Captação de água beneficia mais de 10 mil pessoas em Petrolina

por Carlos Britto // 09 de maio de 2012 às 13:29

Uma alternativa criada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem trazido alívio para alguns criadores e agricultores que sofrem com a seca em Petrolina. Como alternativa emergencial para lidar com a falta de chuva, foram instalados pontos de captação no Rio São Francisco. A água chega aos canais de irrigação e consegue abastecer açudes e riachos. Mais de dez mil pessoas são beneficiadas.

Na região do Sertão pernambucano, existem lugares que não veem chuva há quase dez meses. O sofrimento do gado se repete todo dia, e açudes e barragens estão rachados. A alternativa encontrada pela Codevasf utiliza mangueiras, que retiram água do Rio São Francisco por meio da gravidade. São sete pontos de captação, distribuídos em 50 km do canal. Riachos e açudes são abastecidos e já estão com outra cara.

Como nós estamos com disponibilidade de água ainda muito boa, que não está sendo utilizada, nós estamos liberando essa água com baixo custo nesses riachos, nesses reservatórios, para abastecer essas comunidades, que são mais de 20”, falou Luiz Manoel Santana, superintendente da Codevasf. A vazão da água levada até a população supera mais de 60 mil metros cúbicos.

Agricultores e criadores começam a ser beneficiados. É o caso de João Bosco dos Santos, que já perdeu a plantação de feijão, milho e também parte da criação de caprinos. “Vai ser bom para a gente e para os animais. Porque, sem os animais e sem água, não dá certo não“, comentou.

Captação de água beneficia mais de 10 mil pessoas em Petrolina

  1. ANTONIO CARLOS BENEVIDES disse:

    FINALMENTE ……

    Que bom que resolveram tomar essa atitude. Lembro-me que em ocasiões passadas tais medidas foram adotadas. E acreditem não há paisagem mais lindas do que ver as águas correndo pelo leito desses riachos. Tive a oportunidade de percorrer o trecho através do convite do amigo Paulo Cesar – Funcionário da EMBRAPA (na época cedida ao município), o amigo Ferreira e o Grande José Alves iniciando ali próximo ao km 45 (Pedro Baiano), passando pela barragem de Uruás, lajedo…. Até o Gavião. Espero que a CODEVASF mantenha essa atitude.
    Atitude essa que já deveria ter sido tomada há mais tempo.

    1. eu so eu disse:

      E NÃO EM ANO DE ELEIÇÃO!

    2. Vitorio Rodrigues disse:

      Fiz esse trajeto com o amogo Carlos Augusto, na época, Vice-Prefeito e filmei toda aquela agua descendo pelo riacho Pontal enchendo as barragens. Tenho as imagens.

  2. Cristalino disse:

    isto está ocorrendo em qual projeto. os usuários estão bancando esta água no lugar do governo?

  3. Dreda disse:

    Será que agora pode ter São João? Isso sim é medida para minimizar efeitos da seca, ao contrário do cancelamento do São João, como querem alguns. Só para deixar claro, a seca hoje em dia não mata mais ninguém (humanos). Os prejuízos são materiais, com perda de lavoura e criações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários