Governo da Bahia reconhece “situação de emergência” em Juazeiro por causa da seca

por Carlos Britto // 11 de maio de 2012 às 08:41

Foi homologado pelo Governador Jaques Wagner (PT) e publicado no Diário Oficial de quarta-feira (09), o decreto que reitera a “situação de emergência”, apresentado pela Prefeitura de Juazeiro, em abril, devido a forte estiagem que acomete o município, e todo o Nordeste, afetando diretamente as atividades econômicas da região e sua população, principalmente a área rural.

Entre as medidas adotadas pelos Governos Federal, Estadual e municipal para ajudar as famílias atingidas estão: a “Operação Pipa”, que irá atender 20 mil pessoas e quase 5 mil famílias em Juazeiro; a implantação pelo governo do Estado, em todo Território do Sertão do São Francisco, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Emergencial. Neste caso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá comprar dos produtores de caprinos e ovinos, a carne abatida nos matadouros municipais, e doa-las às entidades assistenciais.

A Conab também informou que irá disponibilizar ração (milho), a preço de custo para os produtores da região, na tentativa de minimizar as perdas com a criação. Sem contar com o programa do Governo Federal, Bolsa Estiagem, que irá beneficiar produtores que não foram contemplados com o programa Garantia Safra, nesse caso os produtores receberão R$400, divididos em 5 parcelas de R$ 80.

O município, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem realizando a troca de bombas submersas em poços artesianos; construído adutoras para o abastecimento de água, a exemplo do distrito de Jatobá; recuperou mais de 200 cataventos; além de disponibilizar oito carros pipas para a distribuição de água para a população do interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários