Artigo: A reeleição de Lóssio, segundo os números da matemática

por Carlos Britto // 09 de outubro de 2012 às 14:30

Num artigo enviado ao Blog, o leitor Jaime Moura faz uma análise interessante sobre a reeleição do prefeito de Petrolina Júlio Lóssio (PMDB), sob a ótica dos números da matemática.

Confiram:

Prezado Carlos Britto,

É importante que certas informações cheguem aos seus leitores.

À luz da legislação vigente não há o que se discutir: O sr. Júlio Lóssio foi eleito Prefeito de Petrolina. Não teve a aprovação da maioria dos votantes, mas ganhou.

Vejamos os números.

Petrolina tem inscrito 178.301 eleitores. Compareceram para votar 151.896 (85,19% dos inscritos), 26.405 (14,81% não compareceram para votação: não opinaram).

Destes 151.896 que compareceram, 8.446 (5,55%) eleitores anularam ou votaram em branco. Manifestaram-se contra a tese da recondução do atual governo municipal ou não concordaram com as propostas apresentadas por todos os candidatos para o futuro governo de Petrolina. Não se manifestaram favoravelmente ao atual governo, isto é fato.

1). 64.929 eleitores (42,75% dos que compareceram e votaram nominalmente) votaram pela prorrogação do atual governo municipal. Votaram em Júlio Lóssio para prorrogação do governo atual.

2). 78.521 eleitores (51,69% dos que compareceram e votaram nominalmente) votaram contra a prorrogação do atual governo municipal:

a). 46.635 (30,70% dos que compareceram e emitiram para mudança de governante) votaram em Fernando Filho;

b). 29.506 (19,43% dos eleitores que compareceram) emitiram opinião por troca do governo atual; votaram em Odacy Amorim e

c). 2.380 (1,57% dos compareceram) votaram por troca do governo atual. Votaram em Rosalvo.

Destes dados é possível concluir que a soma dos que votaram por trocar o atual governo, mais os que votaram em branco ou anularam seus votos (não concordaram ou discordam do atual processo), chega a 57,25% (86.967) dos eleitores que livremente compareceram às urnas no dia de ontem.

Júlio Lóssio foi eleito, é verdade, mas não com a maioria do eleitorado. Esta, a maioria, foi contrária à prorrogação de seu mandato.

Esta é a leitura matemática dos resultados.

Jaime Moura/Leitor

Artigo: A reeleição de Lóssio, segundo os números da matemática

  1. elizandro SOARES disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MANER!!!

    1. Costa disse:

      Eu quero saber é se Julio vai ficar como um exemplo ruim para nossos filhos, para as crianças do nova somente e para os filhos dele. Exemplo de politico que faz o que quer com a maquina pública e não é punido! Ele ainda tira onda… há mas foi só um pouquinho (so umas plaquinhas);
      O são joao foi superfaturado, mas a maioria gostou…
      Eu peguei o dinheiro dos servidores.. mas vou colocar de volta. GENTE, é esse o exemplo que queremos dar para nossos filhos. Então roubar comida é justificavel?? Num vai fazer falta pra ninguem

    2. afonso disse:

      Papo de derrotado! Análise ridícula.
      Qualquer candidato vencedor cairia na mesma análise. Essa foi demais.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      1. Fafa disse:

        Oh! coitado…..homem procurem se conformar, que é a melhor coisa que podem fazer…Dr. Júlio ganhou prque é bom!!!

        1. Costa disse:

          Pq é marqueteiro!! So fem marketing neste ultimo ano pra enganar troxa como vc colega!

        2. EU disse:

          bombril, ele é uma merda. coloca as crianças em espaços chamados sementes sem estruturas nenhuma, rouba descaradamente o dinheiro do servidor, faz uso da máquina administrativa, desvia verbas para fazer festas e provar que a população é abestalhada e se contenta com pouco, jamais quer vê sua Cidade desenvolvida, ainda hj procuro uma obras deste sujeito e não encontro, pois ele mudou o trânsito, daqui uns dias os esgotos vão está todos estourados, pois tal rua não tem a mínima condição de tráfego para carros grandes. As AMES são federais, todo munícípio brasileiro tem, somente que totalmente diferente daqui, tem atendimento médico, aqui não. Não sejam cegos, meus petrolinenses e deixar ser enganados por coisinhas, nas quais nós merecemos muito. Se ficar, passa dois anos e entrega a Guilherme, que quando prefeito o que muito fez, foi encher o bolso com desvios de verbas e foi punido pelo TCU.

      2. Costa disse:

        Análise rídicula é ver o ILÍCITO como normal. E derrotados são os Petrolinensses com esse típico politico BRASILEIRO no poder. Que arrancam das minhas e das tuas costas o dinheiro para ele aumentar o seu patrimonio.

    3. petrolinense nato disse:

      Babão, essa leitura sempre será a mesma em municipios onde nao houve segundo turno!

  2. Jose disse:

    SE TODOS TIVESSEM ANULADO SEU VOTO E APENAS 01 TIVESSE VOTADO PELA REELEIÇÃO MESMO ASSIM LÓSSIO AINDA ERA RECONDUZIDO ESSA É A LEI ELEITORAL

    1. RILDO BRITO disse:

      PETROLINA=40 SEM O ZERO É IGUAL A MAIS 04 ANOS DE
      ATRAZO!!!!

      1. Anônimo disse:

        Atrasado eh vc! Que ainda eacreve atrasado com “Z”
        vamos estudar pra o progresso da nossa cidade!

  3. Kauan Standler disse:

    Interessantes numeros, mas o texto bem que força uma barrinha pra deixar claro ou tentar dizer que Julio não é merecedor…kkkkk. Cabou-se, só na próxima. O que faltou foi união, planejamento por parte da coligação. É melhor o lado azul se preocupar em fazer um trabalho(Federal//Estadual) maior e melhor que o municipal, como mostram os números acima, é muito voto a serem reconquistados. Lembrando que sim, esses votos são de suma importância no próximo processo eleitoral e posteriormente futuros pleitos. Abraços, e deixo claro que sou um eleitor que votou nulo.

    1. Maria disse:

      É claríssimo de que ele não é merecedor!

      1. Ingrid disse:

        Merecedor ou não.Júlio mostrou que tem muita gente apostando na sua capacidade e que acredita que a cidade pode melhorar!

        1. Anônimo disse:

          em que sentido porque nada fez em 3anos e 7 meses em 3 meses fez muita coisa so para mostra que trabalha.

        2. EME disse:

          CAPACIDADE PARA …. DO POVO E SE MASCARAR ISSO TEM E MUITO.

    2. PROFESSORA disse:

      Não acabou. O processo dele tem até 3 anos para ser julgado (se chegar ao STE) porque pode ser indeferido antes.O TRE ainda não seu resposta.E ainda pode ser acrescentado ao processo, as denuncias o caso do dinheiro do São joão e do PETRAPE. Ou seja, pode acontecer em petrolina o mesmo que aconteceu em Santa Maria da Boa Vista com o prefeito Leandro.

  4. Greicy Swarra disse:

    1º não é sr. Julio Lossio e sim Dr. Júlio Lossio
    2º vamos saber perder ……….

    1. Maria disse:

      É Sr. Júlio Lóssio, o título de Doutor é para quem fez doutorado, PhD e ele não tem doutorado e nem PhD, entendeu?
      Todo médico, advogado, que saem da faculdade é bacharel, esse negócio de bacharel ser chamado de doutor é apenas cultural. Então, continua sendo Sr. médico bacharel Júlio.

      1. Pedro Olinda disse:

        Como vocÊs são bestas!!! Vão discutir algo importante..”Ele não é dr. é sim, é não…oxe”

      2. gal disse:

        Gostei,kkkkkk. Sr. Julio, muito bem.

      3. Ingrid disse:

        E daí??
        ele vai deixar de dormir por causa disso??

    2. cleide disse:

      e desde de quando ele fez doutorado???? O título de doutor para os profissionais que fizeram doutorado!!!

    3. RILDO BRITO disse:

      PETROLINA=40 SEM O ZERO É IGUAL Á MAIS 04 ANOS DE ATRAZO!!!!!

    4. Fafa disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!, não sabem perder!

  5. Paulo Ricardo disse:

    Esta matemática sua não tem nenhum fundamento. Os votos brancos e nulos não são contra a gestão do Prefeito reeleito Júlio Lóssio, e sim, contra as propostas apresentadas por todos os candidatos.

    1. Manoel disse:

      Ou quem sabe? burrice na hora de votar. Tem voto nulo e voto em branco que é voto consciente, mas muitos dele é porque o eleitor não sabe votar mesmo e erra tudo.

  6. Lucas disse:

    Cada um escolhe como votar, mas o resultado depende da maioria, e a maioria em Petrolina quis Julio Lóssio. Se voce escolheu outro candidato, que não conseguiu ser maioria, tem agora que aceitar o resultado, mesmo que seja chorando, resmungando, cobrando, fazendo conta, enfim, de qualquer jeito tem que aceitar.

    1. cleide disse:

      é a democracia, não votei nele, vamos respeitar a vontada das urnas!!!

    2. Maria disse:

      Que maioria? Pode ser o da sua casa.

    3. RILDO BRITO disse:

      QUEM PERDEU FOI PETROLINA-PE

  7. Ednaldo disse:

    Dor de cotovelo de quem perdeu.

    1. gina disse:

      Sera que julio assume?ele esta sobjudice e ta quase impossivel ele assumir..entao voltei nele, e perdi meu voto…

      1. EME disse:

        ISSO É O QUE DAR SER MANIPULADO. VOTO SE PERDE QUANDO O CANDIDATO É … VOCÊ PERDEU SEU VOTO VOTANDO EM CANDIDATO ..O.

  8. Osvaldo disse:

    Essa é a leitura de quem quer desvalorizar uma vitoria, nas regras da Democracia. O mesmo calculo prova que mais eleitores não quiseram os outros candidatos.

  9. Jesus de Maria disse:

    Prezado Jaime Moura,
    Essa conta todo mundo sabe! A lei eleitoral permite isso, e poderia ganhar qualquer um dos quatro candidatos. Agora, se a rejeição de Júlio é grande assim, imaginemos a dos demais candidatos. Sua conta, Jaime, não ofusca a vitória de Júlio. Quem não compareceu para votar, salvo os motivos justificados, abriu mão da oportunidade. Perderam eles.

  10. Javã Lauriano da Silva disse:

    151.896 corresponde a 85,19% de 178.301 e não 58.19% como consta na postagem.

  11. Amadeu disse:

    ISSO JA ESTAVA CLARO; INFELIZMENTE A LEITURA OFICIAL NÃO É FEITA DESSA FORMA. VALE SALIENTAR QUE VENDO DESSA MANEIRA, A REJEIÇÃO AO ATUAL GESTOR FOI MAIOR DO QUE A ACEITAÇÃO. OS ELEITORES DEIXARAM ESSA LIÇÃO AQUELES QUE SE ACHAM IMPORTANTES… VALE A PENA UMA GRANDE REFLEXAO POR PARTE DOS GESTORES ELEITOS…

  12. edvaldo disse:

    Mais fácil o matemático concluir que Petrolina não tem 2º turno. Esse negócio todo pra que mesmo?

    1. Rapadura disse:

      Risíveis argumentações matemáticas !!! Tentou construir um SOFISMA e se deu muito mal !!!

    2. Fafa disse:

      Deixem o homem em paz!…foi o povo que quis!!!

  13. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    OK!! 78.521 eleitores não queriam Lossio Prefeito! mas vc esqueceu e dizer que:

    96.815 eleitores não queriam Fenandinho
    113.944 eleitores não queriam Odacy
    141.070 eleiores não queriam Rosalvo!!!

    aaahhh, e só lembrando, todo mundo sabe que Odacy iria apoiar Lossio!! na verdade muita gente acha que ele já estaria apoiando por debaixo dos panos!!!

    1. Joaquim da Silva Rabelo disse:

      caso houvesse segundo turno em \Petrolina, claro!!!

      1. figueiras disse:

        joaquim, voce é economista? pelos seus calculos percebi….me diga uma coisa, , se julio esta sob judice, de acordo com o resultado, ele nem vai poder assumir,nao é?Fale sobre isso, se voce sabe algo,para nos dizer ..

  14. Cláudia disse:

    Correção:
    Primeiro – não é 58,19% e sim 85,19% compareceram para votar;
    Segundo – não comparecemos as urnas livrementes (como foi colocado), mas somos obrigados a votar, caso contrário, teremos que justificar ou ficar sem o temível comprovante de votação;
    Terceiro – Júlio Lóssio teve 45,26% dos votos, pq quem anulou ou votou em branco não conta para o TRE e sim os votos válidos.
    Conclusão minha: os números explicam, mas também enganam…

    1. Manoel disse:

      Em branco não é voto, é a comunicação de que não quer votar em ninguem.

      1. Manoel disse:

        Isto quer dizer que nós brasileiros não somos obrigados a votar. E sim a comparecer a seção e assinar a folha de votação, com o livre arbitrio de votar, anular ou comunicar que não quer votar.

  15. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    fala sério,
    o cara vence um adversário, MUITO mais poderoso, MUITO masi rico, com uma margem ENORME de votos, e mesmo assim, nós blogueiros, temos que nos deparar com um comentário desses!!!
    é brincadeira viu!?!?

  16. Péricles F Nunes disse:

    Errado. Começa errado.
    178.301 eleitores. Compareceram para votar 151.896 (58,19% dos inscritos), 26.405 (14,81% não compareceram para votação: não opinaram).

    58,19% ?????????????????????

    1. Josemar disse:

      So sei de uma coisa…mais de 50% da população de Petrolina queriam lossio fora da prefeitura.

      1. voce sabia? disse:

        talvez ele nem assuma, pois esta na justiça…. so saberemos depois..

  17. ellen disse:

    Vish.Vou nem falar nada. U.U

  18. MARGARIDA disse:

    matematica não elege ninguem meu caro

    1. AMANDINHAAAAA disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk este jaime esta se duendo com a vitoria de Julio ,ele não adimite a lapada no minimo deve ser Fernando. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Anônimo disse:

    Imagina a quantidade que foi contra os demais candidatos…., só pra constatar, você errou no início do texto, pois compareceram 85% dos eleitores inscritos.

  20. Paulo disse:

    É verdade! a maioria é contra, então não adianta ele querer ser o rei da cocada preta!

  21. santos disse:

    Júlio Lóssio foi eleito, é verdade, mas não com a maioria do eleitorado. Esta, a maioria, foi contrária à prorrogação de seu mandato.
    caso aja cassação do Prefeito JULIO LOSSIO justo seria 2º turno tendo em vista o número de abstenções,nulos em brancos e que os candidatos ODACI AMORIM,FERNANDO FILHO E O ROSALVO foram prejudicados o povo a maioria deveria ter o direito ou a oportunidade de escolher de uma forma justa e democratica.

  22. PETROLINA PRA FRENTE!!!! disse:

    MATEMATICA SERVE PARA MOSTRAR O QUANTO O POVO DE PETROLINA ESTA SATISFEITO COM A ATUAÇÃO DE JULIO LOST, ATÉ A JUSTIÇA MOSTRAR COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA “IARA”

  23. Rapadura disse:

    Esse daí deve ser um dos “analistas matemáticos” de certos institutos de opinião pública !!!Pense num “caba” ruim de matemática !!!!Tentou construir um SOFISMA (raciocínio capcioso, resultado da utilização , proposital, errada de conceitos ) e se deu muito mal !!!

  24. João da Costa disse:

    Faça então o calculo também de quantos foram contra Fernando Filho… Soma-se os votos em Julio + os votos em Odacy + os votos em Rosalvo + os votos nulos e brancos… e assim com demais candidadtos… Ah me poupe com essa idiotisse!

  25. André Coelho disse:

    Olá Jaime Moura, boa tarde. De fato essa análise é interessante, entretanto entendo que ela não seja de toda verdade por um simples fato, que pode ter sido esquecido ou ignorado. É verdade que os 57,25% corresponde a uma parcela maior de votos do que os recebidos pelo candidato eleito Julio Lóssio, que contabilizou 42,75%. Entretanto, você desconsidera um fato crucial na sua “matemática”. O cálculo não é assim tão simples. Existem outras formas mais precisas para medir a aprovação, aceitação, prorrogação de um mandato, seja lá o que você considerar, de um candidato só do que a soma simples, deve-se considerar médias ponderadas e é exatamente por isso que não é necessário ter 50% + 1 dos votos para vencer.
    Esclareço: Quando você faz uma soma simples de todas os outros candidatos frente a quantidade de votos recebido por Lóssio, você faz uma análise quantitativa e não qualitativa. Sabe como percebemos isso? Não é, necessariamente verdade, que todos os eleitores de todos os outros candidatos discordem acerca de Lóssio, eles apenas escolheram diferente. Logo, votar em outro candidato não necessariamente garante que eu, ou você, ou qualquer outro, seja contrária a prorrogação do seu mandato. Votar em uma ideologia não necessariamente exclui a outra. Saberíamos com maior precisão se a população se manifesta favorável ou não ao atual governo através de uma pesquisa direta de avaliação/satisfação da atual administração. Essa informação seria muito mais valiosa e confiável do que considerar apenas um elemento num pleito que contém, no mínimo, seis (os quatro candidatos e eventuais nulos e brancos).
    Quanto aos votos nulos e bancos, considero novamente que você interpreta além do que os dados expõem. Votar em branco não significa, obrigatoriamente, ser contra o atual governo, senão ele votaria em outro projeto de outro candidato. Na verdade, votar branco ou nulo guarda relação com não encontrar satisfação adequada PARA QUALQUER UM DOS CANDIDATOS, PARA O PLEITO e não para um só candidato.

  26. lins disse:

    Julio ganhou sob judce gente, entao , ele ja sabia e seus eleitores tambem, que ele nao poderia assumir mesmo que vencesse;e foi o que aconteceu .Agora é se conformar e pedir paz e grande desenvolvimento que virao com o novo governo que vira, para Petrolina.

  27. dil disse:

    vamos ver se desta vez faz alguma coisa no mandato atual so vergonha vrr se voce e o vice faz alguma coisa o saogonçalo voces nunca fez nada

  28. André Coelho disse:

    Além disso, votar em Lóssio não significa também que eu aprovo o governo do mesmo, por exemplo, eu desaprovo muitas das celeumas das quais ele ainda não resolveu e, assim como a oposição, busco respostas quanto ao SJ e diversas outras situações. Mas todos tem o direito de achar que votar nele pode ainda ser melhor do que votar em outro e não tem relação nenhuma com aprovar ou desaprovar seu governo, para muitos é como escolher um “menos pior”.

  29. djean disse:

    O PROBLEMA E QUE A POPULAÇÃO SE VENDE FACIL ENTÃO SE VOTARAM NO ATUAL AGORA AGUETEM OS QUATRO ANOS E NÃO RECLAMEM JAMAIS.

    1. Amadeu disse:

      APOIADO!

  30. Eu disse:

    Bela matemática, pela que na constituição, não ganhar quem tem menos votos contra e sim quem tem mais a favor, mas, levando em consideração essa mesma matemática, coloca na formula e vê o indice de eleitores que não votaram no FF??

  31. Eu disse:

    Só corrigindo, não é “PELA”, e sim “PENA”, erro meu.

  32. Josemar disse:

    Façamos uma campanha…fora lossio…

    1. Joaquim da Silva Rabelo disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      vcs já fizeram essa campanha por 3 anos e meio, e não adiantou . . .
      tiveram a oportunidade de mostrar o porque ele deveria sair, e não conseguiram!!!
      gastaram todo dinheiro do mundo, ligaram para todas as casas de Petrolina, trouxeram Governador, Romário, Ministro, Governador de novo, Kassab, Governador de novo, Juiz de Direito, Ministro de novo, e não conseguiram . . .

      1. Marcelo disse:

        eita joaquim babao, ta doido pra pegar uma boquinha na prefeitura nao é? da uma doh de voce cara, se prestar a um pael ridiculo desses;tenha mais postura diante da vida!Tome tenencia, que é o que ta faltando em voce, cara!Nao jogue o resto de sua historia pelo ralo do lixo..

  33. Einstein disse:

    Nooossa! Que gênio você!
    Além de errar o percentual logo no início do texto (o que tirou a credibilidade, pois era um texto sobre matemática) não explanou sua intenção. E demonstrou desconhecimento, ou má fé, ao não deixar claro o que são votos válidos. E que, quem vence, é aquele que ten a MAIORIA dos VOTOS VÁLIDOS (número bruto de votantes após retirar os brancos/nulos), e não, aquele que tem MAIS VOTOS QUE TODOS OS OUTROS JUNTOS… Hahahaha, (já dizia o chaves): dá zero pra ele professor!

  34. Anônimo disse:

    Se a questão é trabalhar a matemática, então vamos colocar assim meu caro Carlos Brito e Jaime Moura:

    1). 64.929 eleitores (42,75% dos que compareceram e votaram nominalmente) votaram pela prorrogação do atual governo municipal. Votaram em Júlio Lóssio para prorrogação do governo atual.

