Contagem regressiva para 5ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca

por Carlos Britto // 14 de junho de 2012 às 21:00

A partir de amanhã (15) o distrito de Massaroca, na zona rural de Juazeiro, será palco da 5ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos, evento que se estende até domingo (17) e tem como proposta inserir os produtores da região num contexto comercial mais amplo, proporcionando aumento da renda familiar e da qualidade de vida dos trabalhadores.

A feira realizada pela Prefeitura de Juazeiro, em parceria entre a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias do distrito de Massaroca (CAAM).

De acordo com secretário interino de agricultura, Josival Barbosa, a feira já é um sucesso e irá beneficiar caprinovinocultores e comerciantes ligados à cadeia dos municípios de Juazeiro, Uauá, Sobradinho, Curaçá, Jaguarari, Canudos, Senhor do Bonfim e Campo Formoso (na Bahia), além de Petrolina (em Pernambuco). “Uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros agrônomos, veterinários, estudantes de zootecnia e medicina veterinária, professores, técnico agrícola e biólogos irão dar esse suporte”, informou.

Durante o evento serão apresentadas alternativas viáveis, através de práticas tecnológicas, de como aproveitar, transformar e enriquecer alimentos de baixo valor protéico, capaz de satisfazer as necessidades alimentares dos rebanhos. “É uma medida que irá amenizar as dificuldades enfrentadas pelos criadores nesse período de estiagem, minimizando os efeitos da seca”, destacou José Wilson Chaves (‘Chaveco’), organizador da feira.

Mesa Redonda

Vale destacar que entre a programação também consta a realização da Mesa Redonda que abordará temas atuais como: introdução da carne caprina e ovina na merenda escolar; comercialização da carne via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); aquisição de milho para ração a preço acessível; e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

De acordo Chaveco, a feira conseguiu transformar o distrito de Massaroca em um centro de referência de produção e comercialização da caprinovinocultura e dos produtos tradicionais da agricultura familiar. “Além da Bahia, hoje o distrito comercializa caprinos e ovinos para os estados de Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo; sendo que o processo de comercialização continua sendo o maior gargalo dessa atividade”, frisou. O evento tem a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, EBDA, Sebrae, IRPAA, Uneb, Univasf, Codevasf, Adab, STRJ, Accossf, Erum e comércio local. (fonte: Ascom PMJ)

Contagem regressiva para 5ª Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Massaroca

  1. Tabosa disse:

    ADAB não faz parceria com ninguem os produtores não podem nem ouvi este nome, aliás quais são os critérios para ser fiscal da ADAB pois vejo pessoas totalmente desqualificada para estarem atuando com fiscal na barreira da ponte,sem ter nem um curso técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários