Na verdadeira “guerra” não declarada entre a Polícia Militar de São Paulo e os traficantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), pelo menos 139 pessoas já morreram do último dia 24 de outubro até sexta (9). O levantamento foi feito pelo Estadão. O número de óbitos inclui policiais e civis. E uma das vítimas, nessa lista, é da cidade de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco.
Jefferson de Oliveira, 27 anos (foto), foi assassinado na noite de ontem pelo PM Edcarlos Oliveira, que o confundiu com um criminoso. O fato aconteceu na esquina da Rua Gaia com a avenida Arquiteto Vilanova Artigas, na região de São Mateus, zona leste da capital paulistana. Ele era dono de uma empresa de polimento de peças de metal e estava acompanhado por um funcionário, Renato da Silva Ferraz, 22, que todos os dias pegava carona com ele. Os dois voltavam da empresa, que fica a um quilômetro do ponto onde ocorreu a tragédia.
Segundo relatos de uma testemunha que passava pelo local, um Fiat Fiorino dirigido por Jefferson teria avançado o sinal vermelho e de repente parou, interrompendo parcialmente a passagem do veículo conduzido pelo soldado.
Pensando que ia ser atacado, o policial conseguiu desviar, passou pelo Fiat, mas retornou e sacou uma pistola, atirando contra Jefferson e Renato. Os dois foram encaminhados para o pronto-socorro Sapopemba, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Versão
Após atirar, o policial deixou o local em seu veículo e, de outro endereço, ligou para os colegas informando que havia acabado de atirar contra dois homens que teriam fechado seu carro para tentar assaltá-lo ou matá-lo. No local dos tiros, nenhuma das cápsulas da pistola calibre ponto 40, da PM, utilizada pelo policial, foi encontrada.
Aos colegas de farda que foram até o local de onde o policial ligou, Edcarlos mostrou uma arma, de brinquedo. Segundo o soldado, ela estava em poder de uma das vítimas, que a teria apontado contra o policial no momento em que ele passou ao lado do Fiat. O soldado PM foi preso em flagrante. Ele está há 14 anos na corporação e atua na região da Penha, também na zona leste. No momento do episódio ele estava com a esposa e o filho de um ano e meio. (Fonte/foto: O Boavistano)
… Que situação!. Não foi uma Fatalidade. Sim uma situação de medo, policiais aterrorizados, pressionados, estado de nervosos a flor da pele e acuados. E estes dois cidadãos vitimas de uma situação banalizada, pagando com suas próprias vidas um erro do Estado Brasileiros. Que tem a obrigação de agir de forma eficiente e eficaz no combate as ações criminosas contra a sociedade. Até onde vai este modelo de Estado?. Punição ao ato criminoso praticado pelo o agente público e Indenização é um mínimo que se pode fazer. Sei que não vai trazer de voltas as vidas ceifadas, mas reparar o dano é o que deve ser feito.
Lamentamos as mortes de pessoas inocentes nesses episódios e acho também que as Academias de Policias Militares de São Paulo precisa de uma revisão!
o que precisa de uma revisão é todo sistema de segurança brasileiro…nós temos uma Presidenta que odeia a Polícia Militar!
A guerra é entre traficantes e sociedade, uma vez que a Polícia Militar representa a garantia do bem comum de todos…infelizmente esse rapaz foi mais uma vítima do do PCC quem vem aterrorizando os agentes da lei que, no alto nível de estres que se encontram sabendo que podem ser fuzilados a qualquer momento, acabam cometendo erros!
trágico!
Toda ação gera uma reação!. Se a policia esta em alerta devido a situação em que passa os agentes da lei, cabe aos “cidadões” também evitar comportamentos de suspeição, pois entre matar ou morrer, lógico que se vai optar pela primeira opção!
Como é que os cidadões foram vitima do PCC se quem matou foi o PM se tem alguém culpado ai é o policial, é por isso que as vezes os caras estão morrendo a toa, porque essas pessoas que morrem nas maos deles também tem família e ai um PM destes despreparado com cara de bandido, e ainda mostrando ser um uma vez que ele alterou a cena do crime e inclusive colocou uma arma de brinquedo na cena do crime depois que ele atirou nas pessoas se acha que a culpa é do PCC então o policial deve ser do PCC isso sim.
Vc deve ser do tipo q qdo a polícia vai abordá-lo se manifesta dizendo q é um cidadão e q repugna o trabalho da polícia. Procure saber o q é PCC, pois quem faz parte dele são: bandidos, traficantes, estupradores, homicidas, pessoas que pensam e q querem ver o BRASIL se tornar um território de GUERRA. Respeite a POLÍCIA, pois ela é uma corporação que passa por preparo e instruções diariamente, não fale o q vc não sabe.
Existe “policial e policial”Esse era totalmente despreparado!!!E leia vc!o que realmente aconteceu pois está mau informado.Como vc mesmo disse:PCC, é quem faz parte são: bandidos, traficantes, estupradores, homicidas.Esse é um homicida certo.O significado de abordagem vc não deve conhecer também porque em nenhum momento aconteceu isso ok.
Lamentável o que está acontecendo com nosso país, os governantes por questões partidárias negam ajuda do governo federal e de outros meios. O que a sociedade tem q entender é q os políticos não se importam se morre um pai de família ou um bandido para eles a morte é um número, e além do mais, temos q deixar de sermos hipócritas culpar este policial pela fatalidade é ser no mínimo um IDIOTA. Achar q a PM está despreparada é opinião de um sem noção, pq qdo a sociedade se vê em apuros clama por DEUS e liga 190, então dizer q a POLÍCIA faz parte do PCC é ilógico. O PCC que comandar a sociedade brasileira e liberar o tráfico, a exploração sexual, a matança por motivo fútil, entre outras barbaridades. Vamos unir a SOCIEDADE e a POLÍCIA a lutar contra esses bandidos safados por PCC. Peço a DEUS q dê o conforto para estas famílias, e q a sociedade saiba q tem representantes do PCC na nossa região e se não tivermos inteligência de fazermos nossa parte, a VIOLÊNCIA tomará conta.
O CARA AVANÇA O SINAL VERMELHO E PARA REPENTINAMENTE, DIANTE DO VEÍCULO DO PM! VOCÊS QUERIAM O QUÊ DE UM POLICIAL, QUE JÁ ANDA COM OS NERVOS À FLOR DA PELE, COM TANTOS COLEGAS VITIMADOS POR ESSA ESCÓRIA(VERMES) CHAMADA PCC? INFELIZMENTE A VÍTIMA PAGOU COM A VIDA, POR SEU DESRESPEITO ÀS NORMAS DE CIRCULAÇÃO NO TRÂNSITO! ELE CAUSOU A TRAGÉDIA DELE! ESSA É QUE É, A GRANDE VERDADE! QUALQUER POLICIAL REAGIRIA DA MESMA FORMA! NÃO TEM NADA A VER COM FALTA DE PREPARO, NÃO! O POLICIAL BRASILEIRO É PREPARADO TODOS OS DIAS, NAS ACADEMIAS E PRINCIPALMENTE, NAS RUAS! ELE AGIU, OU MELHOR, REAGIU COMO QUALQUER UM DE NÓS, SIMPLESMENTE NO INSTINTO DE DEFESA! SINTO PELA FAMÍLIA, MAS QUEM COMETEU O ERRO FOI ELE, AO AVANÇAR O SINAL VERMELHO. NENHUM POLICIAL TEM COMO ADVINHAR QUEM É BANDIDO OU CIDADÃO, NÃO! ASSIM COMO TAMBÉM, NÃO TEM O DIREITO DE SAIR ATIRANDO EM TODOS, NÃO! MAS, DO JEITO QUE A COISA ANDA, ESSA REAÇÃO TERIA QUALQUER UM DE NÓS, SE NOS VÍSSEMOS EM SITUAÇÃO IDÊNTICA! É TRISTE, MAS É O QUE EU PENSO!
Eu acho que vc não assistir televisão e do jeito que esta são paulo ninguem vai parar em sinal de transito não,por conta da violência..e o fato da abordagem é falta de preparo mesmo,como é que um policial desce do carro já com a pistola na mão matando gente do bem..sei que eles não voltam mais,mais esse policial vai pagar.A justiça de Deus não falha.!
