Prossegue até este sábado (27) no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana (BA), a Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam) 2012, e o 1º Festival da Cultura da Bahia. O evento tem como objetivos a modernização da agricultura familiar, a aproximação com diversas classes de consumo, a criação de espaços para discussão das políticas públicas do segmento da agricultura familiar entre outros. Representantes da Embrapa Semiárido participam do evento.
Além da Embrapa, a feira conta com estandes de outros órgãos e instituições como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Banco do Brasil e do Nordeste, Sebrae e empresas de máquinas e implementos agrícolas.
Uma corrente forte na Agrifam 2012 é o segmento de artesanato, feito pelos agricultores familiares. Nesta área, materiais de fácil operacionalização, como ferro, tecido, barro, madeira – entre outros – dão origem a bonecas, estantes, toalhas, colchas, mesas, panos de mesa, de centro, que servem como adornos e utensílios em residências.
A agricultura familiar é responsável por mais de 60% da produção agrícola do Brasil, gerando emprego e renda no meios rural e urbano. Além disso, segundo o último censo agropecuário, a agricultura familiar responde por 37,8% do valor bruto da produção agropecuária nacional. O evento é realizado pela FETRAF (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) e pelo Fórum Baiano de Agricultura Familiar, com apoio dos governos federal e estadual. (Foto/divulgação)
gostaria de receber mudas de umbuzeiro pra sombrear o solo de uma pequena propriedade rural em Riachão do jacuipe Bahia por se tratar de uma zona muito quente. e eu em breve gostaria de passar um bom tempo por lá.