Coluna da Folha:
“Sozinho ou com algum partido, o PT terá candidatura própria em Petrolina”.
Do secretário de Comunicação do diretório municipal do PT em Petrolina, Gilberto de Souza Pires.
Um da paz, outro da guerra
O vice-prefeito de Araripina, Alexandre Arraes (PSB), que ocupou o cargo de prefeito enquanto Lula Sampaio (PTB) esteve afastado, concedeu algumas entrevistas na cidade para comentar a volta de Lula ao cenário político. Mas preferiu ficar na defensiva e não fez grandes declarações sobre a reviravolta na prefeitura. Apenas declarou “tranquilidade” e “confiança” para seguir seus planos.
Já Lula voltou com tudo, e de defensiva não quis nada. Depois de ficar afastado por quase seis meses, sua primeira atitude ao voltar à cadeira do Executivo foi fazer uma varredura nas ações de seu substituto e decidiu requerer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) uma auditoria nas contas referentes ao período em que esteve fora.
Um dos alvos da investigação de Lula são as festas de São João. Segundo ele, Arraes teria informado que o custo dos festejos – em torno de R$ 3 milhões – já estava devidamente acertado com a produção. Mas segundo Lula, o produtor da festa teria lhe procurado para informar que ainda precisa receber R$ 1,2 milhão de “pendências”.
Todo mundo já sabe que, em política, cada ação tem uma reação. Agora os socialistas esperam poder reconhecer quem, de fato, estava com Alexandre e quem só queria tirar proveito de seu cargo temporário de prefeito. E agora quem viver, verá.
Esperar para ver
Em Carnaíba, estão adiantados os comentários sobre a formação da coligação entre PR e PT na majoritária. A composição seria liderada por Ione Francisco (PR) para prefeita e Anchieta Alves (PT) na vice. Mas Anchieta disse que nada foi fechado e afirmou que está conversando com o PMDB liderado por Clovis Lira e Aldo Santana. Ele não descartou uma aliança com o PSB, desde que reabra as negociações.
Não vai mais
O PMDB de Salgueiro desistiu da candidatura própria e declarou apoio ao pré-candidato a prefeito, Alvinho Patriota (PV). O presidente da sigla no município, Almir Ferreira, popular ‘Almir Agente’, que até então postulava candidatura própria, declarou que depois de muita reflexão, decidiu com o grupo que vai apoiar o candidato do PV. Agora, Almir vai concorrer como candidato a Vereador.
Mau exemplo
O ex-prefeito de Ouricuri, Francisco Ramos (‘Biu Ramos’), é um dos nomes que figuram a lista de inelegíveis divulgada pelo Tribunal de Contas da União. Biu é pai do atual prefeito Ricardo Ramos.
Teve aval
O prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), conseguiu apoio do PR para concorrer à reeleição. Segundo ele, a aliança com o PR foi selada com aval do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), e dos deputados Inocêncio Oliveira e Sebastião Oliveira.
Não dará
Depois de perder o apoio do PP, o prefeiturável de Petrolina, deputado Odacy Amorim (PT), deve buscar outros partidos. O problema é que seu alvo, o PRTB, já sinalizou que não há possibilidade de coligação. Quem garantiu foi o vereador Ibamar Fernandes (PRTB).
Deixa Tiquinho
O PT de Exu decidiu manter a pré-candidatura a prefeito de ‘Tiquinho do PT’. O petista tinha recebido o convite para compor a vice na chapa do ex-prefeito Jailson Bento (PSB), mas o PT optou em manter seu projeto independente.
Vai de poeta
O poeta Diomedes Mariano (PR) foi confirmado como vice na chapa de Giza Simões (PSDB) em Afogados da Ingazeira. A decisão foi feita pelos correligionários, já que na pesquisa, dois postulantes – Fernando Moraes (PSDC) e Diomedes Mariano – empataram.
Sujou
O pré-candidato a prefeito de Santa Maria da Boa Vista, José Gualberto (PMDB), recebeu uma notícia desagradável esta semana. É que seu nome apareceu na lista de inelegíveis divulgada pelo (TCU).
O Gilberto Pires do PT tem razão em manter a candidatura própria do PT, com ou sem aliança com outro Partido. Time que não joga não forma torcida e convenhamos a do PT de Petrolina vem diminuindo devido a postura do Partido em fazer aliança com o PSB em Petrolina. Tanto que teve que importar um candidato de outro Partido (Odacy era do PSB) pois nenhuma das figuras do Partido tinha força eleitoral.
É preciso preparar o exército de militantes e partir para o ataque, isso se Fernando Filho com o grupo do PSB deixar, pois os ataques que vem sofrendo desse ex-aliado tem sido mortal a candidatura de Odacy Amorim. Não pode esquecer que é na guerra que se prepara a paz.
O ex-prefeito de Ouricuri, Francisco Ramos (Biu Ramos), é uma exemplo para toda sociedade pernambucana. Esse individuo ja devia está ha muito tempo atras das grades, onde nunca deverria ter saido.Tal pai, tal filho.