Jovens de pelo menos seis estados do Nordeste devem desembarcar a partir desta quinta-feira (15) no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. Cerca de 400 pessoas são aguardadas para o 1° Acampamento do Levante Popular da Juventude do Vale do São Francisco.
O evento é aberto e segue até domingo (18) com uma programação repleta de discussões. A proposta é permitir que os participantes compartilhem conhecimentos e troquem experiências em torno da construção de um projeto popular para o Brasil. A organização do evento solicitou que cada um trouxesse o “kit militante” (prato, talheres, caneca, colchão, barracas, roupa de cama, itens de higiene pessoal e remédios de uso contínuo pessoal) e uma contribuição de R$ 5 para ajudar no custeio da alimentação que será servida gratuitamente aos inscritos nos quatro dias de acampamento.
De acordo com a divulgação do evento, os jovens poderão acampar na área interna da Universidade ou dormir nas salas de aula. “Todos que têm disposição e alegria para transformar a sociedade e que acreditam que precisamos nos manter organizados para isso, estão convidados a participar do nosso acampamento”, afirma Marco Túlio Pereira, um dos integrantes do Levante Popular da Juventude – organização de jovens militantes que atua junto aos movimentos da classe trabalhadora do campo e da cidade. A abertura do evento será amanhã, às 14h, na quadra do campus.