Sento-Sé (BA) completa hoje 36 anos de segunda fundação

por Carlos Britto // 16 de outubro de 2012 às 18:01

Localizado ao norte da Bahia, o município de Sento-Sé completa nesta quarta-feira (16) seus 36 anos de relocação (quando teve de ser fundado onde se encontra hoje, por conta da criação da hidrelétrica de Sobradinho). O nome é originário de uma tribo indígena chamada centoce. Entre 1753 e1755, foi criada a Freguesia de Sento-Sé, e a 06 de julho de 1832, um Decreto Lei transferiu esta freguesia à categoria de município. Sua instalação oficial deu se no dia 21 de novembro de 1883. Confirmava-se então a emancipação política de Sento-Sé que passou a receber o nome da Vila do Sento-Sé.

O primeiro prefeito eleito foi João Nunes Sento-Sé, o ‘Janjão’, em 1945 – 62 anos depois. Em 1973, a cidade sofre uma profunda transformação, quando todos seus habitantes foram obrigados a abandoná-la devido à construção da barragem pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que iria inundar todas suas terras.

Por nove anos o município passou a ser Área de Segurança Nacional, tendo como prefeito nomeado Demóstenes Nunes Sento-Sé. Ele recebeu a Chave da Cidade numa solenidade de posse ocorrida a 13 de maio de 1977, que ficou registrada como a data de aniversário da cidade. Mas, na verdade o aniversário se deu no dia 16 do mês de outubro, data em que a Chesf entregou a nova Sento-Sé à população.

O atual prefeito Ednaldo Barros, reeleito no último dia 07 de outubro, é o primeiro a administrar a cidade por três vezes. Hoje é feriado municipal por decreto de Ednaldo, mas nenhuma programação oficial foi divulgada. (Fonte/foto: Sento-Sé Notícias)

Sento-Sé (BA) completa hoje 36 anos de segunda fundação

  1. Antnio R Lima disse:

    Sento-sé tem uma tragetoria poitica bastante curiosa, pois, foi ao longo do tempo governada pela tradicional familia que lhe emprestou o nome. Começou com João Nunes Sento-sé ( seu Janjão) até João Leopoldo Sento-Sé, que o seu pai Juca Sento-Sé, também foi prefeito, sem falar no Coronel Tonhá Sento-sé, que foi prefeito por várias vezes e sempre elegia o amigo que fosse da sua confiança.Dr Demóstenes Sento-Sé, governou por mais de oito anos e Jandir Sento-Sé, foram os prefeitos do nosso tempo. O senhor Osvaldo Lopes Ribeiro, governou o municipio por dois mandatos, quando era aliado dos Sento-Sés. Atualmente o governo municipal é disputado entre Ednaldo dos Santos Barros e Juvenilson Passos, este último que pelo resultado das eleições e da forma que teve a sua candidatura indeferida (ficha Suja), é bem provável que nunca mais volte ao comando do municipio e Ednaldo, assume, sem competidor os destinos da sua terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários