O reajuste salarial dos vereadores de Petrolina ainda repercute na imprensa e na Casa Plínio Amorim. Na sessão de quinta-feira (25), a vereadora Cristina Costa (PT) defendeu veemente a proposta e criticou o veto de Júlio Lóssio (PMDB) ao projeto, ao dizer que a atitude do prefeito “prejudicou o diálogo entre os vereadores e a população”.
Analisando cada ponto do veto, Cristina afirmou que o processo poderia ser mais democrático. “Nós poderíamos chamar a população e debater sobre isso, mostrar o que entra na Câmara e o que se faz com esse dinheiro. Também é preciso esclarecer que isso não é aumento de salário, é fixação de subsídio para a nova legislatura”, explica.
E a polêmica não para por aí. Ainda durante o seu discurso, a vereadora deixa claro que a remuneração não seria suficiente para a quantidade de gastos dos vereadores. “Aqui em Petrolina, só tem uma forma de vereador ganhar dinheiro: corrompendo-se ou se vendendo para o Executivo. Se tem algum vereador que o patrimônio está crescendo, pode ter certeza, não é com o dinheiro da Câmara. Ele deve estar fazendo conchavo com o Executivo para que o município tenha seus projetos aprovados”, disparou a petista.
E é justamente por causa dos “poucos recursos” destinados à Câmara que, segundo Cristina, alguns assessores seriam demitidos do Legislativo. “Não tenho dúvida. Vamos ter que diminuir o número de assessores porque os recursos não são suficientes para pagar”. Indagada por um vereador presente se terá “jacaré” na Câmara, ela foi categórica: “Vai, com certeza”. (Foto/arquivo)
Pobre vereador sem salario, apenas com um pequeno subsidio de 12 mil reais. E com isso tem mais de uma reunião por semana,quando não tem férias, recesso, ausencia justificada
que nojo,ai tambem e outra cara de pau ,que ta com esse discusinho mentiroso mais ela e a mais usurenta
Não sei se é melhor ler isso ou ser cego!!
O que ela está dizendo é balela!
Não tem como aumentar o duodécimo. Se o valor é insuficiente para todas as despesas, por que aprovaram o aumento do número de vereadores? E por que duplicaram o salário?
Os assessores vão pagar o pato??
É muito bizarro isso!!
Esse “desabafo ” da vereadora petista soa aos nossos ouvidos (e aos olhos também) como sendo a assunção da prática (ou do crime, como queiram entender) da corrupção. Como admitir assim, de maneira escancarada, que colegas seus se vendem aos caprichos do executivo?? Onde andam as autoridades fiscalizadoras e aplicadoras da Lei?
Se a vereadora afirma com veemência e admite a prática desse expediente criminoso e lesivo ao povo e ao Erário, porquê não se investiga e cobra-se dela a denúncia com indicação direta dos fatos e atos dessa natureza que chegaram ao seu conhecimento? Será que ela é conivente? Por que não aponta nomes? O prefeito é o corruptor? Quem são os corrompidos?
Vejam bem, se declarações desse tipo tivessem origem no sociedade comum, no meio civil, ou seja, se algum cidadão insinuasse publicamente que o seu vizinho é criminoso, certamente haveria uma investigação.
Porém, como os políticos aparentemente são blindados, podem falar o que quiserem sem temer a nada nem a ninguém.
Valei-me!!!!
Justo, Moral, desde que trabalhem, estejam próximo ao povo e lutando por esses!
CONVERSA PRA BOI DORMIR, DESSA VEREADORA,POIS, TRABALHAM POUCO, FALTAM AS SESSÕES SEMANAIS E GANHAM MUITO. AGORA VEM COM ESSE DISCURSO BARATO DE QUE IRIAM CHAMAR A SOCIEDADE PARA O DIÁLOGO, PURA DEMAGOGIA, PORQUE NO DIA EM QUE VOTARAM O AUMENTO, SE QUER O CIDADÃO PETROLINENSE FOI INFORMADO E OS VEREADORES VOTARAM E APROVARAM EM QUESTÃO DE SEGUNDOS, COM O VETO DO EXECUTIVO, OS VEREADORES FICARAM IGUAIS BARATA TONTA,SEM SABEREM O QUE FAZER, INCLUSIVE CRISTINA COSTA QUE NA ÉPOCA FEZ DISCURSO MODERADO, PASSADAS AS ELEIÇÕES, ELA AGORA USA ESSE TOM DE ARROGÂNCIA. VAI PROCURAR O QUE FAZER VEREADORA!
É uma tristeza, tanto trabalho para estes coitados e só ganhar um salário de fome de doze mil reais!. Antigamente um veriador não ganhava nada; tive o prazer de conheçer um deles o grande veriador Sr. Plínio Amorim (in memorium) que contribuiu muito pelo desenvolvimento de Petrolina,e trabalhava muito pelo povo. Hoje, como está tudo mais moderno e desenvolvido um veriador era prá perceber um salário mínimo, que é R$ 622,00. Seria um bom salário para quem não faz nada, tava de bom tamanho! O veriador ganha seis mil e quer passar prá doze mil reais.É por isso, que todo mundo quer ser veriador. Foi bom o prefeito vetar.Parabéns prefeito! Quem não é veriador aprova.
Bravo Alexandre mandou bem.
Pergunte ai se algum desses vereadores querem copiar o saudoso Plínio, nenhum meu querido, ou então querem sentar em uma cadeira dessas por apenas R$ 622,00, acho que também não.
Eles reunirem-se para aumentar salário do trabalhador “” SONHO “”.
QUEM FAZ O QUE GOSTA FAZ ATÉ DE GRAÇA.
PARABÉNS PREFEITO VETA MESMO.
mais é isto que a população quer amigo.ja que reelegeram metade dos que aprovaram o salario de 12 mil.é amigo quando a populção quer é assim;e depois nem elels sabem oq fiseram e nem em quem votaram.porque vendem o voto e ainda vendem fiado.é amigo o povo tem o governo que mereçe;
A base do problema está justamente aí. Tudo nasce de um voto errado. Com certeza já tem gente se arrependendo 1 mês depois de ter votado.
Concordo com vc meu amigo, vereadores comprando voto, comunidade vendendo por isso que eles se acham no direito de fazerem o que quiserem e o povo tem que ficar calado, e aceitar.
Já que venderam não tem direito de reclamar.
Sem sombra de dúvida, um subsídio ou salário de 12 mil reais para um Vereador não soa bem, não é uma realidade coerente comparando-se com o salario de nossos trabalhadores. Um professor da Rede Federal de ensino com mestrado e dedicação excusiva (não pode ter outro vinculo ou salário) não chega a 10 mil reais. A vereadora deveria esclarecer que o que o Vereador recebe como salário é para ele como todo trabalhador recebe. Salário de assessores, veículos e outras despesas tudo isso é pago sem entrar em salário de Vereador. Que precisam demitir assessores é verdade e é uma necessidade, pois não sei quantos cada vereador tem, mas houve tempo queeram de 9 a 10. Será que havia necessidade de tantos assessores! Em que local trabalhavam tantos assessores! Mesmo com tantos assessores, eu vi uma reportagem na TV nesta semana na qual a jornalista dizia que a Câmara de Petrolina gastava mais do que a Câmara de Recife e dois vereadores estavam defendendo os gastos parecem que com passagens e diárias.
A vereadora diz : “Nós poderíamos chamar a população e debater sobre isso, mostrar o que entra na Câmara e o que se faz com esse dinheiro. Também é preciso esclarecer que isso não é aumento de salário, é fixação de subsídio para a nova legislatura”, explica. Os vereadores devriam e poderiam ter feito isso sem o veto do prefeito. Está em tempo de fazê-lo. Que o projeto trate do aumento dos subsídios para a proxima legislatura é uma coisa, mas os 12 mil é salário sim. Não é com esses 12 mil que o Vereador vai pagar assessores e outras despesas. Os 12 mil é o salário do vereador para a proxima legislatura. É o que entendi.
A vereadora fala em debater o aumento com a população. Nunca conheci ninguém que seja a favor de um aumento tão absurdo desses.
QUANDO VEJO UMA PESSOA DO CARÁTER DE CRISTINA COSTA DEFENDER UMA IMORALIDADE DESSA, SÓ ME RESTA DIZER UMA COISA: “INFELIZMENTE O BONDE TÁ DESCONTROLADO”.
Coitadinha. Deve ta passando fome.
não adiante ficar lamentando sàlarios de vereadores depois que passou as eleições o prefeito tambem tem seu sàlario recheado o mesmo não fez porcària nem uma na gestão atual como muitos comentam e o povo mesmo assim reelegeram novamente ,então o mal não è sò legislativo como tambem no executivo, neguinho tem muito mais para lamentarem em mais quatro anos a fora agora è tarde se vereadores e prefeito estão là è pq o povo quis,se o povo colocou outra vez è pq são bons, isso è uma opnião particular minha ,vcs petrolinenses è quem faz o destino de sua cidade! e vai ser sempre assim o executivo faz de conta que trabalha e o legislativo faz de conta que fiscalizam………………………..
a final de conta alguèm que se eleger à cargo de vereador quer trabalhar para o povo por apenas 622, kkkk isso è pìada ,amigos comèntarista, nunca pense pq o povo è quem paga os altos sàlarios do pader executivos e legislativos,o povão perceber 622, mensal, mais porèm ostentam sàlarios isorbitantes à polìticos, o povo estar ferrados!
Vocês que estão revoltados com a remuneração dos nossos representantes são um bando de hipócritas. Digo isto porque todos merecemos salários que nos garantam uma vida digna, condizentes com o nível de responsabilidade de cada um.
O vereador tem que ganhar bem mesmo, qual o problema tem nisso? Não vislumbro nenhum. Ora, se tudo no mundo é o vereador que tem a “obrigação” de bancar, tanto de patrocínio que gravita do pobre ao rico quanto as inúmeras explorações e desvios de funções que vocês mesmos, hipócritas, tentam submeter o edil diuturnamente quando o solicita tais vantagens pessoais, digo, patrocínios.
Além disso, não existe nada de ilegal, tampouco trata-se de aumento de salário. Na verdade é de um merecido e tardio reajuste de subsídio. Nesse diapasão, concordo plenamente com tal feito, pois ele está em plena consonância com a demanda das atividades que o parlamentar desempenha e, sobretudo, com a legislação vigente em nosso país.
Amigo, uma pergunta:
Você é assessor? Vai mamar também junto com eles? Você se refere a Petrolina, onde os vereadores não trabalham, não criam e nem votam nenhum projeto importante para a cidade? De que planeta você é?
sera que da pra fazer uma feira pra um mes cristina la no bontempo??
ESSA E A FORMA PT DE FALAR E GOVERNAR .ESTOU COM PENIA DELES .
Diálogo com a população?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os vereadores querem é aumento; a população que se exploda…
Um bocado de __________.
É um absurdo, uma afronta a classe trabalhadora que tem que fazer malabarismo para sustentar a famiília com o salário mínimo! Nada que vem dessa senhora me surpreende. Cristina da Costa é isso mesmo. Lamentável a sua recondução a Câmara Municipal.
2.248 votos conquistados com muito trabalho.
ela foi reconduzida por merecimento que ela conquistou do seu eleitorado fiel, isso tem nome foi serviços prestado à população que sabe reconhecer quem trabalha em prol da população desta cidade,e então quem trabalha evidetimente continua legislando, parabens cristina costa por ter continuado na câmara em 2013………..
à povo reclama mais não acompanhar as votações na câmara em dia de votação qd o prefeito enviar seus projetos para serem aprovados em cima da hora para que não dê tempo dos vereadores estudarem a fundo è ver se realmente vai beneficiar a população, o povo tambem è fiscalizadores dos bèns pùblico!
A VEREADORA FALA UMA COISA E FAZ OUTRA.! ACREDITO QUE O MINISTERIO PUBLICO DEVERIA CONVOCA-LA PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS , POIS FOI MTO GRAVE A DENUNCIA FEITA. PARECE QUE POUCOS ESCAPAM DESSA FORTE ACUSAÇÃO:CORRUPÇÃO. SE HA DENUNCIA, TEM QUE SER APURADA E ESCLARECIDA PARA A POPULAÇÃO. SO TENHO CERTEZA QUE UMA VEREADORA NÃO SE ENVOLVEU NESSE DELITO PELAS SUAS ATITUDES E FALAS DE INDEPENDENCIA E ESSA NÃO FOI ELEITA. O POVO GOSTA E DE CORRUPTO E CORRUPTOR. OS DOIS COMETEM O MESMO CRIME COM O DINHEIRO PUBLICO. QUEREMOS INVESTIGAÇÃO E APURAÇÃO. A DENUNCIA FOI FEITA MINISTERIO PUBLICO , FOI PROVOCADO PELA PROPRIA VEREADORA , QUEREMOS A RESPOSTA.
NOSSA COMO É POUCO 12 MIL REAIS PARA UM VEREADOR, IR NA CAMARA 1 VEZ POR SEMANA E AINDA VOTAR CONTRA PROJETOS QUE VÃO BENEFICIAR O POVO SÓ POR NÃO É ALIADO DO PREFEITO, MUITO DEVE SER 622 REAIS QUE GANHA UM VERDADEIRO TRABALHADOR, MAIS É BEM FEITO PRA OS MAIS DE 2 MIL ELEITORES QUE DEVEM GANHAR 1 SALARIO E AINDA VOTARAM PRA REELEGER ELA
A vereadora acusa o Prefeito de “atrapalhar” o dialogo com os cidadãos mais se esquece que não ofereceram nenhuma chance de dialogo e apresentaram o projeto de aumento de 100% “as escondidas” da população! Isso é “democracia” vereadora? Agora querem posar de “bons mocinhos” para o povo?
VI – o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: (Redação da EC 25/2000)
“A fixação dos subsídios de vereadores é de competência exclusiva da Câmara Municipal, a qual deve respeitar as prescrições estabelecidas na Lei Orgânica Municipal, na Constituição do respectivo Estado, bem como na CF.” (RE 494.253‑AgR, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 22‑2‑2011, Segunda Turma, DJE de 15‑3‑2011.)
A Lei Orgânica poderia reduzir essa autonomia do Poder Legislativo?
Resposta: … nos diversos incisos do art. 29, a CR fixou ela mesma os parâmetros limitadores do poder de auto‑organização dos Municípios e excetuados apenas aqueles que contém remissão expressa ao direito estadual (art. 29, VI, IX e X)…
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/publicacaoLegislacaoAnotada/anexo/Completo.pdf