    1). 78.521 eleitores (51,69%) – Julio Lóssio

    2). 46.635 (30,70%) – Fernando Filho

    3). 29.506 (19,43%) – Odacy Amorim

    4). 2.380 (1,57%) – Rosalvo

    Resumindo: 67,49% da população petrolinense não queria o seu digníssimo cadidato Fernando Filho na prefeitura, leia-se 96.815 eleitores são contrários ao mandato de Fernando, o que é um número bem interessante para a sua matemática. Temos o leventamento do IBOPE que indica: 35% da população não votaria em Fernando Filho. O mais rejeitado.
    Então fica a questão: Seria o melhor para estar à frente da nossa cidade aquele cujo o povo mais reprova?

    1. ops disse:

      errou totalmente nessa sua conta,rs.

  35. Caio Kirov disse:

    CORRIGINDO OS DADOS DO COMENTÁRIO ANTERIOR

    Se a questão é trabalhar a matemática, então vamos colocar assim meu caro Carlos Brito e Jaime Moura:

    1). 64.929 eleitores (42,75% dos que compareceram e votaram nominalmente) votaram pela prorrogação do atual governo municipal. Votaram em Júlio Lóssio para prorrogação do governo atual.

    1). 64.929 eleitores (42,75%) – Júlio Lossio

    2). 46.635 (30,70%) – Fernando Filho

    3). 29.506 (19,43%) – Odacy Amorim

    4). 2.380 (1,57%) – Rosalvo

    Resumindo: 67,49% da população petrolinense não queria o seu digníssimo cadidato Fernando Filho na prefeitura, leia-se 96.815 eleitores são contrários ao mandato de Fernando, o que é um número bem interessante para a sua matemática. Temos o leventamento do IBOPE que indica: 35% da população não votaria em Fernando Filho. Colocamo-os como o mais rejeitado.
    Então fica a questão: Seria o melhor para estar à frente da nossa cidade aquele cujo o povo mais reprova?

    1. Homero disse:

      Mas que conta absurda e erronea essa sua,rsrsrs, agora a populaçao virou toda especialista em matematica,rsrs. O negocio é o seguinte, julio ganhou mas como esta sob judice , a tendencia é nao assumir e entrar o segundo colocado e ponto final.

      1. Joaquim da Silva Rabelo disse:

        não sei quem é melhor: o Jaime na matemática ou esse Homero no direito!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        1. Homero disse:

          e deve ser voce o certo,pois voce se acha o cara nao é?fique sabendo que nao é esso que o povo da cidade acha a seu respeito,viu?voce nao passa de um cara que vive dando cano e um grande fofoqueiro,cara;isso é coisa de mulherzinha,kkkkkkkkkkkkkkkkk

  36. Anônimo disse:

    nao andianta fazer mais matematica que aconteceu foi um fato lindo perdeu e feiooo a surra nas urnas em fernando foi grande,o povo de petrolina não quer fernandos mais na prefeitura

    1. figueiras disse:

      Vamos esperar a decisao judicial. Julio esta sob judice e a tendencia forte, é que o mesmo nao possa tomar posse devido a problemas com a justiça.Agora o povo tem so que esperar e respeitar o resultado da justiça.

  37. João Amorim disse:

    Lembre-se de uma coisa: todos que votaram em Odacy e Rosalvo tinham como segunda opção Júlio. Ninguém suporta mais Fernado Bezerra. Sua forma de fazer política deve ser revista. O nome era Odacy Amorim, a menor rejeição de todos os tempos em Petrolina. Fernando errou feito em se unir a Gonzaga e despreza Odacy. Tudo em nome da oligarquia Coelho, mas se esqueceu que Petrolina não é curral de ninguém, somos livres e exigimos respeito.

    Parabéns Dr. Júlio pela sua humildade, pois foi ela que o reconduziu ao poder.

    1. Kekacavalcanti disse:

      Concordo plenamente, não aguentamos as mesmas promessas e projetos para ricos e nada para os pobres. Vamos acabar esse de voto de herança e exigir mais desses políticos que passam anos no poder iludindo as pessoas e só vem aqui em tempo de eleição.

  38. Victor Aurélio disse:

    Muito bem feita a análise, realmente se percebe que o atual, o qual se reelegeu não obteve mais do que 50 + 1 % que é considerada a maioria, para ele isso tem que ser um dado a levar em conta, que mostra que os indices de rejeição são bem mais desfavoráveis ao mesmo. É perceptivel que se, em Petrolina houvesse 2º turno, o cenário poderia mudar de figura, e que não haveria manifestos da vitória, antes da eleição ser concluida, diga-se de passagem o prefeito de Afrânio que nas pesquisas era tido como o vencedor com uma larga vantagem de votos, não ganhou a eleição. O que nos resta como cidadão é acompanhar e cobrar para que as promessas sejam cumpridas.

  39. Ivan disse:

    Muito simples, pela análise do Sr. Jaime Moura, vai ter que mudar a Lei tornando obrigatório 2º turno em qualquer cidade que houver disputa com mais de dois candidatos e que nenhum deles atinja 50% mais um dos votos válidos. O 2º turno seria disputado com os dois mais votados. A lei atual diz que em cidades com mais de 200 mil eleitores é que poderá haver 2º turno nas condições acima. Como em Petrolina não existe (ainda) 2º turno então que não se questione a vitória do prefeito reeleito.

  40. Alberto Junior disse:

    Caro Amigo, De acordo com o que determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) é preciso ter mais de 200 mil eleitores no colégio eleitoral para haver 2º Turno. Então não vale de nada esse seu comentario, eu votei em FF mas saibamos reconhecer a derrota.

  41. Jaime Moura disse:

    APENAS PARA ESCLARECER:
    “Petrolina tem inscrito 178.301 eleitores. Compareceram para votar 151.896 (58,19% dos inscritos), 26.405 (14,81% não compareceram para votação: não opinaram)”.
    Para um observador normal, necessário ver que ao digitar o percentual, o digitador inverteu o 85,19% por 58,19%. ELEMENTAR MEU CARO WATSON.

  42. Antonio disse:

    Você error matematicamente como já foi comentado e além do mais não disse nada, você quer mesmo dizer o quê? A lei só determina segundo turno a partir de 200 mil eleitores, o candidato Júlio se não foi votado pela maioria dos eleitores foi o que teve a menor rejeição. Sua matemática, da forma que é colocada, não explica nada, e se você acha que explica, comente o que aconteceu em Recife e na maioria das cidades brasileiras, vamos ao caso de Recife: Eleitores = 1.169.678. Geraldo Júlio eleito no 1º turno com 453.380, ou seja 38,76%, portanto a maioria 61,24% não aprovaram Geraldo Júlio, e agora ele não pode ser prefeito porque não tem aprovação da maioria. Cuidado, nesse caso, com a matemática, principalmente quando não conhecemos a lei eleitoral como você mostra não conhecer, alguns radialistas da cidade chegaram a comentar algo semelhante como a que você coloca, mas eu entendi, por que eram perdedores e não apenas radialistas ou jornalistas, não são independentes estão ligados a políticos ai eu entendi. Espero que com você não seja isso e sim apenas um erro, aliás dois, na matemática e na lei eleitoral.

  43. Maria disse:

    Esse povo de Júlio é tudo alienado, hipnotizado! Acordem.

    1. EU SOU DO BEM POR PETROLINA disse:

      Quer um emprego na prefeitura eu falo com Julio Lossio, tá desesparada, vai pescar!!!

  44. Maria disse:

    Esse povo iria se rasgar todo se a Justiça o cassasse definitivamente, eita povo fundamentalista, até parece aquele povo religioso radical que não enxergam mais nada na frente, nos lados, atrás, apenas o ídolo deles.

    1. Maria disse:

      Se estão com essa agonia toda é porque ainda não estão seguros da vitória!

      1. Ingrid disse:

        Quem não está segura da REALIDADE é vc meu bem, oq importa sua opinião? aceite a vitória do 15 e pronto!Não interessa cálculos matemáticos, o que tinha que ser provado já foi, nas urnas…
        A vida continua!

  45. Kelly disse:

    Seria mais fácil contabilizar a rejeição de Fernando Filho. Esse foi o motivo dele não ganhar as eleições.

    O negócio é que essa conta ‘matemática’ seria oposto a qualquer prefeito reeleito com menos de 50% dos votos. Ou seja, em muitos municípios do país. Não significando exatamente nada!

  46. Teca disse:

    Sugiro que faça esta mesma conta com os votos de Fernando Filho!!

  47. PETROLINA URGENTE disse:

    CADÊ OSINALDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  48. Zé do N8 disse:

    O cara escreve um artigo com título: A matemática da eleição, e inicia dizendo que 151.896 é 58,19% de 178.30. Que matemática é essa? Por baixo, arrendondando para 180 mil vc tem 4 partes de 45 mil, logo 135 mil dá 75% , aqui no baba, sem demorar muito… De cabeça, esse número é 80 e poucos %. Quer falar sobre matemática, estuda primeiro.

  49. Eleitora de Julio disse:

    Cadê Osinaldo? A mãe d,água arrastou para o fundo do rio, e lá ela está fazendo ele estudar pra aprender o que é cultura AFRO-BRASILEIRA, o que significa HOMOFOBIA, e o que é um ESTADO LAICO. Ainda bem que, nunca mais vai voltar a tona pra ficar enchendo nosso saco na câmera com seus teatrinhos baratos,junto com sua parceira Anatelia. Graças a DEUS ,estamos livres do tal TRIO PARADA DURA, e fomos nós a manda-los pra casa.Estamos de olho nas VELHAS RAPOSAS que se reelegeram. Cuidado! nós temos a maior arma contra vocês…..O VOTO! DEUS QUIS, DEUS PODE: E JUNTOS VENCEMOS. Obrigado meu DEUS!

    1. Carlos disse:

      esse que vos falou acima, foi o proprio julio lossio,rsrsrs é cada uma… de que adiantou vencer e nao levar?So saberemos o real resultado das eleiçoes,la pra Dezembro, quando a justiça se pronunciar a respeito.Agora é so esperar.

      1. pedro disse:

        deve ser julio mesmo, pois fala;em HOMOFOBIA,hummmmmmmm, fala em iemanja ou sua mae d agua,,hummmmmmmm, Estado Laico, hummmmmmmmmmmmm,, trio parada dura e bem dura, ne prefeito?rs,hummmmmhummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm e por ultimo ele disse: DEUS QUIS, DEUS PODE, E JUNTOS,VENCEMOS,KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK corre pra Brasilia, que sua candidatura ta sendo impugnada doido.rsrs

  50. vejam so.. disse:

    Porque nao se fala, que lossio esta sob judice e pode ser cassado seu mandato a qualquer momento e ele nem vai assumir, e que a Justiça ja esta trabalhando nisso, como falou a Ministra na TV? Nao entendo voces ficarem falando abobrinhas e deixarem de falar que o prefeito talvez nem assuma, gente.Parem e pensem que a situaçao do prefeito é grave.

  51. Albérico Lacerda disse:

    O cara escreve um artigo com título: A matemática da eleição, e inicia dizendo que 151.896 é 58,19% de 178.30. Que matemática é essa? Por baixo, arrendondando para 180 mil vc tem 4 partes de 45 mil, logo 135 mil dá 75% , aqui no baba, sem demorar muito… De cabeça, esse número é 80 e poucos Porcentos. Quer falar matemática, estuda primeiro.

  52. Lorena disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…e o desespero continua??
    Meu Deus que idiotice essa matemática, agora foi que lascou… vai mudar a legislação para não existir mais votos branco e nulos?
    Não importa ele ganhou e já era povo!!!
    E para os que estão com dor de cotovelo SOFRA!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vira o disco bando de doentes!

  53. Petrolinense decepcionado disse:

    Julio Lóssio ganhou, isso é fato, não se discute mais, mas o que me deixou decepcionado mesmo foi a última pesquisa do ibope, que dizia que o candidato reeleito tinha 47% dos votos e que na verdade só teve 36%, mais interessante é que os outros candidatos a pesquisa acertou os percentuais, gente quase 11 pontos percentuais é muita diferença, para um instituto tão respeitado…

    1. Carlos disse:

      julio ganhou mas pode nem entrar,pois esta sob judice, meu carissimo.Por enquanto nao sabemos quem de fato sera nosso prefeito, agora é aguardar o resultado da Justiça.So nos resta esperar e na paz e amor,compreendem?

  54. maria disse:

    DEIXA DE SER BESTA CARA! SE CONFORMA COM A DERROTA, E VAI DAR AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA, ISSO SE TIVER ALGUÉM COM SACO PARA AGUENTAR TUA ARROGÂNCIA.

  55. ADELMIR SILVA disse:

    Ô JAIME JA QUE TÚ É TAM BOM DE MATEMETIC VAI LÁ E TIRA JULIO DA PREFEITURA SEU MANÉ. SE CONFORMA COM A DERROTA RAPAZ.

    1. figueiras disse:

      julio ganhou mas pode nao entrar, sacou? So a justiça, é quem vai decidir.Tem que ter paciencia,pois ainda nem sabemos quem é que vai ser o futuro prefeito.Logo logo saberemos om resultado da Justiça.

  56. careca disse:

    ATE QUANDO VAO CHORAR PELO LEITE DERRAMADO, EITA CONTA BESTA

  57. marina disse:

    sendo assim, somandoso votos de odacy, rosalvo, julio os brancos e nulos soma que Fernando Filho perdeu com a MAIORIA dos eleitores de Petrolina KKKKKKKKKKKK… Seeeem lógiicaaa esses cáuculo… rsrs rindo liiitrooos…

    1. marina disse:

      RETIFICANDO:
      sendo assim, somando os votos de odacy, rosalvo, julio os brancos e nulos soma que Fernando Filho perdeu com a MAIORIA dos eleitores de Petrolina KKKKKKKKKKKK… Seeeem lógiicaaa esses cálculo… rsrs rindo liiitrooos…

  58. Alex Alves disse:

    Então amigos, pra vcs que não entenderam vou explicar de uma maneira mais clara. Enquanto julio teve 86.967 de rejeição, Fernandinho do azul com a mesma soma teve 105.261, ou seja venceu quem teve menos rejeição kkkkkkkkkkkkk, e vão ter que aguentar mais quatro anos, tem outra ai pra calcular?

  59. Observado 2 disse:

    Perdeu as aulas de porcentagem Jaime , 151.896 de 178.301 é 85,19%

  60. panacas disse:

    Vao todos serem prfessores de matematica seus frustados;cada um querendo ser melhor em contas:todos grandes economistas,kkkkkkkkkkkkkvao tomar naquele lugar,ok? agora PAREM esse assunto morbido!E nos preparemos para sabermos, quem de fato vai sair vencedor na Justiça , se julio ou FF , seus panacas!!

    1. Cláudia disse:

      Não é economia…é estatística!

  61. Amaral1 disse:

    seguindo essa logica, 68% nao querem fernando filho, 80% não querem odacy e 98% não querem rosalvo. pura especulação e choradeira. fernando filho é o candidato mais rejeitado, isso é verdade a não ser que o criador do artigo acredite no instituto acerte na lua

    1. CAPS disse:

      kkkkkkkkkkkkkk, boa

      1. pedro disse:

        esse CAPS deve ser uma otaria e so sabe fazer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso é tipico de tabacudos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ,feiosos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, e gosta de tomar no rabixo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  62. Cláudia disse:

    Muita discussão e pouco conteúdo…

  63. Diogo Hoffmann disse:

    Artigo, no mínimo, infantil. Não sou eleitor de Júlio. Na verdade, acho uma pena ele ter vencido. Mas usar cálculos simplórios como esses para tentar desqualificar um pleito no qual o Júlio venceu com mais de 18000 votos para o segundo colocado é um insulto a minha inteligência. Pelo raciocínio do “matemático” do artigo, Dilma, no 1º turno das eleições de 2010 foi “rejeitada” pela maioria do eleitorado, já que as somas dos percentuais de Serra e Marina foi maior do que a soma dos votos recebidos por ela.

    1. Sem dor disse:

      Dilma não estava sendo julgada se continuava ou não. Ela se apresentou como candidata. A pessoa que recebeu o maior número de votos para substituir o governo de LULA foi ela, no primeiro turno, e a maioria absoluta das indicações, no segundo turno.

  64. klebson disse:

    chupa que de uva verde

  65. Princesinha disse:

    Sr. Jaime Moura,

    Interessante, mas incompleto, o seu artigo “A reeleição de Lóssio segundo os números da matemática” (sic) (talvez fosse melhor “números da eleição”).
    Importante, também, que cheguem aos leitores do Blog as informações completas, por que Vossa Senhoria direciona o estudo para aqueles votantes que não optaram pelo candidato eleito com uma diferença de mais de 18 mil votos em relação ao segundo colocado.
    Assim, seria interessante, talvez até mais democrático, complementar as informações de que, considerando os votos válidos, 96.815 eleitores disseram Não a Fernando Filho, 113.944 disseram não a Odacy Amorim e 141.070 negaram Rosalvo.
    Tivéssemos ainda amarrados pelos grilhões da ditadura, a forma como exposto no seu artigo conotaria a preparação de golpe ou, atualmente, na justificativa para ele.

    1. Bando de panacas !! disse:

      Esse, é o assunto mais ridiculo e bestial , que se pode ler.Sao todos , um bando de panacas e imbecis, isso sim!Vao catar latinhas de chope que voces sujaram as ruas, que é melhor;ajuda na reciclagem. CHEGA DE TANTOS MANES E PANACAS FALANDO TANTA BABOSEIRA! E TENHO DITO!!!

  66. Paulo disse:

    Muito boa essa matéria, o espírito da coisa mostra que tem muita gente não quer Julio, a oposição se dividiu e acabou perdendo, com isso a maioria da população terá que aguentar as ruas cascalhadas e o esgoto a céu aberto por mais 4 anos. Em Icapuí-CE, a justiça demorou 3 anos para embargar a candidatura do 15, e o 13 veio a assumir. Como demora, Julio daqui a dois anos vai se candidatar a deputado e acabará por se safar mais uma vez, o cara é um verdadeiro Odorico Paraguaçu.

  67. Jair Lima Lopes de Vasconcelos disse:

    Se formos pensar assim, a maioria também não quis Dilma; a maioria não quis Geraldo Júlio; a maioria não quer ninguém… é choro de derrotado. O grande derrotado todos sabem quem foi: vários partidos; representantes políticos e nada.

    1. panacas disse:

      Cala essa boca, seu mané. Chega de ser um panaca!

      1. Esse Jair, é o cara mais feio de Petrol, caro colega disse:

        Jair, colega tu es o cara mais feio de Petrolina!Sera que ja pegou alguma louca?Eita cabra feio ! Digo isso pq sou seu amigo viu Jair? Ve se dá um jeito nessa sua cara horrorosa, amigo.Conselho de amigo,ok?Abs.

        1. Joao disse:

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  68. CAPS disse:

    Chupaaaaaaaa 40!!!!! kkkkkkkkkkkk

  69. Petrolinense disse:

    Petrolina disse NÃO ao DESENVOLVIMENTO ao escolher o Sr. Julio Lóssio como prefeito, podemos dizer que “voltou a ser Província”. Os outros municípios estão sem acreditar no que Petrolina fez, inclusive Recife. Estou indignada com o Petrolinense que tinha nas mãos o poder de escolher o candidato que queria fazer por Petrolina, e podia fazer, porque tinha apoio dos governos Federal e Estadual nas mãos, tinha o Ministério da Integração Nacional … Petrolina disse não a isto tudo. Que município não gostaria de ter um ministro da Integração Nacional e, o mais importante, querendo fazer algo por ele – diga-se de passagem, fazendo de fato por aqueles que sofrem com a seca. Fazendo, inclusive, pela nossa fruticultura que está abandonada pela política local e perdendo competitividade (altos custos, falta de investimentos em novas variedades, por exemplo). Volto a enfatizar, Petrolina NÃO FOI ESTRATÉGICA, não aproveitou a grande oportunidade, o momento era este, momento em que a conjuntura conspirava a favor, daqui a 4 anos a conjuntura não será a mesma. PETROLINA FOI PRECONCEITUOSA em vários níveis (“óleo não se mistura com água”, “é muito jovem”, “Fernando quer ser dono da cidade e quer eleger toda a família”, etc.) e esqueceu-se de que o que mais importa numa eleição são as propostas de trabalho, são os benefícios que poderão vir, não para um ou outro que são cabos eleitorais, protegidos, terceirizados da prefeitura, etc., mas, benefícios e investimentos que gerem desenvolvimento e renda para todo o município.

    1. Laisinha disse:

      Concordo plenamente com você, mas te digo algo importante, somos pessoas raras, que pensam no desenvolvimento, na evolução, pensamos grande e não nos iludimos com FESTAS e paredes pintadas de verde.

  70. Laisinha disse:

    Vamos pensar assim… Um candidato que tem o maior número de apoio não teria maiores chances de elevar o nivel de Petrolina não?? Vamos refletir mais um pouco… Postos de saúde (AME) reformados e sem médicos e remédios servem para quê mesmo?? “Depositar” crianças em creches para serem cuidadas por pessoas que não possuem especialização adequada à essa tarefa, é bom para o desenvolvimento destas crianças?? Festas Juninas, com varias atrações de fora, com cachês de valores altos, resolve os problemas da comunidades?? Bairros sem saneamento, sem pavimentação e com outros problemas, não seriam prioridades??

    Apenas reflitam e vamos todos esperar que realmente Sr. Prefeito Júlio faça um excelente mandato (Se ele conseguir assumir), e vocês eleitores do 15, 40, 13 e 50 saibam cobrar dele melhorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários