Audiência pública discutirá implantação de novo aterro sanitário em Petrolina

por Carlos Britto // 22 de junho de 2012 às 08:40

Com o processo em andamento para implantação de um novo aterro sanitário no município de Petrolina, no próximo dia 04 de julho, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), realizará audiência pública sobre o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

A audiência deverá contar com a presença de representantes do poder público, associação de moradores, comerciantes e a sociedade em geral, e acontecerá às 9h30, no auditório do Sest/Senat.

O Rima, de autoria da Empresa Pernambucana de Engenharia Sanitária (Empesa), tendo o acompanhamento da AMMA, propõe a implantação de uma central de tratamento de resíduos com suporte de aterros sanitário e industrial equipada e, ainda, com dispositivos de proteção ambiental.

Segundo o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Júnior, o novo aterro deverá atender a demanda da cidade e foi pensado com a proposta de oferecer segurança à população, dispondo de área localizada a cerca de 20 km da sede do município.

“Atualmente, dispomos da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), que realiza o trabalho de aterro controlado, onde acontece o processo de compostagem e beneficiamento de entulho, mas que está em uma área inadequada para os dias atuais. Por isso, desde 2009, o processo de execução para um novo aterro estava em análise por parte do estado. Pensando na população e em oferecer circunstâncias diferentes das vividas hoje pelas pessoas que residem no entorno do aterro, a proposta é que o novo local esteja com uma distância regular das moradias e ofereça o máximo de segurança, além de cuidados específicos com o lixo produzido pela cidade”, explicou.

Localização

A proposta é que o novo aterro fique localizado na BR-407, Km 13. Sob os cuidados da CTR Petrolina, empresa responsável pelo tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos, desde 2006, o aterro existente no município, localizado entre os bairros José e Maria e Antonio Cassimiro, ocupa uma área de 22 hectares, onde após encerrada atividade, o município tem a proposta de implantar área verde.

Para realização da audiência, uma equipe de divulgação da CPRH está na cidade desde a última segunda-feira (18), quando iniciou o trabalho de divulgação do evento à comunidade e representantes para contribuição no processo de implantação da CTR em área rural do município. A equipe, em visita à sede e interior de Petrolina, concluirá o trabalho hoje (22). (fonte: Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários