Leia a decisão do Juiz Federal sobre o São João de Petrolina

por Carlos Britto // 15 de junho de 2012 às 19:23

D E C I S Ã O

Propõe o Ministério Público Federal Ação Civil Pública contra o Município de Petrolina, objetivando a suspensão, inclusive em sede antecipatória, das festividades do São João/2012, em terreno do Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina/PE.

Alega o autor que a realização dos festejos juninos nas proximidades da pista de pouso e de decolagem do aludido aeroporto oferece perigo à navegação aérea, bem como à segurança pública.

Acosta aos autos cópia do Inquérito Civil n. 1.26.001.000178/2012-21, bem como fundamenta seus pleitos na legislação pertinente, com destaque para a Lei Municipal n. 635/1996, que institui a Zona de Proteção do Aeródromo, na qual se inclui o local do evento em questão.

Ademais, afirma não haver notícia de que o São João/2012, no local em que se pretende, respeita o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea e ao Plano Básico de Gerenciamento de Risco Aviário.

É o necessário a relatar. Passo à análise do pedido antecipatório.

As medidas cautelares e as medidas de antecipação de tutela de mérito correspondem ao que se denominam tutelas de urgência, representando, como ensina Humberto THEODORO JÚNIOR, “providências tomadas antes do desfecho natural e definitivo do processo, para afastar situações graves de risco do dano à efetividade do processo, prejuízos que decorrem da sua inevitável demora e que ameaçam consumar-se antes da prestação jurisdicional definitiva” (Curso de Direito Processual Civil. vol. II. São Paulo: Editora Forense, 2010, p. 654).

Contudo, ao passo que as medidas cautelares são puramente processuais, destinadas à preservação da utilidade e eficácia do provimento jurisdicional final, a tutela antecipatória se identifica com a própria tutela final pretendida pela parte.

A reforma levada a efeito no Código de Processo Civil, em especial, a nova redação do art. 273, prevê a possibilidade da antecipação dos efeitos da tutela, sujeitando-a, entretanto, a requisitos mais rigorosos que aqueles necessários à concessão de medidas cautelares, ao dispor que “o juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação e: I – haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; ou II – fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu”.

Como se percebe, para o deferimento da tutela antecipatória é necessário que o magistrado, “existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação”, ou, em outras palavras, que os fundamentos da pretensão sejam relevantes e apoiados em prova idônea.

Pois bem.

No caso dos autos, em cognição sumária, própria das tutelas de urgência, verifico a necessidade de complementar o exame da matéria com manifestação do COMAR (Comando da Aeronáutica), antes de decidir acerca do pedido antecipatório.

De fato, consoante art. 95 da Portaria n. 256/GC5/2011, compete aos Comandos Aéreos Regionais a decisão final, no plano administrativo, sobre a utilização de espaços com possível risco à navegação aérea.

Nada obstante o teor do ofício de fl. __, em que o Município de Petrolina informou ao MPF ter diligenciado perante a INFRAERO o estabelecimento de todas as medidas necessárias à preservação da segurança pública, é inegável a necessidade de que o órgão competente seja instado formalmente e delibere sobre a viabilidade de realização do evento e, em caso positivo, determine de modo objetivo todas as condições técnicas a serem observadas.

Contudo, vez que não há prazo hábil entre a manifestação do COMAR e o início das festividades juninas, marcadas para o início na data de hoje, afigura-se a urgência de adoção de medidas cautelares como forma de assegurar a utilidade e eficácia do provimento jurisdicional, sobretudo no intuito de preservar a segurança e regularidade das operações aéreas e, ainda, minimizar potenciais riscos à segurança das pessoas usuárias do pátio de eventos aludido.

Neste sentido, existem elementos nos autos suficientes à manutenção provisória do evento na linha de condições ajustadas perante a INFRAERO que, sem embargo de não ser a autoridade administrativa incumbida da matéria, também é pessoa jurídica de direito público que integra o sistema de navegação aérea, ou seja, possui conhecimento técnico suficiente ao exame do caso.

Logo, nos precisos termos da “ata de reunião sobre a implantação de pátio de eventos nas proximidades do Aeroporto de Petrolina”, encartada à fl. __, as seguintes condições devem ser observadas pelo réu:

1. O gabarito de altura de todas as estruturas montadas para o evento junino/2012 não deve interferir na rampa de aproximação da aeronave;

2. A projeção de luz (canhões de luz, laser e congêneres) não deve ser direcionada para o céu, mas sim para o chão ou palco, e em nenhuma hipótese deve ser direcionada para a pista de pouso/decolagem;

3. Não devem ser utilizados fogos de artifício, bem como balões, shows pirotécnicos e congêneres.

4. O recolhimento de lixo deve ser ininterrupto de maneira que não haja formação de qualquer acúmulo.

5. O lixo recolhido deve ser removido imediatamente para aterro sanitário.

6. A circulação de helicóptero deverá ser precedida de apresentação de plano de voo diário junto à AIS do Aeroporto Sen. Nilo Coelho.

7. Como medida adicional de segurança, deve ser atendida a orientação do COMAR, emitida ao MPF, nos seguintes termos: “sua construção será restrita nas Superfícies de Aproximação, Decolagem e Transição de aeródromos e helipontos, mesmo que não ultrapassem as superfícies de proteção fixadas”.

Insta salientar que, nada obstante a possibilidade de adoção de medida mais gravosa, a manutenção do evento depende sobremaneira do atendimento das condições acima-expostas.

Assim, reservo-me à apreciação do pedido antecipatório após manifestação do COMAR, pelo que determino, neste ato:

1. Expedição de ofício ao COMAR, para que, em 24 horas, informe se autoriza a realização/manutenção das comemorações juninas em terreno do Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina/PE, e, em caso afirmativo, estabeleça as condições técnicas necessárias, atentando-se para as medidas já impostas acima.

2. Intimação pessoal do Município de Petrolina, na pessoa de seu Prefeito e de sua Procuradora-Geral para se manifestarem sobre o pedido de antecipação no prazo de 24 (vinte e quatro horas), bem como para cumprirem incontinenti esta decisão, mormente quanto às condições impostas para o funcionamento do pátio de eventos até ulterior deliberação do juízo.

Estabeleço multa cominatória diária no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o desatendimento de cada uma das limitações ora impostas.

Fixo, igualmente, multa diária de R$5.000,00 (cinco mil reais), em caso de manifestação do COMAR fora do no prazo estabelecido.

Requisite-se força policial em caráter preventivo, caso seja necessário pelos Oficiais de Justiça, que deverão fiscalizar o cumprimento de todas as medidas impostas, até ulterior deliberação do Juízo, com apresentação de relatório ao final.

Cite-se. Intimem-se. Cumpra-se com urgência.

Petrolina/PE, 15 de junho de 2012.

Paulo Roberto Parca de Pinho

Juiz Federal Substituto/8ª Vara

Leia a decisão do Juiz Federal sobre o São João de Petrolina

  1. Nilo Saldanha disse:

    As cabeceiras das pistas de aeroportos devem ser livres de qualquer obstaculos, bem como devem levar em consideração o fato de não se construir espaços publicos (praças, etc…) ou privados que permitam a aglomeração de pessoas que, em caso de acidentes, tenha-se um minimo de vitimas em solo. Construir um parque de eventos dessa magnitude num local desse é uma insanidade mental. Não consigo compreender que engenheiros, técnicos, autoridades e outros profissionais tenham autorizado um negócio desses. No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a cabeceira principal, é cortada há 150 metros pela rodovia Hélio Smidth que liga a Dutra e a Ayrton Senna ao terminal de passageiros. Houve um tempo, em que as pessoas paravam seus carros e ficavam observando os aviões pousarem e decolarem, tirando fotos e também observando como hobby. Há 06 anos a infraero proibiu. Foi taxativa: Em cabeceiras de aeroportos não pode haver aglomerações de pessoas. É um risco muito grande. Os dois momentos mais criticos de um voo são: A decolagem e a aterrissagem. Justamente, nas cabeceiras.

    1. LUCAS disse:

      Quero ver se voce vai pra festa???

      1. DEOMIRO SANTOS disse:

        Tem gente que tem sangue ruim mesmo, não pode vê ninguém feliz que quer destruir a felicidade dos outros. É covardia, o povo de Petrolina não merece isso. Esses dias, o povo estava muito feliz e agora querem acabar com a felicidade. ASSIM SÓ VAI DAR JULIO LÓSSIO, VAI HAVER UMA COMOÇÃO DE APOIO A NOSSO PREFEITO.

        1. amigo disse:

          Que ridículo você. Não sabe que este homem não tem preparo nenhum para assumir a prefeitura? Até uma simples festa junina ele provoca várias confusões, em uma cidade onde sempre faz o seu São João na paz, na alegria de se festejar. Você só pensa na festa agora, nãoenxerga que a festa pode provocar uma grave acidente de avião? Com certeza nunca andou de avião, por isso fala assim, protegendo um prefeitinho, que não sabe nem fazer festas com segurança para todos.

        2. leitora pontual disse:

          QUEM FICA FELIZ COM BURRICE E IRRESPONSABILIDADE É GENTE IGUALMENTE BURRA E IRRESPONSÁVEL.

    2. Edmar disse:

      A infraero deveria proibir também a construcao da Universidade do Vale e dos Hospitais de Traumas e Dom Malan , Neurocardio, que até construiu nove andares, Memorial e mais o centro de convencoes. Sao centros de concentracao de pessoas. OU nao é?

      1. Marco disse:

        Que comentário sem noção! uma coisa não tem haver com a outra: universidade, hospital, dom malan…o que você quis dizer com isso? seja mais objetivo, organize suas idéias… no seu raciocínio não deveria então existir a cidade é isso? O que o juiz falou e o que Nilo Saldanha comentou são fundamentos jurídico e técnicos respectivamente, ou seja, tem fundamento. Por favor Edmar comente com embasamento não pela emoção.

        1. Sanfranciscano disse:

          essa turma do contra é só desespero, como pode quererem barrar uma festa prejudicando milhares de petrolinenses, turistas e pondo em risco os empregos de vários pais e mães de família? se acham que com essa ação vão ganhar voto, tão enganado, vão é perder votos, a população vai responder a essa turma que não medem as consequência para terem poder.

      2. leitora pontual disse:

        vOCÊ devia ter lido direito antes de fazer comentários tão idiotas: A PROIBIÇÃO é para “cabeceira dos aeroportos” , ou seja muito proximo a linha de pouso e decolagem… é cada uma que sai aquii.afff

  2. Filipe Durando disse:

    Todas as considerações feitas pelo Juiz, ao meu ver, são pertinentes. O que eu nao consigo entender é se a Prefeitura de Petrolina fez toda a estrutura sem as autorizações e estudos necessários, ou, se já houve outra manifestação do MP e foi ocultada.

    Vamos ver no que vai dar…

    1. DEOMIRO SANTOS disse:

      A FESTA ESTÁ BOMBANDO! NESSE MOMENTO ESTÁ TOCANDO AVIÕES DO FORRÓ. NÃO SE PREOCUPE VAI DAR TUDO CERTO E DR. JULIO VAI GANHAR AS ELEIÇÕES.

      1. amigo disse:

        Deomiro, não se ganha eleições com festas que ameaçam a segurança de quem está voando e de quem está em terra firme. Ganha eleições com trabalho, limpeza, educação, saúde, SEGURANÇA. E tudo isto, e mais outras coisas Julio Lóssio não tem e nunca vai conseguir, pois o mesmo nunca teve preparo político. Até uma festa junina provoca polêmicas, imagine a sua atuação na prefeitura como está?

      2. Maria disse:

        Eita mau gosto!

      3. leitora pontual disse:

        Se Petrolina tivesse a maioria de sua população de gente sem informação crítica e cultural como vc, talvez ele conseguisse se reeleger oferecendo festinhas para um bando de gente egoísta e que se contenta com tão pouco…. a festa vai durar 15 lindos dias, o governo dele infelizmente até aqui 3 sofridos anos. Cuidado ao trafegar para festa, pois acidentes acontecem e infelizmente o HOSPITAL DE TRAUMAS não anda tão bem equipado para receber muita gente.. e vivaa o PÃO E CIRCO que o prefeito nos oferece e pessoas como vc recebem tãããão felizes. Aii meu Deus..

  3. Afrânio disse:

    Quem vai pousar lá hoje é AVIÕES DO FORRÓ e serão 50.000 pessoas aguardando este pouso. O resto, amanhã, cumpra-se!

    1. Marco disse:

      Quanta ignorância. Antes os povo era comprado pelo um par de sapato, por uma dentadura, um saco de farinha ou por qualquer trocado. Hoje são trocado por um show…quer dizer que ele vai ganhar as eleições por conta de um evento que ocorre uma unica vez ao ano? como você é barato hem!

  4. IRRESPONSÁVEL!!!!!!!!!!!!! disse:

    Prefeito sua decisão é antes de tudo irresponsável… esta sua decisão administrativa põem em risco toda comunidade que aglomerar no local destinadas as festividade juninas. Pior será
    que a Infraero pela esta sua decisão desastrosa terá que mudar a rota das aeronaves????. A decisão administrativa de quem trata a coisa pública deve antes de tudo ver o princípio da legalidade, da eficiência, da economicidade e principal da prudência. A sua assessoria é antes de tudo incompetente, será que não se atentou nem pela Lei Municipal de nº 635/1996 que institui a Zona de Proteção do Aeródromo, na qual se inclui o local do evento em questão. Parabéns ao doutor Paulo Roberto Parca de Pinho/ Juiz Federal. A sua decisão é antes de tudo corajosa e vem justamente na defesa da sociedade, na defesa da vida.
    Resta apenas,a decisão rescisória o brigando o Prefeito Julio Lossio reembolsar aos cofres públicos do Município por essa decisão irresponsável do dinheiro público. Embora seja realizada em caráter de antecipação de tutela.

    1. juca disse:

      Eu quero TCHU!!! kkkkkkkkkkkk

    2. DEOMIRO SANTOS disse:

      VEJA QUE A DECISÃO DO JUIZ NÃO SUSPENDE O SÃO JOÃO. PORTANTO, NÃO EXISTE NADA DE IRRESPONSÁVEL, O QUE EXISTE É MUITA INVEJA E OLHO GRANDE.

      1. Marco disse:

        1º lugar. Aprenda a escrever;
        2º lugar. Aprenda a compreender, interpretar;
        3º lugar. Não existe olho gordo. O que o Juiz relata são embasamentos técnicos, fundamentos criados por comissões altamente qualificada para tal assunto
        4º lugar. É só uma pergunta, quando existe acidentes aéreos, como o que ocorreu com o avião da TAM há dez anos, em que o avião derrapou na pista atingindo um prédio havendo assim uma explosão matando todos os passageiros da aeronave e mais as pessoas que trabalhavam no prédio quem foi o culpado?
        5º lugar. Só culpamo alguém quando a tragedia está feita
        6º lugar. Vá ler, entenda um assunto antes de qualquer comentario

      2. amigo disse:

        Este prefeito merece é aprender ter responsabilidade com a vida de uma população.

  5. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    SERÁ QUE VAI CHOCAR.

  6. LEA disse:

    Parabéns ao Juiz, a decisão é acertada. Irresponsável é a prefeituta que não se tocou que naquela área há uma necessidade de preservação da segurança de voo. De nada adianta as companhias aéreas cumprirem com o procedimento de segurança, a Infraero fazer sua parte se o Pão e Circo armado pela gestão municpal sedenta por votos e por calar a boca da população coloca um evento gigantesco próximo a uma cabeceira de pista.
    Prefeito responsável é assim: só faz a festa e o resto que se exploda!

    1. Farley disse:

      Gostei da expressão “Pão e Circo”, é justamente o momento que a população de Petrolina está vivendo, assim como no Império Romano. Mas a população que é inteligente não vai se ludibriar e vota nesse prefeito que passou 3 anos sem fazer nada e agora faz uma festa enorme pra ver se consegue votos.

    2. DEOMIRO SANTOS disse:

      O POVO ESTÁ SE DELICIANDO NESSE MOMENTO COM AVIÕES DO FORRÓ E VOCÊ DEVE ESTÁ MORRENDO DE INVEJA.
      PARABÉNS MINISTRO FERNANDO E DEP. FERNANDINHO POR TER VOTADO EM JULIO LÓSSIO. AGORA, EU SEI QUE EU ERA QUE ESTAVA ERRADO QUANDO VOTEI EM GONZAGA PATRIOTA.
      AGORA, EU VOU ACERTAR.

  7. Hikelmez do aviões disse:

    So sei de uma coisa, eu num sei eh de nada, tocando minha banda hj o resto eh resto… simbora aviões…

    1. Kira disse:

      Exatamente como eu pensava, vcs só se preocupam com o próprio umbigo. Os FÃS?
      Danem-se!!!

    2. juca disse:

      IRRUUUUUUUUUUUU

    3. Marco disse:

      Você deve ser um idiota analfabeto que vai casar com uma pagodeira, vai ter um monte de filho e vai ter que trabalhar muito para ganhar um salário minimo para sua sobrevivência. Quer comentar? use palavras inteligentes, que convence.ah! aprenda a escrever também “o resto eh resto” em nossa gramatica existe os acentos você pode usar “é” em vez de “eh” não seja tolo.

      1. Gradius disse:

        Perdão, companheiro, mas em nossa doce língua pátria há, também, acentuação específica para a palavra ‘gramática’…

  8. ACORD@DINHO disse:

    “…em terreno do Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina/PE.”
    Qeria tirar algumas dúvidas: O terreno onde a estrutura do evento foi construido é de propriedade de quem? Ainda que sendo de particular está dentro da ZPA? Entendo que sendo de propriedade do Aeroporto, este sequer permitiria a Prefeitura iniciar as obras…? Qual foi a posição da AMMA orgão bastante atuante em se tratando de toda e qq construção na cidade, bem como, nas realizações de eventos? Os orgãos competentes que tem tudo a ver com o assunto em questão, como se pronunciaram desde o inicio dessa construção? A Prefeitura teve parecer prévio dos mesmos? Esses orgãos competentes notificaram a Prefeitura tão logo as obras foram iniciadas? Estive pessoalmente conhecendo o pátio de eventos hj a tarde, e confesso, fiquei assustado ao chegar aqui agora a pouco, e encontrar matéria dessa natureza.

    1. Mary disse:

      Eu também!!! Parabéns prefeitooooo!

  9. Petrolinense disse:

    O local da festa foi divulgado desde o mês passado… porquê o Ministerio Publico só se manifestou agora? Por quê não interviu antes, impedindo as obras? Isso é que nao entendo!

    1. Mary disse:

      Entenda, isso se chama politicalha,,, a oposição tá morrendooooooooo

  10. dhom disse:

    Esse vai ficar pra história eu achando que iria curti o primeiro dia quando na verdade vou para o último..estou porra aqui.daqui um pipouco chego ai nessa joça.. revolteii irruuuhhh .

    1. Mary disse:

      kkkkkkkkkkkkkkk /

  11. Petrolina disse:

    Se for por isso os bairros, comes e damião e ipsep ñ deveria existir…

  12. LAMENTÁVEL disse:

    Mas essa bomba veio estourar logo no dia 15!!!!!!!!!!!!!!!

    1. maria disse:

      por que aqui em petrolina deixa tudo para ultima hora.

  13. Julia Pereira disse:

    Por que só hoje esse embarco teve todo otempo do mundo para tomar essa decisão senhor Juiz

  14. Observador disse:

    Fico impressionado como ninguém da Infraero, Ministério da Aeronáutica, Anac, Empresas Aéreas e os outros órgãos de fiscalização viram os anúncios da festa, a construção do parque e ninguém fez nada.
    Agora no apagar das luzes…
    Vem uma dessas??????

  15. Ligado disse:

    AVIÕES A DIFERENÇA TAR NO AR…

  16. Marivaldo disse:

    Por pontos negativos e positivos, quem gostou foram o povo dos bairros da zona oeste que podem ir até caminhando ao evento. (Uma economia para o lanche e refrigerante!).

  17. Patricio Nunes disse:

    Porque o Ministerio Publico só se manifestou agora?
    Tá de brincadeira é só aqui em Petrolina que acontece essas coisas.
    kkkkkkkkkkkkkk

  18. DEOMIRO SANTOS disse:

    A INVEJA É UMA MERDA!
    ESSE PESSOAL NÃO QUEREM DEIXAR O “DOUTOR TRABALHAR” E FAZER O POVO DE PETROLINA FELIZ.

    O JUIZ TOMOU UMA DECISÃO EXTEMPORÂNEA, MAS QUE VISA MANTER O CUIDADO COM A SEGURANÇA DAS PESSOAS. O FATO, COMO DIZ ELE “Humberto THEODORO JÚNIOR, “providências tomadas antes do desfecho natural e definitivo do processo, para afastar situações graves de risco do dano à efetividade do processo, prejuízos que decorrem da sua inevitável demora e que ameaçam consumar-se antes da prestação jurisdicional definitiva” (Curso de Direito Processual Civil. vol. II. São Paulo: Editora Forense, 2010, p. 654).
    SE PRECISO FOR A GENTE CHAMA O POVO PARA FAZER CUMPRIR AS ORDENS DO JUIZ.

    1. Edmar disse:

      Sou capaz de apostar como todas as autoridades se encontram agora no pateo de eventos comemorando junto com o povo o pouso de Avioes do forro. É eleicao minha gente, quem vai perder a oportunidade. hahahahahahahahahahahahahahahahahahah
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. amigo disse:

      Deomiro, vc está sendo ridículo. Este não é o Deomiro que conheço. Apoiando a insegurança dos viajantes? E dos que estão em terra firme? Petrolina é uma cidade tão grande, e somente encontraram local próximo ao aeroporto? Não acredito.

  19. Nilo Saldanha disse:

    Amanhã me contem dos engarrafamentos provocados pela escolha errada do local. Transito caótico numa região que passa duas rodovias. Ô inteligência dessa equipe. Ô povo sábio. Ô povo que pensa kkkkkkkkk.

  20. EU Petrolinense disse:

    Esse tal de Delmiro Santos, deve ser um pau mandado do Prefeitinho de Petrolina, mas saiba que esse desespero para tentar ganhar votos não vai adiantar muito não, pois o povo não é besta nem otário, e sabemos que esse camarada chamado Julio Locio, é uma enganação, é só olhar os bairros, principalmente o bairro Rio Claro, que tem 12 anos de formado, e ate hoje não foi feito uma só melhoria por parte da prefeitura municipal, nem meio fio, nem limpeza,ate mesmo o saneamento das ruas, estão sendo feitas pelos próprios moradores arrecadando dinheiro e pagando a própria prefeitura e Compesa para fazer um trabalho que é de utilidade publica. Prefeito Julio. Que vergonha! você não ganha nunca mais. Fora!!!!!!!!

  21. Edmílson Zacarias disse:

    Li e reli a decisão e, sinceramente, não entendi o porquê da concessão da medida,, cognições não exaurientes são suscetíveis a falhas. Se há celeuma alguma irregularidade há. será que em nosso não tão pequeno município outro local não tinha para o povo ver o quanto é bom ver o “Doutor trabalhar”? Meu povo, os olhos foram feitos para olhar,não sejamos bonecos. oxalá tudo dará certo e nada de mal ocorrerá

  22. sertaneja disse:

    DEOMIRO MEU CANDIDATO A VEREADOR TAIS É POR DENTRO DE LEIS .

    1. Fernando disse:

      OH DEUS; PROTEGEI OS POBRES ELEITORES, AFINAL, MUITOS NÃO SABEM E NEM SABERÃO EM QUEM VOTAR!

  23. SÔNIA disse:

    PREFEITO ATRAPALHADO… PRIMEIRO LANÇAMENTO EM SALVADOR AGORA SÃO JOÃO MUITO DISTANTE, NA PERIFERIA!! TEM MESMO QUE ACABAR… PREFEITO FRACO NUNCA MAIS GANHA ELEIÇÃO EM PETROLINA!!

    1. CONHECIMENTO disse:

      SONIA VC É UMA PANACA MESMO VAI PROUCURAR O Q FAZER ALIÁS VAI DANÇAR NO MELHOR SÃO JOÃO DO BRASIL VAI SENTIR A FELICIDADE DE PERTO E NA GRANDE PERIFERIA DE PETROLINA O PREFEITO OLHA PARA OS PEQUENOS NÃO SE ESQUEÇA DISSO E VIVA A JESUS CRISTO QUE ENVIOU Dr. JULIO LOSSIO PREFEITO DOS CARENTES DOS MAIS HUMILDES PRECISAMOS MAIS AINDA DE JULIO LOSSIO DEUS ESTÁ COM ELE E COM TODOS NÓS FAÇA UMA REFLEXÃO DA SUA ASNEIRA PERIFERIA MORA É GENTE E RESPEITO, RESPEITE ESTAS PESSOAS.

      1. Sônia disse:

        Não fale o nome de Jesus em vão. Posso ser panaca mais você é um babão! tá ganhando quanto pra defender esse prefeito?
        O prefeito não olha para os pequenos é que esses talvez sejam mais fáceis de enrolar você é exemplo vivo disso! Lembre dos primeiros anos que ele não fez completamente nada e agora tá engando o povo com essa festinha! comece a chorar não ganha eleição não!!!!!!!!!!!

        1. CONHECIMENTO disse:

          Sonia , vá dançar no são joão ponha açúcar na sua vida pq? ela esta amarga ha! e não esqueça vote no prefeito Julio Lossio .

          1. Sônia disse:

            Babão!! quero ver nos próximos com quem você vai estar. Será que na clinica de olhos? com seu Julio Lóssio????

    2. amigo disse:

      Sônia, concordo com você. Este prefeito é um fraco, e está fazendo o povo de Petrolina de besta, deixando se levar por uma festa junina. Não esqueçam que vcs precisam de médicos, segurança, educação de qualidade, limpeza pública, moradia. Isto não tem.

  24. paula disse:

    Parabéns prefeito JL , esse vai ser o melhor SÃO JOÃO que perolina ja viu , os outros estão com inveja pois qdo o poder eram com eles tudo podia, VIVA AO SÃO JOÃO E VIVA A JL , VIVA , mas uma vez prefeito de petrolina .

    1. maria disse:

      acorda vida só de festa tudo passa, vc paula vai ficar chupado o dedo, deixa ser puxasaco.prefeito.

    2. amigo disse:

      Chega! Basta! Mais 4 anos de sujeiras nas ruas, Saúde péssima, educação sem qualidade e principalmente sem segurança, É muito. Chega de Julio Tróssio!

  25. Tico disse:

    Em um estado em que a educação tem um ponto principal esse tipo de problema não ocorre, estamos em um momento impá e a preocupação da massa ignorante é se vai haver festa ou não, fico cada mais preocupado com esses eleitores. A politica pão e circo da Roma antiga retorna e povo aplaude a própria miséria.

  26. Gleyson disse:

    Estou impressionado! Quando o assunto é festa todo mundo se manifesta (desculpe a rima infame). Quarenta e dois comentários até agora!!!! O petrolinense não nega sua brasilidade mesmo! Tanta coisa séria para se discutir e nós aqui perdendo nosso tempo com isto!?!?!? Por mim cancela mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Minha Querida Petrolina Que Tanto Amo disse:

    EU Petrolinense, você falou a verdade é só olhar os bairros, principalmente o bairro Rio Claro, que tem 12 anos de formado, e ate hoje não foi feito uma só melhoria por parte da prefeitura municipal, nem meio fio, nem limpeza,ate mesmo o saneamento das ruas, lembre-se 12 anos , cadê a responsabilidade dos outros prefeitos de 12 anos atrás, vc só ta lembrando do atual, qdo os outros for em sua casa pedi o seu voto lembre a eles isso também.

  28. MARCIO disse:

    Tenho pena dessas criaturas (já que não dar pra chamar de pessoas) que ficam fazendo essas mesquinharia, até que ponto um ser-humano é capaz de ir por dinheiro ou até mesmo pra “babar o ovo” de um candidato como Fernandinho. Esse digo e na minha opinião é a única coisa que me envergonha de ser chamado de Petrolinense, visto que esse mesmo cidadão e o pai dele são chamados assim como eu sou. Se escondem por baixo do nome de alguns políticos sérios da família coelho como a grande Nilo Coelho, Geraldo Coelho e Oswaldo Coelho, esses sim me dão orgulho de ser Petrolinense e nunca foram mesquinhos, avarentos e desejaram o mal a um político oposto. Por Petrolina tenho certeza que Nilo Coelho se preciso fosse seria senador sem receber tudo isso que o tal de Fernadinho recebe, isso é uma vergonha um cara dizer que faz algo pela cidade e no final de mês recebe muito dinheiro que é do povo, infelizmente hoje esses políticos estão na política simplesmente por causa do dinheiro e não com o intuito de ajudar as pessoas. Um deputado no Brasil ganha tem um salário maior que o do Presidente dos Estados Unidos, e com certeza esses políticos ainda acham pouco o que ganham. Eu dúvido, desafio e isso cabe a qualquer um, seja FBC, FBC Filho, Júlio Lóssio, Gonzaga, Odacy terem uma atitude de homem e de cidadão e abrirem mão de 90% do seu salário e das regalias assim como fez o Presidente do Uruguai mostrando que entrou pra política para ajudar a população e não para engordar sua conta bancária. E aos puxa sacos de plantão, tenham autonomia, tenham carater e acima de tudo tenham vontade própria, não sejam manipulados por promessas de campanha, só porque você será coordenador de campanha de um político, ou ganhará um cargo de de confiança se o candidato eleito for. E mais uma coisa, nunca subestimem a inteligência do povo, e quando vocês falam em política pão e circo, só tenho uma coisa a falar, os palhaços são todos vocês que se vendem por promessa de mamar nas tetas da prefeitura por 4 anos, se um político te promete isso ele só te mostra que ele não tem nenhum carater e que será apenas mais um está ali só para enriquecimento próprio.
    TENHO ORGULHO DE PETROLINA, MAIS TENHO VERGONHA DOS PETROLINENSES POLÍTICOS E BABA OVOS QUE EXISTEM AQUI, EM TERMO DE POLÍTICOS POSSO AFIRMAR QUE PETROLINA JÁ ESTEVE BEM MAIS SERVIDA, AGORA ESTÁ EM PLENA DECDÊNCIA. TRABALHEM PELO POVO E NÃO PELO BOLSO, FICA A DICA PRA FERNANDINHO, JÚLIO LÓSSIO, ODACY E TODOS OS OUTROS QUE DIZEM QUERER SER PREFEITO DE PETROLINA.

  29. Eric Cartman disse:

    Sinto pena desses alienados que não têm senso critico…..se contentam e se acomodam com um simples evento musical (LIXO MUSICAL) Aviões que o diga, no tal de “enfica”, fala serio. O sr prefeito tá seguindo direitinho a cartilha do nobre MAQUIAVEL:

    CAPíTULO XXI
    O QUE UM PRÍNCIPE DEVE REALIZAR PARA SER ESTIMADO

    “Além do mais, deve, nas épocas próprias do ano, dar ao povo festas e espetáculos. E como todas as cidades estão divididas em artes ou corporações de ofícios, deve ocupar-se muito destas, procurando-as algumas vezes, dar provas de afabilidade e unificiência, mantendo sempre integral, entretanto, a majestade da sua dignidade, a qual não deve faltar em nada.”

    PS: Só os fortes e com crânio entenderão!

  30. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    EM OUTROS ANOS ESSA ATUAL ADIMINISTRAÇÃO FEZ TANTA FESTA COMO AGORA,PORQUE ESSA GASTANÇA TODA COM FESTA EM ANO DE ELEIÇÃO?SERÁ QUE NOSSO POVO VIVE DE FESTA?
    ABRAM OS OLHOS POPULAÇÃO PETROLINENSE,QUE FESTA PASSA E OS DIRIGENTES DELA SÃO RICOS E O POVO OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    1. Fabiano disse:

      Abram os olhos OS POLÍTICOS MISERÁVEIS QUE arquitetaram isso contra o prefeito no dia do inicio da festa…. Nunca fui de defender Julio Lossio, agora isso que fizeram com ele, é coisa de pessoas baixas, que pensam só nelas mesmas, no proprio bem e interesses pessoal. Só que dessa Vez o tiro saiu pela “culatra”, os polítcos que resolveram só no dia de inicio do evento “manifestar-se” em favor da população se deram muito mal…Se havia preopcupação com a POPULAÇÃO, pq se manifestar só ontem? Por que esperar gastar o dinheiro do povo em uma estrutura daquele e só depois tentar cancelar? TREMENDA FALTA DE RESPEITO… Mas dessa vez o “tiro foi errado” o que foi feito pra “queimar” a imagem de Julio lossio acabou voltando-se em favor do mesmo… É MUITO AMADORISMO DE POLITICOS “TÃO VETERANOS” dá um vacilo desse em pleno inicio de campanha eleitoral, fortalcer o adversario dessa forma.

  31. Quando Custou heim???? disse:

    ETAAA! quando custou a aquisição da área??????. Oxe! O prefeito não vendeu toda Petrolina a preço de ricardo banana? E agora o Município não tem nenhuma área no lugar seguro para realizar a tal praça de eventos?????. Foi necessário comprar agora… KKKKKK.
    Ai Tem??????.

  32. Idiotas!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Idiotas!!!!!!!!!!!!. A decisão judicial foi provocada pelo Ministério Público Federal. Fiscal da lei e do erário público. O processo é julgado na JUSTIÇA FEDERAL. O q tem haver político A?, ou político B?. A culpa é do prefeito que fez a coisa errada bolas!!!. Tanta burrice junta.

  33. jacbauer disse:

    PENSE NUMA POLÍTICA DE PÃO E CIRCO!!!!!!

  34. nina disse:

    Nem lá fui. Ouvi dizer q o engarrafamento ‘fechou’ o aeroporto…
    Q coisa!!!!! Eu hein…

  35. Lexotan! disse:

    As farmácias de plantão de ontem devem ter esgotado este rémedio.Tem gente que não foi, mas também não dormiu e se dormiu: tomou um!

  36. Murilo disse:

    O interessante é que essa medida só foi requerida nas vésperas do evento… Abram o olho!

  37. ALEXANDRO ROCHA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO CHEGOU A ESSE VEÍCULO A DECISÃO DO JUIZ QUE AINDA ESTAVA SENDO ELABORADA, POIS QUEM LHE PASSOU LHE PASSOU A DECISÃO ERRADA. ESSA É RASCUNHO E NÃO É A COMPLETA.

  38. Marcus Tullius disse:

    Leio muitas notícias aqui, e confesso que quase nunca faço comentários… Esse é um dos pocuos . Eu fico observando que num mundo de aproximadamente 50 comentários, pouqíssimos se salvam, a exemplo dos realziados por Eric Cartman, MARCIO e Fabiano. A política é inata ao ser humano. Respiramos política. Entretanto a politicagem (não só a daqu de petrolina) me faz sentir uma forte vontade de vomitar, notadamente quando me deparo com um percentual tão grande (mais de 90 %) de comentários levianos, superficiais, parciais, nos quais muitos que os fazem não parecem nem ser seres racionais, e sim verdadeiros asnos. Quando não se busca o conehcimento, quando não se tem valores, qaundo não se tem idéias, muitas vezes só sobra o aprco papela de merionete, de capacho, de pau mandado, de alienado… a mioria dos políticos precisam desse tipo de pessoas,e vcs que entram nessa dança – coitados – só estão estão fazendo o seu papael social. Não estou aqui para manifestar apoio a nenhum dos pretensos candidatos à prefeitrua da nossa linda e maravilhosa cidade, pois pensando bem estamos refens do amadorismo (apesar de velhas raposas agraciadas de rara habilidade estratégica na arte de enganr o povo e facilamente se eleger) de verdadeiros estadistas que pensam um pouquinho no povo. Temos tão pouca ou nenhuma opção. De um aldo um amadorismo indescritível em se fazer um espaço de festa num local desses, pois mesmo que não afeta o trafego aéreo é evidente que iria cosaionar tanta polêmica. Do outro a tentativa mal orquestarada de virar o feitiço cntra o feitiçeiro, articulando-se uma manobra politica descarada para desnudir possíveis erros na realização do evento no local. E o pior, ainda sobre para as poucas instituições que ainda goza de certo grau de seriedade no País, o Judiciário e o Ministério Público, que acabam por ficar no meio desse tiroteio de pretensões políticas escandalosas, muitas vezes ficnado na mente do povo que a culpa é do judiciário (que pode dar uma jurídica embasada tecnicamente) ou do Ministério Públcio Federal que visou proteger os interesses difusos em jogo. Enquento o povo, que é o verdadiero detentor do poder, que pode a qualquer moemnto se levantar e acabar com essa merda toda de forma revolucionária, mas pacífica, não amadurecer, deixar de parecer ser desprovido de intelegência (pois eu acredito muito nesse povo brasileiro), deixar de se acomodar e ser totalmente passivo com toda essa politicagem, acredito que daqui a mais 04 (quatro) anos estaremos coemntando novamente situações semelhantes. Parabéns ao magistrado na decisão equilibrada e prudente que se requer em um Juízo de cognição sumária, bem como à Procuradoria da República pela atuação imparcial e firme. No momento os únicos que merecem congratulações.

  39. RONI FIGUEIREDO disse:

    DECEPÇÃO GERAL – O POVO PETROLINENSE ESTÁ REVOLTADO – PORQUE NA ÚNICA OPORTUNIDADE QUE TEM PARA SE DIVERTIREM E DE GRAÇA – VEM OS PERSEGUIDORES – USANDO A BAIXARIA DA POLITICA PARA TENTAR ATRAPALHAR ESSE MOMENTO ÚNICO DE QUEM NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR UM INGRESSO. ACHO QUE DEVERIA LEVAR EM CONTA A OPINIÃO DESTA GENTE E NÃO O INTERESSE POLITICO. VAMOS QUE VAMOS!!!

  40. Anne disse:

    Sinceramete não vejo para que, essa comossão toda em volta a Festa Junina de Petrolina. Na verdade o povo tem que pensar a respeito do que realmente o Julio Lossio fez durante o seu mandato. Eu particulamente gostei da programação do São João, mas não vou me vender por uma simples festa, pois festa acontece sempre. O que devemos pensar mesmo, “brigar” é pela educação e saúde, pois aqui se encontra em precariedade. Em quem eu vou votar ainda não sei, mas devemos pensar nos nossos futuro dos nossos filhos, pq nossa decisão vão refletir nele. Então Petrolina pensem em quem realmente vão votar, fica a dica tá.

  41. Homero Rubens disse:

    Há tanta especulação acerca da proximidade do evento com o aeroporto senador Nilo Coelho e que apresenta riscos tanto para os passageiros quanto para aqueles que estarão na festa. Essa afirmação é irrelevante pois basta apenas alguns minutos de pesquisa na internet para constatar que em aeroportos como o de San Martin e de Gibraltar a proximidade das aeronaves nunca prejudicou a população que vive naquelas regiões, portanto é desnecessária essa preocupação com o aeroporto de Petrolina. Confiram no youtube os pousos e decolagens desses aeroportos citados e tirem suas conclusões sobre essa decisão judicial.

  42. leitora pontual disse:

    Tá bom de ler tanta baboseira.. as pessoas descentes e inteligentes são o a minoria nesta página.
    Me poupem de tanta falta de inteligencia junta, tanta gente hipócrita e burra. Tanta gente, inclusive o senhor prefeito, achando que festa conquista-se votos. Que oferecendo 15 dias de shows maravilhosos, mesmo que estes ponham em risco a segurança do aeroporto e da nossa população em geral.
    Saindo dessa discussão vazia de ideias embasadas, e que seja feita a vontade de Deus, e que ELE nos proteja de uma tragédia. Que dê tudo certo com o “CIRCO” que já está armado, que o prefeito sofra as consequencias de mais um ato irresponsável e impensado nas urnas. Infelizmente a maioria das pessoas não tem informações suficiente para distinguir o bom do errado, o individual do coletivo…é por isso que as escolas públicas investem tao pouco em educação, para que em uma situação como esta as pessoas não tenham a menor condição de discutir seguro das palavras e do bem estar da população.

    Carlos Britto, parabéns pelo trabalho, você até abre espaço para discussões de interesse geral, mas estas são impossíveis diante de tanta falta de inteligencia e tanta “Politicagem” .

  43. Claudius Lima disse:

    É importante saber quem vai pagar essa multa de mais de R$1.500.000,00 por pura irresponsabilidade do prefeito, (vai sair dos nossos bolsos) tanto quanto ele coloca em risco a integridade de um órgão sério e prestativo como o PETRAPE (talvez Petrolina não sabe que os contratos de funcionários das AMES e Nova Semente são feitos em nome do Petrape) e depois para idenizar esses funcionários, quando JL não estiver mais no poder?
    Um São João que discriminou os artistas da terra (nossos humildes tocadores de sanfona) e outros artistas locais. Ele – JL será votado pelas bandas superfaturadas que vem de fora? Tem gente ganhando tubos de dinheiro à custa do Erário Público, onde também é tirado o dinheiro para a campanha política. O terreno onde está sendo feito o Mega São São onde ninguém pode beber para não ser preso, o prefeito também caloteou os proprietários. Enquanto isso Petrolina está entregue às muriçocas. Graças a Deus que que falta pouco tempo para acabar esse pesadelo.JL volte para Jardim de onde você nunca deveria ter saído. Lá você poderá ser um bom prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários