Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros elabora carta aberta em defesa da escultura da Mãe D’Água

por Carlos Britto // 02 de outubro de 2012 às 15:52

A Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros (Aecab) elaborou uma carta aberta lamentando a repercussão negativa da escultura da Mãe D’água, na Orla de Petrolina. No documento, o presidente da Associação, Jorge Rodrigues Barbosa, pede mais respeito às tradições afro-religiosas e lembra que o Brasil é um estado laico, com espaço para todas religiões e crenças.

Vejam:

“Nós, povos de terreiro da região de Petrolina (estimados em mais de 400 terreiros de candomblé, umbanda, tendas, sessões, entre outros segmentos religiosos de matriz afro-indígena), representados pela Associação Espírita e de Cultos Afro-Brasileiros (Aecab) nos sentimos extremamente ofendidos com os últimos posicionamentos a respeito da escultura do artista juazeirense Lêdo Ivo, que antes é parte das tradições ribeirinhas do São Francisco, popularmente conhecida como Iara ou Mãe D’água.

Nas religiões de matriz africana a força dos rios é cultuada como a Orixá Oxum, cuja cor é amarela, e a força das águas do mar é cultuada como Iemanjá, representada pela cor azul-celeste e branco. Muitos símbolos são colocados em praças públicas e evocam o sentido de outras religiões, a exemplo do monumento público da Bíblia, colocada em uma praça da nossa cidade, e que nós respeitamos porque todas as religiões devem ser respeitadas, pois o Estado Brasileiro é laico, conforme assegura a Constituição Federal do Brasil.

Assim, se na nossa cidade é colocado qualquer símbolo que evoque as tradições afro-religiosas brasileiras temos o direito ao mesmo tratamento e respeito. A bela escultura do grande artista juazeirense, Lêdo Ivo, independente da sua vinculação religiosa deve ser mantida na nossa cidade.

Nós, povos de terreiro, publicamente, pedimos ao nobre escultor que um dia possa agraciar nossa região com esculturas de Iemanjá e Oxum, Orixás das Águas, mas achamos bela a escultura da Mãe D’água, como também é o Nego D’água de Juazeiro.

Essa problemática relembra as polêmicas de quando foram colocadas as esculturas dos Orixás no Dique do Tororó, em Salvador, que hoje é parte do Patrimônio Cultural da Bahia.

Imaginem se tivéssemos que acabar com os símbolos que lembrem as religiões brasileiras. O que faríamos com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro? O que faríamos com os Orixás do Dique do Tororó em Salvador? O que faríamos com o Nego D’água de Juazeiro? O que faríamos com a Bíblia Sagrada em Petrolina? O que faríamos com a escultura da Mãe D’água do Rio São Francisco? O que faríamos com a escultura do Padre Cícero em Juazeiro do Norte? A solução é apagar todos esses símbolos? Ou deixarmos para posterioridade e asseguramos o respeito a todos as religiões e tradições do nosso País?”

Jorge Rodrigues Barbosa/ presidente da Aecab

Associação Espírita e de Cultos Afro-brasileiros elabora carta aberta em defesa da escultura da Mãe D’Água

  1. Hugo disse:

    MÃE D’ÁGUA UMA PINÓIA! COLOQUEM O NEGO D’ÁGUA QUE FAZ PARTE DA CULTURA REGIONAL, MAS ESSA COISA AÍ, NÃO!

    1. kaio disse:

      essa coisa nao! olha o respeito pela rainha das aguas. si vc nao acredita tanbem nao desfaça.. e pra vc que ta fora do mundo atual.. a religiao ta atuada…..

  2. ticão disse:

    Quanta besteira!

  3. edna disse:

    Por favor o nome ja diz tudo maê todos tem idependente de ser humano ou nao onde esta o respeito Que Olorum abra seu muntue axe para todos.

  4. Marconi Silva Costa disse:

    Lembremos da obra faraônica erguida pelo Edir Maiscedo em São Paulo…o “Templo de Salomão”…sem falar nos seus templos residenciais que é um luxo só. Temos que abrir os olhos pelo crescimento de supermercados da fé que estão surgido a cada esquina. Todos esses pastores são alunos de edir maiscedo.

  5. Marconi Silva Costa disse:

    Querem acabar com símbolos que lembrem as religiões brasileiras seus mercadores da fé? O que os srs edís ( alunos de Edir Maiscedo) dizem a respeito da mega construção do simbolo do templo de Salomão em São Paulo que custou a bagatela de 1 bilhão de reais? De onde veio essa dinheirada?Muitos estão com o rabo preso alí pois lavaram muito mais dinheiro do que no caso da Petrobrás.

  6. Wilson R. Poeta disse:

    Muito pequeno esse “Deus” que precisa ser protegido por fanáticos religiosos.

  7. Jairinho disse:

    Não são os símbolos religiosos que nos impedirá de anunciar o reino de Deus, sou defensor das Sagradas escrituras, se hoje fosse votado um projeto que tirassem todos os ícones religiosos dos locais públicos a Bíblia teria que sair, sei que muitos não pensam como eu, Paulo, pregou aos gregos no aeropagos e lá com certeza tinha deuses, ele ensinou-lhes a verdade, Jesus não obriga que ninguém o siga, mas ELE mostra o caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Como teria votos se o próprio Guilherme tem pouca representatividade. No mais, o vereador é de pouco trato. Ignorante na…