Estudante do Codefas em Juazeiro se manifesta contra a greve dos professores da rede estadual

por Carlos Britto // 10 de maio de 2012 às 15:01

A adolescente Júlia Valentina Aranha Carvalho, de 14 anos, aluna do Colégio Estadual Democrático Florentina Alves dos Santos (Codefas), situado no bairro Piranga, em Juazeiro, encaminhou um artigo ao Blog, no qual demonstra preocupações com a greve dos professores da rede estadual de ensino na Bahia, que completa um mês nesta sexta-feira (11).

Com um texto coeso e surpreendente, para uma garota tão jovem, Júlia cobra um entendimento entre o Governo do Estado da Bahia e a APLB-Sindicato dos Professores, no sentido de que cheguem a um entendimento, para não prejudicar ainda mais o alunado. Leia o artigo: 

Política Incompreensiva

“Política incompreensiva, professores exigentes, milhares de estudantes sem aulas. E assim continua uma PERDA DE TEMPO, sem acordo e negociação.

Políticos e trabalhadores, em meio a tanto dinheiro e direito! E nós estudantes, os MAIORES prejudicados. Sem professores, sem aulas, uma unidade praticamente perdida. Não é só uma simples unidade perdida, a qual podemos recuperar, principalmente pra nós estudantes de ensino médio, que estamos nos preparando para a faculdade. E em seguida uma breve profissão.

O que me diz o Governo do Estado? Por que dificulta tanto um acordo? Em que parte vocês se prejudicam? Não imponham dificuldades onde só há deveres. Não estamos falando de um assunto qualquer, de um direito qualquer. Estamos falando de EDUCAÇÃO, e quando falamos de educação abrangemos TUDO.

Todos os pontos devem ser diretamente ligados a educação, pois é dela que surgem grandes profissões, e de grandes profissões formamos um país. Estamos perdendo tempo, e o pior que podemos fazer é perder tempo! A tanto a ser feito, e todos parados em um longo ‘diálogo’ sem decisão definitiva.

A educação é o futuro de um país. Todos os investimentos DEVEM ser feitos. Indignados continuamos, até que se decidam as suas ganâncias, perdendo o nosso único direito em meio a tudo isso, que é o de estudarmos, nos prepararmos e nos qualificarmos. Por mais que tenha sido considerada ilegal, a greve continua firme. E cortar o salário de diversos professores qualificados dessa maneira não é ilegal? O que vale aqui afinal? É a lei?

Passam por cima das leis, atropelam os deveres. Só querem o que querem. Que tipo de diálogo é esse? Infelizmente nós alunos dependemos disso. E professores, a qualidade maior vem de vocês, deviam ter mais amor pela sua profissão do que pelo que ganham por ela. Em questão disso, todos sabemos que ganham o suficiente. Se fizer valer à pena, serão recompensados. Estou apenas do meu lado, do meu lado enquanto aluno. Dos meus direitos, do quanto eu estou sendo prejudicada em meio a tudo isso. ‘A vocação do burocrata é fazer da solução um problema’ (Wood Allen).”

Júlia Valentina Aranha Carvalho, 14 anos, estudante do Colégio Codefas, em Juazeiro – Bahia.

Estudante do Codefas em Juazeiro se manifesta contra a greve dos professores da rede estadual

  1. Josélia disse:

    Parabéns Júlia, você com apenas 14 aninhos já apresenta seu pensamento de maneira inteligente, e enxerga de modo consciente, determinadas atitudes de pessoas, que tem o direito e a obrigação do poder de decisão e não o fazem. Tem um dizer que diz: “O futuro do País está na mão das crianças, através da educação”, e é verdade. É necessário que os responsáveis, assumam suas responsabilidades, e compromissos, para que o aprendizado seja ensinado, e o ensino, esteja sempre de portas abertas para o Futuro.

  2. Josélia disse:

    Parabéns Júlia, você com apenas 14 aninhos já apresenta seu pensamento de maneira inteligente, e enxerga de modo consciente, determinadas atitudes de pessoas, que tem o direito e a obrigação do poder de decisão e não o fazem. Tem um dizer que diz: “O futuro do País está nas mãos das crianças, através da educação”, e é verdade. É necessário que os responsáveis, assumam suas responsabilidades, e compromissos, para que o aprendizado seja ensinado, e o ensino, esteja sempre de portas abertas para o Futuro.

  3. JR disse:

    Mas diga logo quem foi que ditou isso para você escrever Júlia!!!

  4. MARIA disse:

    Júlia tu és uma garota importante no meio estudantil,pois já estás a lutar por teus direitos.Agora deixe-me te falar uma coisa querida aluna:quem menos se preocupa com tua educação escolar é o governo.Os professores também lutam por um salário digno,repeito e a melhoria na educação para todos.Te digo ainda mais minha querida estudante; SE A SOCIEDADE SE ORGANIZASSE E ENTRASSE NESTA REIVINDICAÇÃO JUNTO COM OS PROFESSORES NÓS JÁ TERÍAMOS CONSEGUIDO UM ACORDO,POIS “POLITICO É ASSIM: QUANDO VÊ O ELEITOR ORGANIZADO,ELE TREME NAS BASES E FAZ O QUE É JUSTO(SOBRE PRESSÃO)”Sou professora e saiba você que ficamos sim preocupados com a falta de senso do governo em não atender uma categoria que trabalha com a formação de cidadãos.Parabéns por seu texto.Você mostra que vai longe!

    prof. Ioneide

  5. Revoltado disse:

    Josélia você acha que esse texto é dessa moça de 14 anos?Não vou fazer mais nehnum comentário.

  6. JULIETA disse:

    JULIA,NEM SÓ DE AMOR VIVE O SER HUMANO.NÓS PROFESSORES PRECISAMOS COMER E PAGAR AS CONTAS E PARA ISSO É NECESSÁRIO UM SALÁRIO DECENTE.O PROFESSOR TRABALHA NO MÍNIMO COM 200 ALUNOS POR TURNO.E POR DIA COM 600 ALUOS NO MINIMO.QUAL É O PROFISSIONAL QUE TEM MAIS DESGASTE QUE O PROFESSOR? E NEM POR ISSO ELE É RECONHECIDO, PRINCIPALMENTE POR ALUNOS EGOISTAS QUE SO PENSAM EM SI.

  7. Andreia disse:

    Como já dizia Paulo Freire: “Nenhum governo que quer continuar sendo antidemocrático coloca em funcionamento uma educação de qualidade para sua populaçao, porque isto equivaleria a um suicidio politico.”
    Greve de motoristas de ônibus funciona, greve dos Correios demora, mas dá resultados, paralisação de médicos funciona. Mas greve de professores nunca dará resultados, pois para o governo e para a própria sociedade, a educação não é prioridade. Por que um médico é mais valorizado do que um professor no Brasil? Porque ele salva vidas? A educação de qualidade também salva vidas. Uma boa educação resulta em menos acidentes no trânsito, em respeito ao proximo, previne doenças. Salva vidas. Mas infelizmente vivemos num pais antidemocratico, que jamais cometerá um suícidio político. O senado tem coisas mais importantes para fazer, como decidir se continuarão recebendo 14° e 15° salários. E Júlia, estude em casa, na biblioteca, eu sei que é dificil, tambem me preparei pro vestibular em casa, e passei, estou me formando esse ano. Mas só com estudo, quem sabe, mudaremos o rumo do nosso país.

  8. sem comentarios disse:

    Você falou em seu texto em ganancia, acho que se você soubesse qual é o salário do professor não falaria. Nós nos preparamos para essa profissão por 8 anos ( 4 no ens. médio e 4 na faculdade). O que nós queremos é justiça. Pesquise o salários de outros profissionais de nível superior e o nosso que você verá a discrepância. Nós amamos a nossa profissão, mas precisamos pagar nossas contas e sustentar nossa família. O que queremos é que o governador cumpra o acordo que ele mesmo ASSINOU se comprometendo com o aumento de 22,22% para todos professores não apenas para alguns, como ele fez e colocou na mídia afim de enganar a população e culpar o professor pela continuidade da greve.

  9. José disse:

    Eu estou precisando de um pedreiro para terminar a construção da minha casa. Alguém que souber onde tem um profissional da construção civil que trabalhe só por amor entre em contato comigo.Obrigado.

  10. Dreda disse:

    Além de parabenizar a Júlia pelo texto, gostaria de parabenizar os professores de português deste colégio, pelo brilhante texto que a aluna escreveu. Independente da opinião dela está certa ou errada, o texto está muito bem redigido.

  11. Iury nunes disse:

    Professores QUer dim dim demais!

    1. Leonai disse:

      Pra vc escrever esse comentario torpe, algum professor teve que te ensinar, ja fui professor, e desisti disso porque é um trabalho extremamente desvalorizado, não só pelo governo, mas, por todos.

  12. Gessica disse:

    oi sou aluna do codefas e gostei do que você falou defedeu todos os alunos com garra e muita coragem para uma menina de 14 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários