Com dois mandatos de deputado federal em sua recente carreira na vida pública, Fernando Filho vai encarar pela primeira vez uma disputa pela Prefeitura de Petrolina. E sabe que a missão não será fácil. Mas se mostra animado.
Uma das razões relaciona-se não apenas ao amadurecimento político de Fernando Filho, mas sobretudo ao do seu partido, o PSB. Em 2008, as fortes divergências entre as principais lideranças socialistas na cidade – Fernando Bezerra Coelho e Gonzaga Patriota – são colocadas pelo candidato como fator preponderante para o fracasso do partido na eleição majoritária da época.
Mas Fernando Filho garante que essa página já foi virada. “Aprendemos com os erros do passado. Nossa unidade não é um ‘cavalo de batalha’ para retomar a prefeitura. Nós vamos voltar à prefeitura porque Petrolina precisa entrar no ritmo do estado”, ressaltou.
Na primeira parte da série de entrevistas que o Blog realizada com os candidatos a prefeito, Fernando Filho também refuta os boatos de que seria contra o programa “Nova Semente”, idealizado pela atual administração. Mas não poupa críticas ao atual quadro da saúde pelo qual passa a cidade. “Na eleição passada não fui eu quem andou por Petrolina prometendo que seria o prefeito da saúde”. O deputado também comentou sobre os números de uma recente pesquisa apontando o atual prefeito na dianteira. “À exceção de 2000, quem partiu na frente nunca ganhou a eleição”, completou.
Confiram:
Blog Carlos Britto – Candidato, você vem colocando o seu nome num momento em que sai uma pesquisa na qual o atual prefeito se mostra bem avaliado. Como o senhor recebe esse fato?
Fernando Filho – Primeiro, vou falar sobre a nossa candidatura, para apresentar a Petrolina um conjunto de forças. São 18 partidos, que se uniram em torno da nossa Frente. Quando o meu partido, o PSB, me lançou oficialmente, no final do mês de março, eu disse que ia procurar uma Frente, a mais ampla possível. Construímos para essa eleição a maior Frente. São mais de 100 candidatos a vereador, e estamos começando nossa caminhada, conversando com a população, mostrando tudo o que temos escutado ao longo da pré-campanha, e agora da campanha. Quanto à pesquisa eleitoral, pesquisa retrata o momento. E estamos apenas no início do processo eleitoral. Acho que a gente vai ter a oportunidade, como estamos tendo, nas nossas visitas, caminhadas, reuniões e, mais precisamente com o início da propaganda eleitoral, tanto no rádio quanto na televisão, de mostrar a Petrolina que existe na realidade contrastar com a Petrolina que foi mostrada nesses últimos seis meses, na propaganda da prefeitura. Estou extremamente tranquilo, acho que a gente tem muito tempo para poder se comunicar, falar, mostrar à população. Temos escutado relatos de todo o povo de Petrolina, seja no interior como na zona urbana, de como anda a saúde, o problema do transporte urbano, a falta de infraestrutura na questão da mobilidade e tantos outros problemas (…) Petrolina conhece nosso trabalho, nossa capacidade de poder articular e trazer os recursos, sejam do governo do estado ou do governo federal(…)Tenho muito tranquilidade do momento em que estamos vivendo. Quem acompanha política em Petrolina sabe que, com exceção da eleição de 2000, quem partiu na frente nunca ganhou a eleição. Então, acho que o jogo está só começando. A gente não pode estar tirando maiores conclusões com os números de agora da partida.
Blog – Candidato, o governador Eduardo Campos tem uma avaliação quase unânime dos pernambucanos em todo o estado, mas não tem a prefeitura da maior cidade do sertão. Passou a ser uma questão de honra retomar a prefeitura, haja vista a forma como aconteceu em 2008?
FF – Não, essa unidade não é uma cruzada pra poder retomar a prefeitura. Nós, do PSB, aprendemos com nossos erros de 2008. acho que o maior fruto disso é essa aliança do ministro Fernando Bezerra e do deputado Gonzaga Patriota, que já disputaram tantas eleições. Mas, a nossa divisão em 2008 foi, digamos assim, a maior responsável pelo resultado daquela época. Mas aprendemos com esse resultado e foi possível montar agora, em 2012, essa nossa aliança. E é isso que estamos mostrando à população. É lógico que Petrolina, pelo tamanho e a importância que tem, é uma cidade-chave importante, seja para o PSB ou para qualquer outro partido. Mas não é por conta disso que essa nossa eleição seja um “cavalo de batalha” para retomar a prefeitura. Nós vamos voltar à prefeitura porque Petrolina precisa entrar no mesmo ritmo (de crescimento) do estado. Petrolina carece de mais investimentos, de melhor saúde, de mais avenidas, de novas duplicações. É isso que vai nos fazer conquistar essa vitória.
Blog – O senhor tem andado muito pela cidade. Qual a maior reclamação do petrolinense?
FF – Sem dúvida nenhuma é a saúde. A população passa uma situação muito delicada na questão da saúde. Tenho andado, seja na zona urbana ou no interior. Tive a oportunidade de visitar alguns postos de saúde de madrugada, vi pessoas chegando às três, três e meia, quatro da manhã para pegar um local na fila, esperando pegar uma senha para serem atendidas. E quando conseguem ser atendidas, esperarem quatro, cinco, até seis meses para receber um encaminhamento para um especialista ou conseguir um exame mais detalhado. Então eu diria, sem medo de errar, o maior problema hoje que o petrolinense enfrenta é a questão da saúde.
Blog – E se o senhor for prefeito, o que pensa em fazer?
FF – Não fui eu que na eleição passada andei por Petrolina prometendo ser o prefeito da saúde e resolver os problemas da nossa cidade nessa área. E ninguém consegue fazer nada sozinho. A solução não é fácil. Eu acho que com a chegada do governo do estado administrando o Hospital Dom Malan, através do Imip, e agora no segundo semestre devemos ter a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento, as coisas devem melhorar mais. Nós nos propusemos a partir do ano que vem, num entendimento com a Universidade Federal (Univasf), dar a ela toda a gestão do Hospital de Traumas, sendo a prefeitura responsável pela fiscalização. Porque nós vamos exigir um atendimento de qualidade, que hoje não é o que a gente ouve da população, liberando assim a prefeitura para que possa cuidar única e exclusivamente da atenção básica, para que os postos de saúde, ou hoje as chamadas AME’s, ou o Programa Saúde da Família possa ter um médico regularmente no seu bairro. Tenho escutado muito depoimento por onde tenho andado que antes não tinha um posto de saúde bonito, uma AME bonita, mas tinha a frequência do profissional. A nossa ideia é poder juntar esforços, seja com a universidade (governo federal), com o governo do estado, garantindo assim a presença do profissional de saúde nos bairros, e evitando que as pessoas venham ao Dom Malan ou ao Traumas tratar de um assunto que possa ser resolvido ainda no seu bairro.
Blog – Numa recente entrevista de rádio, o senhor comentou sobre um novo modelo de creches para Petrolina, mas suas palavras acabaram tendo uma repercussão distorcida, como se fosse contra o “Nova Semente”, menina dos olhos do atual prefeito. O que o senhor pensa disso?
FF – Fiz um comentário numa entrevista, recentemente, primeiro reconhecendo o papel bonito das pessoas que trabalham no Nova Semente. Lá você tem profissionais que se desdobram, se dedicam pra poder cuidar de 30, 40, 50 até 60 crianças numa casa que sequer foi concebida para ser uma creche. Uma casa normal, que é alugada num bairro da nossa cidade. Então, esses profissionais já são vitoriosos por conseguir esse malabarismo. Vai aqui nossa homenagem a eles. Quanto ao programa, a iniciativa é louvável, de você poder proporcionar um local pra deixar os seus filhos. O que estamos nos propondo, e é isso que tem no nosso programa de governo, assim seguindo o modelo do Pró-Infância, do Brasil Carinhoso (do governo federal), é que a gente possa melhorar as creches. Ninguém falou em acabar o programa. A gente quer ver uma creche que tenha um berçário, um lactário, um solário, uma ‘brinquedoteca’, uma área de lazer. Creche com estrutura, onde ali a criança possa ter, de fato, uma iniciação pedagógica que possa prepará-la para o Fundamental I. Então, no nosso governo, nenhuma mãe vai perder o direito de ter um local de deixar o seu filho, que é uma conquista do povo petrolinense. Agora, a gente precisa melhorar a estrutura. Algumas eu diria que têm estrutura até razoável, mas tive a oportunidade de visitá-las e vi que outras não têm condições de receber 30, 40, 50 crianças. Como tenho escutado também dos próprios profissionais que me diziam que sua creche não tem condições de receber tantas crianças, mas recebe porque era a casa disponível no bairro. E aí acho que é nosso papel poder dotar essas unidades com uma melhor estrutura.
Me parece ter bons assessores de imprensa o garoto ai, deve ter a melhor campanha colorida na televisão. Mas lóssio vai engolir ele nos debates. Vai ser uma disputa interessante.
Em 2008 Júlio partiu com 4% e engoliu Gonzaga, um homem conhecido e experiente, imaginem já partindo com 36%
O QUE ME INTRIGA CANDIDATO É QUE SEU GRUPO POLITICO GOVERNOU PETROLINA DURANTE MUITO TEMPO AO LADO DO GOVERNADOR E PRESIDÊNCIA, E NÃO FOI FEITO NADA A MAIS DO QUE ESTÁ SENDO FEITO AGORA, ALEGAM QUE O QUE TÁ SENDO FEITO ATUALMENTE É COM VERBA FEDERAL, E SEU GRUPO NÃO FEZ PORQUE?? FALTOU VONTADE OU SEUS AMIGOS NÃO SÃO LEAIS??
CONCORDO PLENAMENTE MAURILIO DEVEMOS OLHAR PARA A REALIDADE SEM PAIXÕES POLITICAS!!!
NADA CONTRA FERNANDO FILHO, MAIS A VEZ É DE QUEM TÁ TRABALHANDO!!
JÚLIO MERECE MAIS UM TEMPO DE TRABALHO!!
Húnnnn ta querendo fazer media ne dizendo que não tém nada contra o FF, já ta com medo de Lossio não ter mais 04 anos.
comentário muito inteligente maurilio, se todo cidadão fosse observador dessa forma, não entregariamos nosso futuro nas mãos de politicos que vivem de conversa bonita!!!
não o conheço pessoalmente nem ele me conhece, mais devido ao seu trabalho meu voto é 15! é júlio!!
Húnnnnnnnnnn seraaaaaa que vç não conheçe claudio, aiiiiiiaiiiiiii KKKKKKKKKK.
Votem em quem quiser, mas sejamos justos. O grupo político ligado a Fernandinho já fez muito por Petrolina e região. Petrolina não seria o que é se não tivesse grandes políticos em sua história. Não me digam que o mérito é todo do Rio São Francisco. Tem várias cidades às margens do Rio, inclusive centenárias como Juazeiro, mas nenhuma se desenvolveu como Petrolina nas últimas décadas.
falou bonito Maurilio!!!!!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKK, VC QUE PENSA, MEU CARO ESSA É DE JULIO LOSSIO, SE CONFORME E VAR TERMINAR SEU MANDATO DE DEPUTADO, POIS ESSE SERA SEU ULTIMO MANDATO COMO POLITICO, O POVO DE PETROLINA TA FICANDO ESPERTO E NAO CAI MAIS SO EM PAPO BESTA NAO, O POVO GOSTA É DE TRABALHO, E ISSO JULIO LOSSIO TA FAZENDO E VAI CONTINUAR FAZENDO..É 1555555555555555555555555555555555555555555
VÇ que pença minha cara, e vç quem deve se preucupar em arrumar um outro emprego, e as malas támbém porque a rural vai levar Julio e todos os cargos comissionados kkkkkkkkkkkkk.
Será que Odacy consegue virar???rsrsrsrs
Pois dos que tem dúvida em quem votar nessas eleições ( os que eu conheço), inclusive eu tenho, o primeiro candidato a ser excluido é Fernando Filho, por que será? ai ficamos entre Julio e Odacy, e vamos ver no que dá….
Se so tivesse a opçao desses dois( JULIO LOST E CHUCHU AMORIM)…sei nao…jogava meu voto…NO LIXO…que daria no mesmo!!!
O lixo pode ser reciclado, já o esgoto… (até pode, mas é um trabalho absurdo…)
HEHEHEHEHEHEHEHEH
QUEM TEM QUE IR PARA O PANTANAL É ESSE PREFEITIM QUE AÍ ESTA. VAI PESCAR, E DEIXA PETROLINA SE DESENVOLVER, COM FERNANDINHO, EDUARDO, DILMA, E AINDA DE QUEBRA SEU PAI MINISTRO PARA ANGARIAR OS RECURSOS. PARABÉNS PARA PETROLINA. ESSE GRANDE JOVEM MERECE O VOTO DE CONFIANÇA DE SUA GENTE. É O 40 PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO.
E
Você tem prestado atenção na pol´tica daqui da região e pernambuco ( a pergunta é sem provocaçã)? “tu tá ligado” que se Eduardo perder a prefeitura de Petrolina e de recife, FBC corre o risco de perder o ministério né? aguarde.
Valores verdadeiros em uma estrutura lógica não necessariamente tornarão o raciocínio ser correto. É como se dissesse que as focas se alimentam de peixes e são gordas, ora, elas são gordas não pela ingestão de peixes, mas sim, porque é próprio da estrutura física delas. Afirmando-se também que boi são gordos porque se alimentam de verde estamos incorrendo no mesmo erro. Então, vamos deixar de comer peixes e verduras porque estas engordam? Claro que não. Quem parte na frente não quer dizer que vá perder a eleição, apesar de que, como disse o deputado Filho, com exceção da eleição de 2000, quem partiu na frente nunca ganhou a eleição. No pleito passado Gonzaga tinha o apoio de mais de dez partidos e perdeu a eleição, então não podemos raciocinar que quem tem apoio de vários partidos tende a perder, mas também é uma afirmação falsa mostrar esse detalhe como solidez de uma candidatura vitoriosa. Conclusão: “Valores verdadeiros em uma estrutura lógica tornam a estrutura verdadeira; porém, em outras, farão a estrutura ser falsa”. Essa é a lógica.
Otima entrevista, esclarecedora inclusive é 40 neles
JULIO LOSSIO está trabalhandoo?????só faz creche é????
ainda vem com historia de deixar de paixao????
TODAS AS GRANDES OBRAS DE PETROLINA TEM FAMILIA COELHO….JULIO LOSSIO CAIAAA FORAAAA PARA O BEM DE PETROLINAAA CHEGA DE ATRASOO. ENROLAR 6 MESES ANTES DA ELEIÇAO NAO DA
você está muito mal informado caro Roberio, cuidado seu voto tá no lixo………………….
Roberioo o maior problema e que ele nunca divulga os altores das emendas e dos projetos que ele esta execultado, porém quantas mais criches vierem melhor, e melhor e melhor ainda seria se o povo tivesse o seu direito saber respeitado para poder agradecer atravesde seu voto .
O outro candidato a reeleiçao so fala de creches… Petrolina pensa grande Prefeito do atrazo… Mostre alguma obra da construçao civil feita pela atual adiminstraçao!!!! Atrazando Petrolina esse Julio Dos amigos……. PETROLINA FICANDO PRA TRAZ POR CONTA DESSE PREFEITO QUE AI SE ENCONTRA……
è isso aee Fernando filhoo, não voto em petrolina mais se votasse meu voto seria de Fernando filho. to torcendo por ele.
Boa, nem você nem Fernado votam aqui, mas a torcida ja vale alguma coisa….
Se cidade vivesse só de creches, eu votava 15!
PARABEMS POR SEU COMENTARIO. ESTA NO CAMINHO CERO. VAMOS RUMO AO DESENVOLVIMENTO. NOSSA AMADA CIDADE MERECE.
uma conversa vç não deve ter nenhuma ideia, doque e ganhar 1/2 salario minimo para trabalhar nessas creches, pegar uma casa ja alugada, reformada, mobilhada ja toda pronta para inalgura e muito facil, tenta vç abrir uma, e depender das condicoes da creche os investimentos poden xegar ate 20 mil reais, e o prefeito não da um centavo do bolsso dele e mole.
Pessoas que acham que votar neste rapaz Fernando Filho vai melhorar alguma coisa. Quanto tempo estiveram no governo e nunca melhoraram nada e achar q Julio só faz creches estão realmente por fora do que acontece em nossa cidade, tudo o que ele fizer na cidade para os que não precisam, vai parecer pouco.
Dito pelo candidato em relação à saúde:vi pessoas chegando às três, três e meia, quatro da manhã para pegar um local na fila, esperando pegar uma senha para serem atendidas. Isso não é só na administração atual, esse fato de pessoas está pondo em risco a vida saindo pelas madrugadas de casa já se repete há muito tempo. É sempre assim e louve a bela oratória dos candidatos!
Acho que esse critica, critica não está com nada.A verdadeira critica aquela construtiva real, que vale a pena deve ser feita na hora de votar,esse bla bla bla , não serve para nada se você não votar com consciência .Temos vários candidatos escolha o que melhor lhe agradar sem baixar o nível.Afinal de contas somos livres para nossas escolhas certas ou não.Para que tanta agressão.
é para isso que os políticos são treinados, pois se não fosse pelo dinheiro ninguém queria ser prefeito. Quanto as Creches, na minha opinião é um projeto muito astuto, pois deixa contente as famílias mais carentes, ou seja, a maioria da população, e isso é uma jogada de mestre não acham? Em compensação a maioria delas estão localizadas em bairros sem saneamento com esgotos passando na calçada, e isso sim deveria ser visto como prioridade pelo nosso prefeito, pois a saúde dessas crianças está em risco. Estou em dúvida, mais uma certeza eu tenho, POLITICO QUE PROMETE E NÃO CUMPRE, COMIGO NÃO.
Gente, os dois melhores anos de governo do grupo FBC foi o de Odacy….será que esses políticos corruptos acham que o povo não tem memória, FBC esquece de toda tristeza que causou aqueles que ficaram desempregados por sua causa.Que por decreto excluia funções de funcionarios do quadro nao hora que bem entendia,nao tem respeito por ninguém foram mais de mil familias que amargaram a dor de derepente perder seus salários… o povo tem memória viu seu fernadinho, vc era pequeno mas seu pai ja causava sofrimento em muitas familias.
Julio Lossio fez em 4 anos sem apoio do governo o que esse povo não fez , o que fortalece o nome Coelho é o velho Osvaldo que trouxe os projetos de irrigação , a univasf e está apoiando o nosso prefeito Julio Lossio .
Sinceramente me assusta a imaturidade política dos petrolinenses, as vezes tenho a ligeira impressão que não estou em Território pernambucano! falam das velhas oligarquias como se nunca tivessem no poder, como se atual prefeito um calouro de última hora não precisasse do apoio deles para se efetivar no poder, esquecem que esse mesmo governo chegou a prefeitura pelo um apoio sorrasteiro e de última hora dos coelhos que se desagradaram com o preciosismos e prepotencia de patriota. Mas que isso parece que o petrolineneses tem memória curta, além disso esquecem de estamos diante de um governo reeleitoreiro, que começou a trabalhar pela cidade de última, da mesma forma que ganhou a eleição, ou seja, no último ano! Nova petrolina só surgiu em 2012? pq não em 2009 quando iniciou o governo, a já sei a velha estória estava arrumando a casa, tá e depois ganhar vai trabalhar pela petrolina em 2016? e o pior e ainda o sinismo de dizer que a cidade é independente não precisa de nenhum poder Estadual e Federal. que tem autonomia orçamentária suficiente pra governar, o engraçado é q na hora dos louros, referencia a educação, os bolsas escola, família, onibus do MEC, Minha Casa Minha Vida, os programa saúde da Família, agricultura familiar, Água para todos, fome Zero, PAC saneamento básico, etc. Mas que isso não precisa de nenhuma deles. Acordem, pensem, reflitam e sejam mais críticos e façam valer a tradição e ciencia polítca pernambucana. Precisam de um voto de repúdio, alternativo, quem sabe o Odacir realmente não seja um retorno produtivo para a cidade, fez um governo no pouco tempo que ficou, mais uma oportunidade não seria uma má idéia!