O campus da UPE em Petrolina foi palco, na noite da última quinta-feira (01), de uma tentativa de estupro.
De acordo com informações de um estudante do curso de História, o fato teria ocorrido no novo prédio da universidade, que durante à noite não funciona.
Ele relatou ao Blog que algumas pessoas viram uma garota correndo e gritando após o ocorrido, com o cabelo assanhado e as roupas da parte de cima rasgadas.
Uma das testemunhas que ouviu a vítima disse que um rapaz a ameaçou com uma faca e a obrigou a ir até o prédio, onde tentou estuprá-la. A garota, também estudante da UPE, já prestou queixa na Delegacia de Polícia Civil, que deve investigar o fato.
Segundo o boletim de ocorrência do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que foi acionado até o local, o desconhecido dizia portar um canivete, ameaçando a vítima. Um motociclista passava nas proximidades no momento em que o acusado pretendia consumar o ato. Preocupado em ser visto, ele acabou desviando a atenção. A garota se aproveitou e conseguiu escapar.
Na próxima segunda-feira (05) os estudantes da UPE prometem um ato de mobilização pedindo mais segurança no campus, que após a mudança dos cursos para o novo prédio, estaria mais vulnerável a investidas de marginais.
A reportagem tentará falar com a direção da UPE em Petrolina sobre o assunto.
Se de vez em quando passase uma viatura por ali, poderia até amenizar, porque resolver não resolve. Eu mesma já passei por isso ali mesmo na faculdade, e olhe que isso foi a dez anos atrás, graças a Deus corri muito e conseguir me safar do agressor, é horrível essa sensação. Cheguei ao trabalho já descalça e parte da roupa rasgada. Nunca esqueci essa cena.
Que historia mal contada, visse!! O que será que essa mulher estava fazendo no fundo da faculdade fechada? Só poderia achar uma coisa dessas mesmo.
você não sabe ler hein querida? Ali em cima ela diz que ele a ameaçou com um canivete e a fez isso pra esse predio!
Estudo na UPE e no prédio novo não tem como ficar deserto nos dias de aula. Acho que o estudante que falou ao blog deve ter se equivocado.Acho que a estudante possa ter sido abordada e ter sido obrigada a ir ao prédio velho. Deveria ter uma catraca e um cartão de identificação para os alunos e funcionários da UPE, pois todos nós estamos à merce desse acontecimento terrível.
Em todos os lugares desertos podem acontecer uma coisa desse tipo. O que devemos fazer é evitar andar nesse tipo de lugar. Mulhers inteligentes se previnem.
A culpa é do Estado que não bota policial na rua. O povo tem que fazer manifestação é na frente do gabinete do governador, da prefeitura e etc. Coitada da direção da FFPP, pois ela é uma funcionaria que luta muito para levar coisas boas para a faculdade e os estudantes só querem ver os defeitos. Antes de reclamar e criticar, os estudantes deveriam propor soluções. Cade que esses universitarios tem alguma ideia brilhante? só querem fazer arruaça. Calos Santana- aluno da FFPP
Eu estava chegando a FACAPE, e vi um movimento, fiquei observando, deu pra perceber que tinha algo de muito grave acontecendo, dai a menina saiu da guarita da FACAPE, aonde acolheram a mesma depois do ocorrido, e a coitada estava muito nervosa e chorava muito, a camisa meio que rasgada e la toda assanhada e muito nervosa, chorava muito, vi um rapaz, que pelo que falou ele estuda na FACAPE, perguntando se não queria que ligasse para um delegado ou para própria PM, e os demais que acompanhava a menina disse que não era preciso, pois a vitima faz parte de um partido que é ligado ao movimento estudantil, e pelo que percebi não pegava bem alarmar, até porque as duas instituições estão passando por processo eleitoral. Fiquei chateado, porém não fiz e nem falei nada, pois percebi que os que ali estavam, só levou o tempo a se preocupar em não chamar ou alarmar a situação, pois percebi que os mesmos fazem parte do pleito ao qual esta vivendo a FACAPE, apesar de que, teve um aluno que se ofereceu para ligar para as autoridades, vi bem ele falando em ligar para um delegado ou a própria PM. Sem falar que a vitima não estuda na UPE de Petrolina, pelo que percebi ela é de outra cidade.
A garota estuda la sim… o curso que ela faz é Geografia… só pq ela n é daqui ela n pode estudar la n é?!
Foi o que falaram lá!
Bom sou estudante da UPE há 4 anos, desde desse tempo observo e convivo com uma universidade com uma má qualidade em termos de estrutura (principalmente); falta de professores efetivos, entre outros.
Queria responder primeiramente a senhora Carolina e pro senhor Roberto:
– Que feio da parte de vocês quererem colocar a culpa da tentativa de estupro na própria vitima, ela é dona de seu corpo e ninguém tem o direito de violenta-la em nenhuma circustancia, pois não houve permissão. E ela não estava andando por trás do prédio ela foi abordada em um momento que não havia movimentação e foi levada sob ameaça de uma faca. Se fosse filhas, irmãs ou amiga de vocês não estariam falando desse jeito.
Agora queria há o senhor Carlos Santana
– O estado também é culpado, porém quem nos representa perante o estado na universidade é o reitor e na unidade é a direção, percebemos então que tem uma hierarquia burocrática a se seguir.
A gestão tem culpa sim, e muita, pois permitiu que seus alunos fossem para um prédio que não tem infra-estrutura adequada, faltas energia constantemente, disseram que o problema era simples e não resolveram, já fazemos manifestação desde o ano passado por conta disso; não tem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, a exemplo do cadeirante, não tem uma tubulação para se instalar bebedouros, então temos que nos deslocar ao prédio antigo.
Aí você ainda vem dizer coitadinha da direção, me poupe meu caro, pois se você realmente é aluno da UPE você também está a par desses problemas, a atual gestão não sabe administrar a unidade.
Reflitam e conheçam mais a sociedade onde vocês estão inseridos.
vc é uma desgraça que não sabe o que está dizendo, deve fazer parte com o inimigo. a verdade tarda mias não falha pois a diretora da upe é filha de Deus e protegida por ele, que ela já tirou tantas desgraças do fundo do poço professores e agora todo mundo fica contra ela.isso foi tudo armação do inimigo, que ela proria tudo do fundo do poço.
alexia isso foi uma tentativa de argumentar?
Falhou feio!
Não tem fundamento, parece algo escrito por uma pessoa que está no primário!
em todo lugar falta professores , na univasf e outras mais,a greve da univasf acabou a pouco dias. não é só na upe desgraçado. em outras universidades tamb.
Seu computador se comunica melhor com sua impressora dq você com outras pessoas.
Fala o nome de Deus, mais chama o próximo de desgraçado. Contraditório não???
Filhos de Deus todos nos somos ou você vai desmentir oq foi escrito na bíblia ?
minha querida caroline, antes de vc sair falando besteira deveria saber primeiro da historia, pois eu estava la e está garota nem daqui ela é, ela é de recife so veio divulgar um trabalho a mesma é uma representante da UNE veio convidar os alunos da upe para participar do encontro q vai ter em recife e em olinda. portanto espero que isto nunca aconteça com vc, e pense bem antes de sair falando abobrinha valeu……
ou querido(a) anônimo logo logo vc vai ficar sabendo da verdade. vc deve ser defensora ou defensor do inimigo que coisa feia,bota Deus no teu coraçâo não deixa o inimigo toamr conta de ti.
Quanto Machismo, mulheres!!
A única causa do estupro é o estuprador. Tentem pensar e ponderar os fatos. Meus olhos agradeceriam.
“Consumir” ou “consumar”?
Essa história precisa ser melhor esclarecida!
Enquanto vivermos em uma sociedade onde o PATRIARCADO (poder, dominação atribuído ao homem sob nós mulheres) existir e for hegemônico, essa cultura infeliz,brutal do estupro, do abuso sexual, da violência para com as mulheres vai ser predominante.
Daí mais importante que encontrar culpados ou culpadas por esse processo, precisamos lutar pelo fim da violência contra as mulheres. Lutar por uma educação não sexista, que ensine os homens a não estuprar as mulheres, que ensine aos homens que as mulheres não são pedaço de carne, não são mercadoria…Para que eles aprendam que somos GENTE! Nós mulheres, não andamos na rua em paz, andamos na rua com medo histórico e brutal de ser estrupada…E não é por falta de policial, porque eles, homens, também podem nos estrupar.
O estupro é um ato de crueldade, tortura, humilhação, e aqueles que o praticam devem ser escrachados por toda a sociedade!
Enfim, me solidarizo aqui pela companheira que sofreu essa violência e pelas tantas outras mundo a fora. E dizer que estamos na luta pelo fim dessas práticas cruéis e machistas.
Nenhuma mulher merece ser estuprada! Estupro é crime e a culpa nunca é da vítima!
Isso é armação…essa menina não é aluna da UPE, não mora em Petrolina conforme divulgado, e disseram que ela estava lá divulgando um evento da UNE, porém ninguém sabia que essa moça estava lá fazendo qualquer tipo de divulgação, nenhum cartaz foi visto na Universidade com divulgação qualquer tipo de evento promovido pela UNE, muito estranho isso…
Esta moça estava hospedada na casa de uma amiga do candidato a diretor da Universidade, o qual está fazendo uma oposição baixa e sem qualquer indício ético…
A moça foi levada para fazer exame de corpo delito e nada foi constado…e depois a pobre moça desesperadamente pedia PERDÃO…..porque ela pediria perdão se ela era vítima?
O caso ja está sendo apurado, e os responsáveis por essa farsa patética serão punidos…
A que ponto chega a ambição de certas pessoas…CHAPA 2, vocês tinham o meu voto, mas com certeza depois de tudo isso vocês perderam meu voto e de meus colegas…agora eu sei quem de fato é ético e competente para dirigir a minha amada UPE…Vocês da chapa 2 são demoníacos…
Concordo com você Flávia, sou aluna do 1º periodo nesta Unidade, no primeiro momento quando a Chapa 2 esteve na minha sala me decide por votar neles, mais hoje vendo as coisas que estão ocorrendo, a forma com que eles fazem política, vejo que a melhor opção é a Chapa 01, pois fazem uma campanha limpa, mostrando suas propostas e não falando mal dos outros e nem prometendo o que não podem cumprir, minha irmã estuda na Escola de Aplicação e lá eles fizeram promessas absurdas, que sabemos nunca, mas nunca serão cumpridas.
Pura demagogia.
Dali Chapa 01!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Prezados colegas,
Lendo os e-mails cheguei à conclusão de que em parte, estamos colhendo o resultado da nossa fraqueza e falta de caráter. Somos estudantes de Ensino Superior? Será? Não sabemos nem defender a nossa opinião, seguimos os ditames de alguns que se dizem professores, mas na realidade são meros repetidores dos livros, e olhe lá. Somos culpados? Sim. Somos marionetes nas mãos dos mesmos?Sim. Medo? Talvez, confesso que fomos obrigados pelos professores a EXIGIR a MUDANÇA IMEDIATA para os NOVOS PRÉDIOS, sabíamos que os mesmos precisavam de alguns ajustes e não estavam prontos para nos receber. De maneira irresponsável e maldosa, nossos Coordenadores que não cumprem suas obrigações profissionais (não todos) só fazem criticar (não apontam soluções) nos obrigaram praticamente a exigir essa transferência. Nosso intento, segundo nossos Professores, era realmente denegrir a imagem da Gestora e desestruturá-la. Hoje vejo quanta maldade e inveja. Não concordo não Golpe Baixo, é necessário que as pessoas reflitam, pensem, e façam uma análise do seu comportamento e consciência. Será que estamos certos nos deixando seduzir por estas pessoas que se dizem educadoras? Quanto à notícia do Estupro, sinceramente eu não acredito, aluna de Arcoverde? No lugar da Diretora, procurava o mais depressa possível, entrar em contato com a Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, Reitoria, Secretaria de Segurança do Estado e se possível a Polícia Federal, para resolver e esclarecer o acontecido. Precisamos de segurança, sim? Mas temos que exigir do Senhor Governador e não da Gestora. Analisando bem, qual o interesse desses professores? Inveja? Ódio? Incapacidade de chegar aonde a Senhora Diretora chegou? Sejam inteligentes e lutem com honestidade, cara a cara, não utilizem os bastidores, sejam honestos consigo mesmos. No lugar de estarmos atribuindo culpas a quem não merece, vamos cuidar do Curso de Geografia que está fadado a se acabar, por falta de compromisso e competência da Coordenação do Curso, está faltando empenho na construção do Projeto Político Pedagógico do Curso, sem esse não haverá formatura. Senhora Diretora abra os olhos, com certeza estão arquitetando coisas terríveis, procure proteção policial, muitas coisas virão, tenha cuidado……
Maria Ana, História.
Um campus com cerca de 6.000 pessoas circulando e com 10 cursos. Como pode ter acontecido um episódio desse?
Muito estranho….
Cuidado!!!! nas eleições da FACAPE um caso semelhante a esse foi investigado e desmentido. SE LIGA CHAPA 2…vão aprender a fazer política…
amiga flavia esse próprio candidato da chapa 2, a diretora da upe já tirou ele do fundo do poço e agora ele conspira contra ela,qunado ele precisou de advogado foi ela que pagou do bolso dela e outras coisas mais.e como tem varios professores que ela ajudou tamb,pois uma professora que ela pagou a passagem de avião dela e do filho pra fazer uma cirurgia em recife hoje esquece de tudo.
usar esse lamentável episódio para atacar as pessoas que nada tem a ver com a eleição da UPE é simplesmente deplorável.
Se liga CHAPA 2, isso cheira a armação, o feitiço pode virar contra o feiticeiro…
Não tem nada no texto que faça referência a politica!
Meu maior sonho era ser estudante do Curso de Letras da Upe.
Realizei meu sonho , hoje sou universitária e faço Letras… Porém vejo o quanto é difícil “aceitar” a falta de estrutura do nosso Prédio.
ÁGUA não tem!( Ou você compra água mineral ou leva uma garrafinha de água de sua casa ).E a terceira opção é correr o risco de sofrer abuso sexual!
Minha professora anda com um filtro de plástico na mão para quando sentir sede …
Os professores não tem um lugar digno para ficarem (sala de professores).
Na minha sala o ar -condicionado não pode ser ligado, pois quando usamos falta energia!…
O elevador é só de enfeite porque não funciona! E todos tem que enfrentar as escadas(acessibilidade não existe!)
Iluminação péssima ao redor do prédio.
A única coisa motivadora que me faz continuar na instituição é porque realmente gosto do curso !
Espero que um dia tudo seja diferente !
Esse tal de Moibicha sabe que vai tomar pAu mais uma vez e fica armandocoisas que num tem nem cabimento, acho que ele e a vice dele deveriam mostrar os projetos deles e cumprir carga horaria dele. ele ja foi preso e quem tirou ele foi a gestora atal.
Já foi confirmado, foi uma farsa.
Prezados,
É vergonhoso ver como esse caso foi visto com tanta negligência, pois esqueceram que houve um crime ediondo a tentativa de estupro, e todos só se preocupam com problemas pessoais. É preciso lembrar que se trata de uma mulher que assim como nós, tem em comum o unico desejo de viver livrimente em paz em qualquer lugar que estiver e as outras coisas se tornam pequenas diante disso!
Gostaria de levantar algumas questões, que eu enquanto aluna queria entender e que se for possivel a Diretoria e Reitoria da Upe – Campus Petrolina me respondesse.
Como nós alunos podemos aceitar calados a realidade que somos obrigados a vivenciar todos os dias:
1º – Não temos água para beber;
2º – Problemas com o funcionamento dos ar-condicionados;
3º – A queda de enérgia constante;
4º – Falta de Segurança;
5º – Falta de iluminação adequada, em torno do prédio;
6º- Falta de acessibilidade para deficiêntes;
7º – O elevador que nunca funcionou;
8º – Não ter estrutura para funcionar um estacionamento;
9º – A falta de sala adequada para professores;
10º – O aumento no quadro de professores efetivos.
Diante desses fatos eu me sentiria convarde em me calar!
principalmente por ser uma agente formadora de opnião e politizada.
Respeitosamente,
É INTERESSANTE COMO A IGNORÂNCIA ATINGE AS MENTES DOS DOCENTES E DISCENTES DESSA FACULDADE, EM UM PROCESSO DE PLEITO NO ANO 2012 AO CARGO DA DIRETORIA.
A DISPUTA PASSOU OS LIMITES QUANDO FERIRAM A INTEGRIDADE DA JOVEM. UMA CERTA CHAPA ESTÁ USANDO DE MÁ FÉ AO TENTAREM USAR O OCORRIDO CONTRA O SEU ADVERSÁRIO.
ASS: LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Sou aluno do curso de biologia. Vejo que, realmente, existe muito ainda por ser feito pelo nosso CAMPUS Petrolina. Precisamos de união para que juntos possamos melhorar e desenvolver o CAMPUS com atividades de pesquisas e extensão. Muitos alunos ficam se preocupando com o ocorrido, já resolvido, apesar de haver muito mistério referido a armação. Observemos as propostas das duas chapas para realizarmos a democracia no dia 22 de novembro. Independente de qualquer coisa meu voto é na Chapa 1, pois são professores éticos, compromissados com o nosso CAMPUS vivenciado-o dia-a-dia com muito respeito a todo o ato político que esta sendo vivido neste momento. Chapa 1: O futuro é agora.
Ué, cadê o resultado da tal ” tentativa de estupro” ?