Ass: Tallita
Antes de falar o que não sabe então entenda: primeiro não existi semafaro no local e sim o sinal piscante aleta amarelo que é 24h .
Segundo :ele( as vitimas) vinha na mão reta e o assassino ia fazer o cruzamento.Quem tinha que para era o assassino.E na tem justificativa para quem dira a vida dos outros pois ele não é DEUS.
Essas pessoas que ficaram a favor da reação do policial… Queria ver se ele tivesse feito com uma pessoa da família de vocês, se a opinião seria a mesma.
Caramba, eu conheço o rapaz, pessoa de bem, ser assassinada assim? Causa muita revolta!
E mais, que medo, que nada! Se esse policial estivesse com medo, não teria estacionado o carro na frente e descido para assassinar os meninos.
Agora o que vejo é que, existem muitos policiais despreparados, acham que podem tudo, que tem o poder até de tirar a vida de quem for.
Faça mil favores, esse vai pagar pelo que fez, ah vai!
QUANDO ELE INVADIU O SINAL VERMELHO, PODERIA TER CAUSADO A MORTE DE INOCENTES TAMBÉM! NÃO FOI POR CAUSA QUE ELE FOI A VÍTIMA, QUE DEIXA DE SER CULPADO PELO ERRO DELE, NÃO! ELE QUEM CAUSOU A PRÓPRIA MORTE DELE, DIRIGINDO SEM RESPONSABILIDADE!
Só pode ser piada o que você está dizendo. Ele não avançou sinal, não estava com arma de brinquedo, como uma série de outras mentiras que esse policial criou para forjar o crime. Testemunhas viram e foram depor porque ficaram inconformadas com tamanha injustiça e irresponsabilidade.
Engraçado, a maioria dos policiais defende esse assassino! Juro que eu não confio mais em policial algum, porque bandido eu sei que mata qualquer um, mas policial matar inocentes? Não me conformo!
BOM PRA GENTE DO SEU TIPO, QUE É CONTRA A POLÍCIA, SÓ VAGABUNDO! MAS, ENTENDO! QUEM DEFENDE MARGINAL, IGUAL!
Só pode ser piada o que você está dizendo. Ele não avançou sinal, não estava com arma de brinquedo, como uma série de outras mentiras que esse policial criou para forjar o crime. Testemunhas viram e foram depor porque ficaram inconformadas com tamanha injustiça e irresponsabilidade.
Engraçado, a maioria dos policiais defende esse assassino! Juro que eu não confio mais em policial algum, porque bandido eu sei que mata qualquer um, mas policial matar inocentes? Não me conformo! Ah, assista TV para saber o que sua classe tem feito!
Deixa as coisas acontecer antes de qualquer julgamento prematuro.
Quem é culpado é o policial e não o cidadão. Você se for um policial é despreparado. Tenha consciência das coisas.
nao e porque os policiais anda nervosos que deve andar atirandos em todo mundo nao, foi muita em responsabilidade, desse policial que sirva de exemplo para os outros.
Não sei quem é vc mas.. deve ser amigo ou da mesma laia do bandido. Me faz um favor vá procurar o que fazer do que ficar justificando o injustificável!!
Olá!
Pessoal tudo precisa ser apurado da tesmunha até o a cena do crime, tenho certeza que essa ação do PM não precipitado e cada ação uma reação..mas antes de concluir todo inquerito tudo que falarem ´´e prematuro.
Tudo será resolvido dentro da lei e da verdade, até o momento só teve uma testemunha que já entrou em várias contradições.
O correto é aguardar a definição, o policial tá detido e tudo será esclarecido.
Para finalizar !! Quando um policial morre o que impressa faz é colocar estatistica, quando um civil morre ai vem direito humanos em fim..tudo isso precisa ser notado, alguns policiais precisam realmente se preparar mas um soldado com 14 anos de ostensiva acha que não tem preparo? subir em favelas não tem preparo?? portanto a verdade é que tudo será esclarecido sim.
Esse assassino tem 4 processo pelo mesmo acontecido!! sera q ele era preparado mesmo?? não passa de um assassino frio!