Um dado chamou a atenção nas eleições do último domingo (7): O grande número de abstenções. Em Petrolina e Juazeiro, por exemplo, a quantidade de pessoas que deixaram de votar foi absurda.
As razões para isso podem ter sido as mais diversas possíveis, mas simplesmente essas pessoas deixaram de comparecer à votação – o que representou um enorme prejuízo, sobretudo para os candidatos que não se elegeram (ou se reelegeram).
Em Petrolina as abstenções totalizaram 26.405, representando 14,81% dos votos. Em Juazeiro, chegaram a 22.351 – ou 16,70% dos votos. Sem dúvida, um dado preocupante.
Existe uma suspeita que o grande número de abstenção tenha como uma das causas a não baixa dos títulos de falecidos, o que teria como objetivo aumentar o número de eleitores (chegar a 200.000), o que forçaria um 2º turno em Petrolina, p que já pode ocorrer na próxima eleição para prefeito em 2016.
Realmente é preocupante!
Mas isso reflete a insatisfação, a falta de crença nos políticos.
Essas pessoas que se abstiveram de votar, são realmente aquelas que estão indignadas com o comportamento dos políticos.
Se todo cidadão tomasse essa atitude com certeza os políticos iriam mudar de atitude.
Culpa das pesquisas mentirosas que sairam um dia antes das eleições, que desanimaram os eleitores que acharam que seus candidatos estavam perdidos.
Acredito que a tendência é piorar. As pessoas estão desacreditadas na política brasileira e não têm mais ânimo de votar. Eu sou um destes, mas ainda assim votei (somente pra prefeito) porque eu resolvi não viajar. Mas conheço pessoas que moram em Petrolina e votam em Juazeiro (e outras cidades próximas) e simplesmente não atravessaram a ponte para votar. Perguntei por que e todos responderam a mesma coisa: NÃO TEM CANDIDATO QUE PRESTE! PREFIRO JUSTIFICAR AQUI AO ENVES DE VOTAR NULO! Não tiro a razão deles! O Brasil que conhecemos está mudando aos poucos e graças à iniciativa dos últimos presidentes as pessoas estão ficando mais cultas, estão tendo mais acesso à educação.
Eu espero por dias melhores com cidadãos fora e dentro da política e não como ainda hoje persiste, um bando de espertalhões desejando coro privilegiado, salários ótimos sem precisar de nível educacional adequado, pouco trabalho, mordomias, etc…
É a prova de que o povo quer politicas eficiente, ao invez de politicos.
Sendo bom pode ser qualquer um…
O problema tbm foi do TRE eles mudaram os locais de alguns eleitores e eles estavam deslocados muitos desistiram de votar por conta disso..
Preocupante? Votar não deve ser obrigatório, isso é anti-democrático, espero a reforma política seja feito em breve e que essa obrigatoriedade acabe.
Isso ja era esperado, e o motivo é claro: tivemos uma eleiçao em um período pouco favorável a credibilidade política brasileira ( o tsuname de polÍticos corruptos sendo malhados no MENSALÃO ), isso é uma vergonha pro PAIS.
E a resposta foi dada, com a assustadora ausencia de eleitores as URNAS nestas eleições.