O secretário estadual de Governo, Maurício Rands (PT), anunciou há pouco que irá deixar a vida pública. Ele pediu desfiliação do partido e irá entregar o cargo que ocupa no Executivo e o mandato de deputado federal, do qual está licenciado.
Leia na íntegra a carta enviada por Rands, na qual informa sua decisão:
Carta ao Povo de Pernambuco:
“Venho aqui me comunicar diretamente com meus eleitores, companheiros, amigos e com o povo de Pernambuco, em especial com os militantes do Partido dos Trabalhadores – PT, que compartilharam comigo tantas lutas pela democracia e pela construção de uma sociedade melhor.
Nas prévias internas de definição do candidato do PT e da Frente Popular, durante dois meses, participei de intenso debate sobre o Recife e a vida partidária. Interagi com os militantes, na compreensão conjunta de que a melhoria da condição de vida na cidade é um processo de construção coletiva no qual o partido tem grande responsabilidade em servir de exemplo na demonstração de práticas democráticas. Testemunhei todo o engajamento desprendido e consciente de milhares de pessoas nesse nobre debate. Destes militantes, levarei para sempre as melhores memórias e a eles sou profundamente grato.
Depois da decisão da direção nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada à minha candidatura e à do atual prefeito, recolhi-me à reflexão. Ponderei sobre o processo das prévias e sobre o momento político mais geral. Concluí que esgotei por inteiro minha motivação e a razão para continuar lutando por uma renovação no PT. Percebi terem sido infrutíferas e sem perspectivas minhas tentativas de afirmar a compreensão de que o ‘como fazer’ é tão importante quanto os resultados.
As diferenças de métodos e práticas, aliás, já vinham sendo por mim amadurecidas e acumuladas há algum tempo. Todavia, este processo recente fez com que as divergências ficassem mais claras e insuperáveis. Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária.
No debate das prévias, minha candidatura buscou construir uma legítima renovação por dentro do PT e da Frente Popular. Mas lutamos, também, para renovar os procedimentos com o objetivo de reforçar as práticas democráticas. Porém, setores dominantes da direção nacional do PT já tinham outro roteiro que não o debate democrático com a militância do PT no Recife e a sua deliberação. Ou seja, cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo do Recife.
Por não terem dialogado com a militância do PT no Recife, muito menos com a Frente Popular, ignoraram que existiam alternativas, procedimentais e de quadros, dentro do partido, que unificariam a frente em torno de uma candidatura do PT. Com a decisão da direção nacional do PT, lamentavelmente, esta unidade resultou rompida. Diante da minha discordância com essa ruptura provocada pela direção nacional do partido, concluí que cheguei ao fim de um ciclo na minha vida de militante partidário.
É nesse quadro que comunico aqui três decisões tomadas por mim. Primeiro, a minha desfiliação do PT. Segundo, a devolução do mandato de Deputado Federal ao partido. E, por último, meu afastamento definitivo do cargo de Secretário do Governo Eduardo Campos.
Existiram diversas razões que me levaram a este caminho. A mais crucial dá-se no nível da minha consciência. Sempre agi, na vida e na política, com o maior rigor entre o que penso e o que faço. Sempre cumpri os deveres da minha consciência.
Defendi nos debates partidários a renovação do modo petista de governar e a implantação de um novo modelo de gestão no Recife. Modelo capaz de aprofundar nossa concepção de democracia participativa e especialmente de trazer para a cidade métodos e ações que o Governo Eduardo Campos vem praticando de maneira exemplar e com reconhecimento inclusive internacional, mas que a administração do Recife não conseguiu implantar.
Minha experiência como Secretário do Governador Eduardo Campos foi fundamental para entender a importância da política do fazer, com formas competentes e inovadoras de gerir os recursos públicos, atrair investimentos privados e promover a inclusão social.
Ainda nos debates das prévias, defendi a renovação das práticas e dos quadros partidários, bem como a melhoria da articulação política do governo municipal com o parlamento, os partidos da base e a sociedade civil organizada. Nesses 32 anos de militância, dediquei grande parte de minha vida a fortalecer o campo democrático-popular, lutando para aumentar a participação e consciência política do nosso povo.
