Dores de cabeça, inchaços nas pernas, palidez, distúrbios alimentares, palpitações e sonolência. Estes são alguns dos sintomas da anemia, doença que tem como característica a diminuição de hemoglobina (responsável pelo transporte de oxigênio no sistema circulatório) na circulação. As causas podem ser genéticas, nutricionais ou hemorrágicas. E é com o objetivo de difundir informações sobre a patologia bem como detectar novos casos, que o Centro de Oncologia (Ceonco) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) realiza na próxima sexta (27), uma ação que inclui palestras e a realização de exames específicos para o diagnóstico.
Ao todo, 100 pessoas serão beneficiadas com os exames. Para tanto, basta que compareçam ao Ceonco até esta quinta (26) e façam a inscrição. É necessário levar a identidade e o cartão SUS. Todo o procedimento é gratuito. Caso seja detectado alguma alteração nos resultados, os pacientes serão encaminhados imediatamente para a hematologista do Ceonco, Marcia Flávia Pinto.
“Podem participar dessa iniciativa pessoas em qualquer idade. O que importa é o trabalho de conscientização no qual o incentivo para o auto cuidado é estimulado através destes eventos promovidos pela unidade de saúde. Nesse caso, se for detectado qualquer problema, já daremos o suporte ‘in loco’ e, dependendo do caso, o tratamento. É bom lembrar que a anemia, quando não tratada, pode trazer consequências graves para a pessoa, inclusive risco de vida”, enfatiza o enfermeiro chefe do Ceonco, Paulo Loivo.
A ação também vai contar com palestras ministradas por alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Hemope/Petrolina.