Coluna da Folha:
“Minha voz vai se calar nesta casa, minha voz como cidadã vai continuar firme”.
Da vereadora Anatélia Porto (PSD), líder da oposição em Petrolina que não conseguiu renovar o mandato.
Faltarão mulheres
A primeira sessão pós-eleições municipais na Câmara de Vereadores de Petrolina foi um misto de alegria, lamentação e antecipação dos discursos de despedida para os que deixarão a Casa Plínio Amorim.
A presidente da casa, vereadora Maria Elena (PSB), que sempre destacou a voz e a vez da mulher, agora lamenta a ausência feminina nas cadeiras da câmara para a próxima legislatura.
A Casa Plínio Amorim, que contava com a presença de seis mulheres – a maior participação feminina da história da cidade – agora terá a presença de apenas duas vereadoras: a própria Maria Elena e a petista Cristina Costa, que também conseguiu se reeleger. Das candidatas que estavam na disputa, nenhuma conseguiu uma vaga na casa.
O número de cadeiras na câmara, que aumentou de 14 para 19, não abriu espaço proporcional para as mulheres, e agora terá uma cota de pouco mais de 10% das vagas destinadas a elas.
Mesmo mostrando pulso firme e travando discussões de alto nível, as vereadoras Márcia Cavalcanti (PSD), Jussária Azevedo (PSB), Anatélia Porto (PSD) e a veterana Raimunda Sol Posto (DEM) deixaram ‘órfãos’ muitos eleitores que testemunharam os embates e creditaram grandes momentos à força, e audácia das “mulheres do parlamento de Petrolina”.
Oito e oitenta
O prefeito reeleito de Orocó, Reginaldo Crateú (PT), o ‘Dédi’, mostrou que na política tudo pode acontecer. Na primeira eleição que disputou foi eleito com apenas seis votos de diferença. Agora comemora sua vitória com uma diferença de 2.197 votos. Dédi protagoniza dois fatos que marcaram a história política de Orocó: venceu uma eleição com a menor diferença e, quatro anos depois, venceu outra com a maior diferença.
Mais uma
O atual prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD) foi reeleito pela quarta vez com uma vitória esmagadora com 70% dos votos. Cecílio, que disputava com o petista Tadeu Sá, obteve 7.490 votos. Já o candidato petista obteve 3.423 votos, transparecendo uma vantagem de mais de 4 mil votos. Além de se reeleger, o candidato democrata ainda levou consigo nove das 11 vagas da Câmara municipal.
Substituto certo
O ex-prefeito de Ouricuri, Chico Coelho (PSB), acertou no substituto. Cezar de Preto (PMDB) disputou no lugar de Chico e foi eleito com 2.492 votos de diferença, contra o atual prefeito Ricardo Ramos (PSDB), que tentava a reeleição.
Dobradinha
O prefeito eleito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), comemora em dobro. Além de conseguir se eleger, Duque ainda terá maioria na Câmara de Vereadores da cidade. Dos 15 parlamentares, Luciano contará com o apoio de oito e deve governar com mais facilidade.
Foi o vice
O prefeito de Afogados da Ingazeira Totonho Valadares (PSB) disse que um dos maiores erros cometido pela adversária Giza Simões (PSDB) foi a não inclusão do médico Edmilsom Policarpo (PMDB) na condição de vice. Para Valadares, a tucana perdeu terreno.
Credenciado
O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, revelou que está de olho na cadeira de deputado. Carlos afirma que a condição de prefeito reeleito e ainda o fato de ter elegido o seu sucessor lhe credenciam para a disputa.
Surpresa
Em Sertânia, as urnas apresentaram um resultado diferente dos que eram mostrados nas últimas pesquisas. A socialista Cleide Ferreira, que aparecia como favorita durante a campanha, foi vencida por Guga Lins (PSDB), que obteve 53,49% dos votos.
De lavada
O prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas (PTB), comemora a vitória de seu candidato, Dr.Auricélio Torres (PSB). O socialista conquistou uma votação expressiva com mais de 68% dos votos, uma das maiores do estado.
Anatelia e Marcia, realmente farao falta, pois lutaram pelo que acreditaram , nao se venderam nem se renderam, a um Executivo-prefeito- corrupto ,perseguidor, ironico e cheio de gracinhas para enganar a todo um povo. Mas, politica no Brasil é assim mesmo. Politica do pao , circo , vinho e forró, vao continuar, pois é so isso que o povo quer e precisa . O povo tem o governo que merece .Pena.!
Já vai tarde!