O Núcleo municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em Juazeiro realizará, de 23 a 26 de julho, em alusão ao dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28), a semana de luta contra a doença.
O evento vai acontecer no Centro de Saúde III, bairro Angaris, das 8h às 12h, e tem como público-alvo pessoas que receberam transfusão de sangue ou que realizaram alguma cirurgia de grande porte – incluindo cesariana – antes de 1993; usuários de piercing, tatuagem, drogas injetáveis, inaladas ou pipadas; usuários de vitaminas ou energéticos injetáveis antes da atividade física e familiares de portadores do vírus das hepatites B e C.
Durante a semana, várias ações serão feitas palestras, aconselhamento coletivo para DST/HIV e hepatites virais, testagem rápida para hepatites B e C, HIV e sífilis (não é necessário jejum) e vacinação para hepatite B a pessoas com faixa etária até 29 anos.
Para realizar o teste rápido, é necessário apresentar carteira de identidade. O objetivo é diagnosticar as hepatites virais precocemente para iniciar mais rápido o tratamento, evitando assim complicações futuras. (fonte: Ascom PMJ/foto reprodução)