Os candidatos convocados no concurso público da Saúde de Juazeiro para tomada de posse amanhã (4) participarão do treinamento “Atualiza SUS”, que é obrigatório a todos os concursados. As formações estão sendo promovidas pelo Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Secretaria de Saúde e serão realizadas de 9 a 13 de julho, no Complexo Multieventos da Univasf/campus Juazeiro e no Centro de Saúde III, bairro Angaris, nos dias 20 e 21 de julho.
Neste primeiro momento, o treinamento para os novos profissionais será direcionado aos serviços da UPA, Samu e Atenção Básica, qualificando desta forma a rede de urgência e emergência, além da rede primária, localizada nas Unidades de Saúde da Família.
Durante a primeira formação, os profissionais aprenderão técnicas em Suporte Básico, Urgências Clínicas, dentre outros, e para garantir a otimização dos atendimentos, o segundo treinamento (20 e 21/07) será sobre o Protocolo de Manchester (Classificação de Risco), quando são respeitados os casos que possuem prioridade máxima de urgência até as consultas de baixa complexidade (em que os atendimentos são feitos de acordo, por exemplo, com a hora de chegada e, se necessário, encaminhados para a Atenção Básica).
As formações serão oferecidas pela equipe de emergência do Hospital Odilon Behrens, de Belo Horizonte (MG), por consultores de Salvador (BA), além de técnicos e gestores da Secretaria da Saúde de Juazeiro. O objetivo é orientar sobre os fluxos da Rede Municipal de Saúde, o modo de funcionamento da UPA, Samu e postos de saúde, além de integrar a equipe, qualificar os serviços e os profissionais. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.
“Este é um importante momento de reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Juazeiro e a qualificação dos novos profissionais é fundamental para que possamos oferecer serviços mais humanizados e resolutivos. Em breve teremos todas as unidades com equipes completas e com contratos estáveis”, argumentou o secretário da pasta, Ubiratan Pedrosa (foto).
É preciso que verifiquem se os empossados irão cumprir a carga horária estabelecida no edital. Existem profissionais que já atuam em outras entidades e concursados de outras esferas governamentais. Espero que não tenha “arrumadinhos” para o povo deixar de cumprir as 40 horas…
VOCÊ NO MINIMO É UMA DAS QUE NÃO TIVERAM A CAPACIDADE DE PASSAR NO CONCURSO EM.
Sr. Jorge, Vc esta enganado! A questão é que existem profissionais com a possibilidade de assumir com a pretensão de não cumprir a carga horária!
Como cidadã fico preocupada com esta situação ! Apenas espero que isso não aconteça…só é preciso que o está no Edital seja cumprido! Seria exigir demais?
Metade dos que fazem as provas o fazem pensando no não cumprimento integral da carga horária, acúmulo de vínculos ou cargos, etc. Até porque pelo valor do salário não vale a pena.