Amadureci as decisões que acabo de tomar com base em fatos altamente relevantes que impactaram minha consciência de cidadão. Entre estes, a opção da quase totalidade da Frente Popular pela indicação de Geraldo Júlio como candidato a Prefeito do Recife. Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do Governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife. Implantando na cidade o que o Governador Eduardo Campos está fazendo em Pernambuco, ele vai melhorar concretamente a vida do povo do Recife.
Estou consciente de que o nosso povo vai entender o significado da escolha de um novo quadro para transformar as práticas político-administrativas na cidade. Geraldo Júlio vai representar a renovação dentro de uma frente política que – espero – seja mantida, mesmo com o lançamento de duas candidaturas no seu campo.
Como esta posição tem graves implicações para minha vida partidária, decidi que devo sair do PT e, com dignidade, devolver meu mandato ao partido. E como gesto concreto de que não se trata de um jogo menor, de barganha por espaços de poder, decidi também sair definitivamente do Governo Eduardo Campos. Esse é o custo, sem dúvida elevado, de ser fiel à minha consciência cidadã. Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania”.
Boa Tarde, Isso é ser um Homem de uma moral, meus parabéns, continuo a ter mais ainda admiração por sua pessoa.
Um Forte abraço
Geneilson Sá
A melhor Banda do Brasil: Roupa Nova – “A Lenda”. SERÁ??
http://www.carlosbritto.com/a-melhor-banda-do-brasil-roupa-nova-a-lenda/
Ton & Tornado
em 4 de julho de 2012 às 9:35 disse:
É isso aí, diatribe!
Estou rindo até agora, com a afirmação que Bob, Cience, Renato Russo morreram de overdose, kkkkkkkkk.
Tome ciência: morreram de câncer, acidente automobilístico e AIDS, respectivamente.
Mas é o próprio Bob que responde à medíocre hipócrisia:
“É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida.” Bob Marley
Ou ainda Janis Joplim (essa morreu de over) que em entrevista disse que “É melhor viver, Dez anos de uma vida efervescente do que morrer aos setenta e ter passado a vida assistindo Tv”.
Também Vinivius de Morais bradou: “ah, não existe coisa mais triste que ter paz e se arrepender e se consolar e se proteger de outro amor amar”.
Você é um cara super-humano, Diatribe! É bom ver homens, como você, saindo da caverna da mediocridade pra nos dar um pouco de luz.
E pra encerrar, é Renato Russo que também torna-se nosso porta-voz das nossas ideologias e diz: “não tomos tempo a perder (…) somos tão jovens”.
Ainda lhe lanço uma pergunto, senhorita idosa de espírito: Se a vida é curta, o que seria de nós, verdadeiramente jovens, que somos muito vivos?
Reflita…
Olha o PT se esfacelando todo…
Coisa rara na política, alguém com princípios.
Atitude corajosa e digna de uma grande pessoa!
Coisa rara na política? coisa rara em todos os meios!
Nunca vi tanta dignidade. Parabéns Rands, esperamos vc num futuro próximo, com um país de futuro.
Muito nobre a atitude.
É a política dos ditadores perdendo espaço e encontrando resistência dos pessoas dignas como Maurício Rands.
A maior ração dos maus políticos é verem difundidas afirmações como esta sua. Existem milhares de políticos honestos, militantes ou profissionais.
O problema é que a TINHA IGNARA julga e escolhe embasada na seguinte máxima “POLÍTICO É TUDO LADRÃO”.
Se as pessoas começarem a pensarem diferente deste generalismo tacanha escolheram bem melhor seus representantes.
Mas vamos admitir que a percentagem de políticos honestos seja de 1 em 1 bilhão!
Tive contato com o Hands ainda na faculdade, foi professor de Direito Coletivo do Trabalho, excelente, por sinal. Anos atrás, quando soube que ingressou na política, veio um pensamento: “onde é que Hands está se metendo?” Bem, parece que o pensamento foi um presságio… Hands, seu lugar é na universidade, formando cidadãos e bons profissionais.
Já tive a oportunidade de votar nesse cidadão a pedido de um grande amigo meu. Isso já faz muito tempo, eu só não sabia que ele num futuro que acaba de chegar, daria um exemplo tão digno de ser seguido pelos nossos politicos brasileiros. Sem palavras para avaliar uma atitude dessas. Parabens Rands.
Ainda bem que existem pessoas no meio político
com caráter e dignidade para nos da esperança
de acreditar que o bem possa vencer o mal
ainda que em um futuro distante.
JA VAI TARDE TRAIRA,JUNTE AOS OUTROS TRAIRAS EDUARDO, JARBAS E CIA.
ele nunca foi um petista de verdade … campanha na base do R$, nos municipios onde teve voto, nem existe Diretorios do PT. Deu um golpe em Humberto, o qual devolveu no momento adequado – tudo da mesma laia.
Este cidadão demonstra com este gesto ser um grande homen publico e pronto para liderar porque entendo que um grande lider tem que dialogar sempre com a sua conciencia e trabalhar apenas pelo que acredita. Parabens! Mauricio Rands, espero que a vida publica não lhe deixe sair dela pois homens publico como voce, faz falta.
ESTA É A CARA DA POLÍTICA BRASILEIRA. UM PARTIDO POLÍTICO RESOLVE TOMAR DECISÕES SEM AVALIAR E CONSIDERAR AS ESPECIFICIDADES DE CADA REGIÃO.INTERESSES PRÓPRIOS DO PARTIDO DESCONSIDERANDO AS PESSOAS QUE REPRESENTAM O POVO.PARABÊNS RANDS.SUA DECISÃO DE IR CONTRA ESTA DEMAGOGIA QUE SE INSTALOU DENTRO DOS PARTIDOS BRASILEIROS ENALTECE A VOCÊ COMO UM VERDADEIRO CIDADÃO, O QUE MUITOS PARTIDÁRIOS NÃO SÃO.CHEGA DE IMPOSIÇÃO.DEMOCRACIA TEM OUTRA CARA.
parabéns rands! isso mostra dignidade em um homem! aproveitando eo ensejo, gostaria de dizer que isso ssão coisas dos partidos dos PTralhas.
Digno Hands. Percebeu o óbvio um pouco tarde. A visão deturpada da esquerda golpista que o PT se tornou, tentando aumentar e se perpetuar no poder a qualquer custo. Esse partido já violou todas regras que defendia ferrenhamente, em tempos de oposição. Mas tendo como líder um certo senhor que diz vigorosamente fazer qualquer coisa pra eleger um dos seus, me deu a entender que ele apertaria a mão do diabo se fosse preciso. E apertou. Vindo para nosso Sertão, penso que mesmo sendo legitima, foi lamentável a decisão de um cidadão e político como Odacy escolher esse partido. Temos que tomar cuidado, com quem apertamos as mãos…Mas cedo ou tarde ele vai se dar conta, com quem se meteu…
Hands entendemos sua situação perante os fatos, mas agora que voce percebeu que seus pares atuam de forma politicamente incorreta, não é justo que voce fuja da luta e deixe o povo totalmente na mão de quem voce recrimina.
Para ser politicamente correto voce tem que ajudar o povo, dê um refresco mas não fuja da luta.
Faça como nós sertanejos, envergamos mas não quebramos.
A ERA PT, ESTÁ SE ACABANDO.O CIRCULO SE FECHOU,AS URNAS IRÃO MOSTRAR ESSE RESULTADO.
Já vai tarde,mas será que vai se acostumar sem as mordomias!!!!!!
Milionário, intelectual, Doutor, Advogado renomado… Vc acha mesmo que ele precisa deste mandato?
Estou orgulhoso de ser seu conterrâneo. parabéns Rands.
A sujeira da polítca brasileira, está afastando cada vez mais homens honrados dos processos políticos que debatem os interesses da sociedade. Mas desistir dos nossos ideáis diante dessa sujeira, é dar um aval para que os corruptos continuem atuando sem ter ningem que possam contestá-los. Dessa forma não podemos simplesmente cruzar os braçõs, temos que lutar para esclarecer a população que ainda existem homens honesto nesse país.
Muito bem Luiz, é isso mesmo! Você disse tudo.
Há uma frase que diz tudo o que você escreveu:
” Porquê o mau prevalece? Por causa do silêncio dos bons!”
Se não me engano esta frase está no livro dos espíritos de Alan Kardec.
O PT está se esfacelando…virou um partido corrupto igual aos outros. Grande exemplo nos mostra esse deputado….Cair fora dessa quadrilha!
Os petistas que têm vergonha na cara não estão aguentando permanecer no PT.
Acho que o compenheiro JOSEPH BANDEIRA deveria fazer o mesmo.
Mais um que sai do PT pela forma antidemocrática que o partido vem agindo nos últimos tempos. A tendência é a DEMO(nização) do PT, vide o que aconteceu com a entrada dos ex-carlistas no PT de Remanso-BA.
PT, uma hidra de lerna, uma cobra de duas cabecas em um processo de AUTOFAGIA… Esta se comendo e sumindo…infelizmente um dia nos acreditamos. Lula, vai passear nas ilhas fiscais com Paulo Maluf… Mas sem Erundina, sem Rands… Salta fora Bandeira.
Parabéns Maurício Rands pela sua postura ética!
Espero que o Governador não aceite o seu pedido de exoneração, pois é de homens com essa atitude que a vida pública precisa e o Governo do Estado está bem em sua companhia!
Que todos os políticos façam uma reflexão da sua atitude de homem e o sigam como exemplo!
Parabéns Rands, vc é um grande político, educador e acima de tudo homem. Sei o quanto foi difícil tomar essa decisão, ter que concordada que os idéias defendido foram pelo ralo, por falta de companheiros que pensem no bem estar do povo. Porém, contamos com o seu retorno em novo partido, pois a sociedade precisa de homens como você. Na minha cidade (Sta Ma da Boa Vista) não é diferente, as pessoas de boa fé, que tem vontade de fazer o bem, de serem fieis aos seus pensamentos são ridicularizados pelos partidos e com isso não conseguem se quer ser candidatos. Avante Sta Maria, Pernambuco e Brasil, que nos levantemos contra os político corruptos que ai estão, se não agora (por falta de oportunidade) que num futuro próximo tenhamos a frente das administrações homens que honrem seus pensamentos e a forma de colocá-los em prática. Parabéns Rands e tanto outros políticos honestos que estão sem espaço.
Prezado Hands
Não teria sido mais nobre, reconhecer a derrota nas prévias e assim evitar o desgaste e a injustiça cometida contra o “COMPANHEIRO” João da Costa?
As atuais atitudes do PT Brasil afora, as recentes declarações do seu baluarte maior, o LULA (que certamente, teve o seu cérebro atingido de alguma forma pela radioterapia a que se submeteu) e o julgamento do MENSALÃO, que se aproxima, levarão o PT à ruína próxima.
Tais atitudes assemelham-se as atitudes dos Bolchevistas e Stalinistas da Rússia e a LUTA entre companheiros está levando o partido a cometer os mesmos erros de Robespierre na França.
O final todos conhecem: Depois de ordenar a guilhotina para vários companheiros, chegou a sua vez! abrindo espaço para o “novo” NAPOLEÃO.
Acorda PT, é chegado a hora de pensar e se reinventar como partido do século 21.
José Antônio, é Professor Historiador.
QUEM POEM NO PODER O UM ANALFA E TRANSFORMAM EM UM DEUS COLHEM ISSO,MUITAS RASTEIRAS SEM NEM UM PUDOR OU MELHOR MÃO DE FERRO ATÉ A MORTE.
SÓ TÁ COLHENDO O QUE PLANTOU………HÁHÁHÁ
grande homem, ,fica RANDS, pernambuco precisa de pessoas honesta como vc.
O gesto é muito forte. Não tem aparência de jogada, pois, renuncia a cargos públicos importantes.
Para agir assim tem que ter dignidade, estrutura financeira (oque não falta ao Ilustre Advogado), coragem de recomeçar e acima de tudo respeito nos meios em que labuta.
É pena que deixa nas mãos de pessoas desqualificadas, moral e tecnicamente, funções importantes. Melhor seria lutar de dentro.
Mas, de qualquer forma, é digno de parabés o gesto de coragem e nobreza do deputado, ainda.
Boa sorte Rands, na nova vida que por certo, também será exitoso.
Mais uma vítima de lulla….., que na sua irresponsabilidade de mexer com política não respeita o ser humano, apenas, os resultados finais….
Quem estimulou a candidatura de Rands foi Lulla, junto com humberto, joão paulo…..
Saindo do cenário, deixa campo livre para os dois, o primeiro incompente e outros adjetivos mais, o segundo, populista igual a lulla, mas, que não respeita nem mesmo os amigos, afinal joão da costa é seu compadre, ou seja, além de colegas de partidos, são compadres mutuamente……, agora os meninos ficarão sem padrinhos de batismo…….que pena……….