Seminário discute transporte público em Petrolina

por Carlos Britto // 14 de julho de 2009 às 18:45

transporte_publico“Melhorando Mobilidade e Qualidade de Vida”. Este é o tema do primeiro Seminário de Transporte Coletivo de Petrolina, promovido pelo SEST/SENAT, que acontece no dia 25 de julho, no auditório da unidade. Com o objetivo de discutir o transporte coletivo e a qualidade do serviço oferecido à comunidade petrolinense, o encontro pretende reunir a sociedade civil e entidades públicas e privadas ligadas ao setor de transporte.

Petrolina possui a quinta maior taxa de crescimento anual, representando 5,15%. Diante desse crescimento acelerado, o sistema de transporte coletivo vem se tornando deficitário, resultando na queda da qualidade do serviço oferecido aos usuários.

Nos últimos quatro anos, observou-se um decréscimo no volume de passageiros, em torno de 20%, resultante do atual cenário econômico, e do surgimento do transporte alternativo, clandestino e da falta de investimentos no setor.

A proposta do seminário é possibilitar aos agentes envolvidos na gestão do transporte coletivo de Petrolina, juntamente com a comunidade, debater sobre os problemas enfrentado e propor soluções eficazes, como forma de aperfeiçoar o sistema, proporcionando condições mínimas para o seu funcionamento.

Serão discutidas temáticas como: a importância do transporte público, política tarifária, os impactos ambientais, transporte alternativo e resíduos gerados pelas empresas de transporte público.

Com informações de Michele Rodrigues

Seminário discute transporte público em Petrolina

  1. INDIGNADO disse:

    Pessima qualidade o transporte coletivo em toda Petrolina.
    Temos a memoria muito curta. Cadê os onibus que circulavam com os ar condicionados ligados ? ninguem lembra mais não.
    A bagunça geral dos mototaxistas, ocupando as calçadas e os pontos turisticos da cidade sem nenhuma punição.
    Ao lado do Colegio Auxiliadora, já não se pode passar, pois ali já se consentra um quantitativo de mototaxistas que com pálavras de baixo calão tiram ousadias com senhoras e jovens que por ali circulam.
    Essa pôrra vai ficar assim mesmo ? ou será que as providencias serão tomadas quando acontecer um problema maior ? a fedentina ali esta insuportavel, urina e fezes já faz parte no dia a dia.
    Quem por favor me responde isso ???

  2. Rodrigo Mars disse:

    Prezado Carlos Britto, qual a importância que a EPTTC e à Prefeitura vão prestar a esse evento? O Senhor Jornalista pode buscar essa resposta? O mote do seminário é muito pertinente e bem chamativo, pois, trata-se de assunto VIVO na região, mas a proposta tem mesmo o caráter de apereiçoamento de políticas públicas e privadas ou possui cenário de política?

    Porque:
    a) importância do transporte público – INCONTESTE;

    b) política tarifária – Cabe a EPTTC disciplinar, e entra governo e sai governo, tão somente o Judiciário vem dando a última palavra;

    c) os impactos ambientais – Certo, vamos falar dos poluentes, ótimo;

    d) transporte alternativo – Ou transporte clandestino, o projeto do Senado ainda não sancionado e suas regras são de longe àquelas praticadas pela EPTTC;

    e) resíduos gerados pelas empresas de transporte público – E quanto aos resíduos gerados pelo transporte “alternativo” e clandestino?

    Gostaria de pedir que os organizadores desse SEMINÁRIO também tratem das políticas públicas de gestão do trânsito e transporte dessa cidade. toque no assunto da condução do tema transporte no período eleitoral.

    Com atenção.

  3. marcos disse:

    pra completar ainda mais o preblema do transporte publico a prefeitura fez açao politiqueira e julio autorizou mototaxi.e pena que julio nao entenda de trabsporte,nao queira se comprometer xcom a melhoria do trandsporte publico de massa.TRANSPORTE PUBLICO DE MASSA EFICIENTE SEGURO E BARATO E A MELHOR SAIDA PRA POPULAÇAO! o resto e coisa pra jogar pra plateia.nao resolve nada!

  4. PAZ disse:

    SERIA TAO BOM QUE O PREFEITO OS VEREADORES DE PETROLINA OS SECRETÁRIO O PRESIDENTE O SENHOR MACELO CAVALCANTE UTILIZASSEM OS ONIBUS COLETIVO PELO NEMOS 2 SEMANA DE PREFERÊNCIA NOS HORARIO MANHAR E FINAL DA TARDE . PRA ELES SENTI A NECESSIDADE DE UM TRANSPORTE DIGNO PARA OS USUARIO MAS INFELISMENTE SEMPRE TIVEMOS ESSES PROBLEMAS NÃO SÓ NESTA ADMINISTRAÇÃO MAS NAS DIVERSÃO E UM NEGAÇÃO EU ESTOU INDIGNADA COM A POLITICA. NA HORA DE PEDI O VOTO SÃO MARAVILHOSO MAS COMBRA PARA UMA MELHORIA DE VIDA DA GENTE E RUIM .

  5. Fernando disse:

    Com o mototaxismo instalado na região, a tendência é o sucateamento do sistema de transporte coletivo. Petrolina está sendo nivelado por baixo.

  6. João Vitor disse:

    E vc cidadão petrolinense o que vai fazer sobre tudo isso? com certeza nada!

  7. Joao carlos disse:

    O mototaxismo e o crescimento em altas proporções do uso de motos para o transporte dos cidadões é a resposta natural de anos de descaso e desrepeito ao público da região.

    Os donos das empresas de transporte coletivos, aos longos desses anos, explorou o cidadão e o impôs um transporte de péssima qualidade, como se vê na foto.

    As pessoas procuram portanto meios para sair desse sofrimento, e sejamos francos, desse ser um dos dias mais felizes deles quando se libertam do uso de ônibus para se locomoverem.

    Se não há mais usuários para bancar os custos do transporte públicos, culpa deles mesmo que não respeitaram e não respeitam os cidadões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários