Pernambuco terá seu primeiro censo penitenciário. A ação será pioneira no Brasil. O levantamento das informações acontecerá nos meses de agosto e setembro de 2012, em todas as unidades prisionais do Estado, e contará com a participação de cerca de 200 profissionais, entre gestores, agentes de segurança penitenciária, técnicos e terceirizados.
Para isso, a Gerência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Ressocialização (Seres) realiza nesta terça-feira (24) um workshop para capacitar as pessoas envolvidas na operacionalização do projeto. A iniciativa será apresentada amanhã no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O objetivo do evento é estimular o uso correto dos recursos tecnológicos disponíveis e promover a troca de experiências.
Após o censo será possível traçar o perfil socioeconômico de todos os 25 mil reeducandos do estado, levando em conta fatores como família, educação, trabalho e saúde para planejar a aplicação de políticas penitenciárias mais adequadas e voltadas à ressocialização.
Os reeducandos serão cadastrados em Banco de Dados através de biometria, por meio da identificação digital. Estas informações serão utilizadas pelos órgãos de segurança pública, seguindo às diretrizes do Pacto Pela Vida. (Do Diário de Pernambuco)