveira disse:

    A famosa “Indústria da Seca”!!!!

  4. menin@ disse:

    o pior é que tem pessoas que votam em “A” ou “B” só porque deu um pouco de agua, ou fez barragens, ou poços etc, é preciso que todos se conscientizem de que a água é um direito de todos e é obrigação dos governantes, seja prefeito, governador, presidente da república…, tornar a água acessível a todos independente de partidos, O PARTIDO MAIOR TEM QUE SER O POVO, e não interesses individuais com a “Indústria da Seca”

  5. Cidadão disse:

    Enquanto Isso a Biblioteca Municipal de Petrolina está abandonada, precisando de reforma, porque um prédio daquele além de uma boa reforma merece uma modernização com novo acervo e climatização, já era para ser climatizada. Como está não é nada atraente somando com o incomodo das muriçocas e o calor, contém uma rachadura esposta na estrutura e falta higienização.
    ONDE ESTÁ A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO?

    1. nina disse:

      E quem disse q a educação é importante nesta cidade? O citado prédio é um exemplo do descaso dos nossos representantes…Estive lá e observei q até o jardim serve para armazenar “mufulo” (o q não presta) e não há nenhum atrativo pra quem lá vai. Vamos fazer uns projetos interessantes ai. Até parece q é um local em desuso…!!!!!

  6. nina disse:

    SIM e qual foi a atitude do governador diante da seca nesses anos todos? Ainda não vi nada concreto e duradouro….

  7. Revoltado disse:

    Vou falar especificamente da seca em Santa Maria da B. Vista saíram majoritário nas ultimas eleições, Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Governador e Presidenta temos também um Ministro e um Secretario de Agricultura que são aqui da região mais essa turma toda só pensa em desenvolver uma cidade Petrolina (nada contra) e os demais municípios a prova disso é a Adutora que o Governo do Estado está implantando em Petrolina e a mais de 10 anos a Adutora Redenção vem se arrastando e olhe que a água é só p/ consumo humano.
    E p/ enganar novamente os Boavistanos agora estão falando no Projeto Terra Nova segundo dizem vão desviar a água da Transposição p/ a Barragem do Entre Monte e irrigar13 mil hectares de Terras, mais uma mentira quem acredita nesse Projeto também deve acredita no Projeto Brejo em Papai Noel, Mula sem Cabeça, Nego d’água e etc.

    1. menin@ disse:

      kkkkkkkkkkk é igual a petrolina ter 2 aeroportos, vc acredita?
      nem a maioria das capitais (acho que só em SP e no RJ) tem isso é convers pra “boi dormir”, ano de eleição é assim mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários