Ex-vereador Chico Freire acredita que afastamento de FBC pesou na campanha de Fernando Filho

por Carlos Britto // 21 de outubro de 2012 às 14:11

Na entrevista concedida ao Blog esta semana, o ex-vereador e ex-presidente da Casa Plínio Amorim, Chico Freire (PSB), tirou suas próprias conclusões sobre a derrota do candidato a prefeito do seu grupo, Fernando Filho (PSB), para o atual prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Um dos motivos cruciais, segundo ele, foi o afastamento do ministro Fernando Bezerra Coelho da campanha – já que não podia tirar licença ou férias. Chico acredita que os marqueteiros de Lóssio souberam explorar a situação, divulgando aos petrolinenses informações que não correspondiam aos fatos.

“Nos bairros por onde passei, como o José e Maria, onde Fernando é muito bem avaliado, diziam que o ministro tinha abandonado a campanha do filho”, lembrou. O ex-vereador ressalta que até mesmo quando o ministro se afastou por dez dias de suas funções no Ministério para se integrar com mais força à campanha, os adversários informavam que ele tinha sido demitido do cargo. “Daí a gente sentar e conversar com os moradores, justificando que não houve nada disso, demandaria muito tempo”, lamentou.

Chico acredita também que a campanha de Fernando Filho foi coordenada por muita gente de fora, que não conhecia a realidade dos bairros. Além disso ele avalia que faltou mais presença do ‘corpo a corpo’ daquele grupo de vereadores notáveis aliados do socialista, que fariam a diferença na hora de pedir votos para Fernando Filho.

Perguntado sobre a nova composição na Casa Plínio Amorim, ele crê que a oposição a Lóssio será mais rígida, com as presenças sobretudo de Ronaldo Cancão (PSL) e Zé Batista da Gama (PDT), além de Adalberto Filho (PSL) – todos ligados a Fernando Bezerra. Quanto aos rumores sobre assumir um cargo de diretor na Casa, ele desconversou justificando que “tudo dependerá de quem for o novo presidente”. Mas ressaltou que, mesmo não se elegendo, continuará na batalha, até porque vem de uma família de políticos de Terra Nova (PE), município do Sertão do São Francisco.

Ex-vereador Chico Freire acredita que afastamento de FBC pesou na campanha de Fernando Filho

  1. Cauby fernandes disse:

    Assessores diretos como Pedro Brandão,Ronaldo Rosendo ,Simão Durando, e tantos outros indiretos,afastaram de Fernandinho pessoas que conheciam essa realidade da cidade,me lembro que avisamos em novembro /2011 ao deputado sobre percas de alianças valiosas de presidentes de bairros que na verdade,queira ou não,são as pessoas que estão mais perto do perto do povo…não nos deram ouvidos e fomos retaliados! Lóssio por sua vez deu-nos ouvidos e o resultado vocês já sabem! Concordo com chico nesse aspecto,a empáfia exacerbada do grupo fez com que boas pessoas fossem afastadas,pois diziam: Quando o Ministro vier tudo muda! ledo engano! O povo escolheu aquele que fez jus ao povo da terra.!nas caminhadas víamos gente da terra correndo atras de votos, e não estrangeiros sem conhecimento de causa! Essa foi a grande e definitiva diferença! Por isso parabéns não a Lóssio somente ,mas a uma equipe competente que ouvia as demandas e as colocava e,m pratica…Incansaveis Tolentinos, Denises,felipes,elismares,erickes,joões Vicentes,Kyomas,Vinicius! Simplesmente PARABENS!

  2. ana disse:

    Chico, a sua ausência da cidade e, da mesa forma, dos demais correligionários foram decisivas no resultado.
    Perderam e pronto. O povo é o senhor da razão e deu a devida resposta.

  3. Eleitora de Julio disse:

    EX VEREADOR: DEIXA DE FALAR ABOBRINHAS, E VOLTA PRA TERRA NOVA, LÁ, TALVEZ VOCÊ TENHA MAIS UTILIDADE DO QUE AQUI EM PETROLINA, QUE JÁ LHE DEU O CARTÃO VERMELHO.

  4. Tabosa disse:

    Como afastamento se ele não saiu daqui, quase não foi em Brasiia.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é boa!

  5. Machado Freire disse:

    Oargumento do nobre amigo Chico Coelho-que foi um dos vereadores de Petrolina (e não tem essa de ter nascido em Terra Nova, não. ele é de Petrolina e de qualquer lugar onde o povo lhe quer bem . Chico Freire é um cara muito querido em Petrolina) tem sentido.

    Somem -se a isso outros fatores fundamentais em política: a divisão, com o afatamento do deputado Odacy Amorim, mesmo ele tendo feito uma campanha que não falava mal de ninguém.

    Ponto dois: Coelho e Patrkiota são feito água e óleo, não se unem.

    O populismo exacerbado do prefeito reeleito, que na primeira eleição foi apoiado pelo gjupo de FBC e de Odacy Amorim, que experimentaram uma derrota em dose dupla.

    É assim que se perde uma eleição tida como ganha.

    É assim que amanhã -eles aprendendo agora, baixam a bola e vão se considerar mortais como qualquer um outro intruso que tirou proveito em cima da arrogância que persegue uma clã que nunca se desgrudou do poder, desde os idos da ditadura militar.

    É assim que se avalia política com P maíusculo.!

    1. silveira disse:

      Petrolina ,ja nao aceita mais Coelhos, e nao gosta de coronelismo mais. Cresceu muito e com muita gente de fora , com outra mentalidade, que nao quer nenhum dominio politico .Quer ser livre. Escolheu o pior nessa eleiçao, e por isso, vai se acabar por mais 4 anos, mas escolheu, e agora vai pagar caro por isso. Mas hoje, tem que se ver Petrolina por outro angulo e nao com uma visao pequena. Hoje qualquer um ,que caia nas graças do povo,, pode ser prefeito, de Petrolina e isso é bom , embora dessa vez , e novamente, tenham escolhido o pior prefeito que Petrolina poderia ter.Nada poderia ser pior que repetir julio lossio ,p Petrolina!

  6. Mauricio Dantas disse:

    “AFASTAMENTO DO POVO”! Essa é a realidade da politica de hoje de FBC e seus seguidores, inclusive de todos os políticos e ex-políticos que estavam no palanque de Fernandinho. Só aparecem em Petrolina em campanha politica para pedir o voto do povo e passam anos sem trabalhar realmente por quem os elege, por isso esse resultado que ai se desenhou.

  7. Carla disse:

    A coordenação da campanha de Fernandinho foi um fiasco. Lóssio venceu realmente porque foram mais competentes, o marqueteiro dele sem dúvida foi quem colocou a campanha do mesmo pra cima sabendo transformando inverdades em verdades, o que era desfavoráveis a eles tinham uma capacidade de reverter tornando favoráveis sempre observei isto no decorrer de toda a campanha e com isto foram ganhando terreno a cada dia e cada vez mais contagiava as pessoas com animadas caminhadas que parecia mais um bloco de carnaval e as pessoas gostam de alegria a fernandinho as músicas não ajudavam o guia sem dúvida o de Fernandinho era superior mais iinfelizmente poucos assistiam então venceu o polulismo a alegria a interação, que sirva de lição para a próxima.

  8. Maria disse:

    Simplesmente foi aplicado ao povo alucinógeno hipnótico e o mesmo numa histeria coletiva reelegeram o prefeito. Agora que o efeito está passando o povo vai enxergar a besteira que fez e é muito bem feito para largar de ser besta se deixando levar por ilusões.

    1. Maria disse:

      Não se esqueçam: essa técnica foi muito bem utilizada por Hitler, pelos ditadores tiranos do passado e do presente.

      1. silveira disse:

        julio é macumbeiro de altos terreiros em SP , Salvador , etc Ele jja vendeu sua alma ao satanás.

        1. paulo disse:

          tentaram taxar ele de macunbeiro falando mentiras sobre julio mas nao deu em nada ele ganhou mesmo jeito amigo s e conforma com a perda da onda azul
          com mega carreada mega comicio e tudo nem isso salvou fernandinho parabens julio lossio que deus ilumine e petrolina cresac com a forca do povo tb

          1. santos disse:

            voce esqueceu de dizer que julio é um mega m…! um oportunista e enganador, macumbeiro, que conseguiu enganar um povo sem visao de futuro para Petrolina.Pena ter que aguentar mais 4 anos de enrrolaçao. Muitos que votaram ja falaram que se arrependeram… e muito. Agora é tarde. O pior, é que todos pagamos pelos erros dos imbecis….

  9. Horácio disse:

    Não vai mamar e pronto!….

    1. silveira disse:

      Sera que julio assume? Acho que nao…Muito dificil ele assumir..

  10. thiago do psb disse:

    chico vai ser sempre o cara porque ele e eu nao concorda com um ladrao dinheiro publico,pesquisa comprada pelo sistema grande rio com maior cara de pau,na fm e seu programa sempre favorencendo e claro,a tabajara falando bem dele ai que oque muita coisa do lado do l. de verba ai e seco mais o mal nao dominara sempre

  11. De Olho disse:

    A reeleição do pior prefeito da história recente de Petrolina é resultado, entre outras coisas:

    1. Um marqueteiro que deixou no chinelos os dos rivais, mesmo se utilizando da metodologia de Goebels, chefe da propaganda de Hitler que dizia que “Repita a mesma mentira ao povo cem vezes que ela se tornará verdade” (leia-se nova semente, por exemplo);
    2. Fragmentação da Oposição – Os 30 mil votos de Odacy fizeram falta e Gonzaga e seu grupo ( o de Gonzaga), aparentemente, pouco ou nada somaram;
    3. Mais apelo e identificação popular de Fernandinho e seus auxiliares mais próximos (notadamente os que Cauby citou);
    Fica a lição pra próxima, para, novamente, tentar adicionar Odacy e outros importantes quadros nos mesmos projetos, ou de novo, daqui a 4 anos, Osvaldão ganha a prefeitura pra outro discípulo forasteiro seu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários