Mesmo com a seca que atinge mais de 10 milhões de pessoas em todo o Nordeste, pecuaristas de Pernambuco estão reunidos na 71ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados. O evento acontece até domingo (25) no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife.
Na abertura do evento, realizada ontem (18), o governador em exercício, João Lyra Neto, demonstrou-se otimista mesmo diante da estiagem prolongada. “A bravura dos pernambucanos pode ser vista no compromisso dos pecuaristas com o setor ao realizar a exposição neste momento em que a atividade enfrenta uma grande seca”, destacou.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, reforçou que os criadores são os grandes obstinados pela melhoria genética do rebanho de Pernambuco e nesta exposição isso ficará ainda mais evidente. “Independente dos negócios a serem realizados no evento, o pecuarista está aqui para mostrar a qualidade genética do seu rebanho”, salientou. Ranilson Ramos falou que a seca mudou as projeções da 71ª Exposição, que seria a maior já realizada no Estado em decorrência do crescimento da pecuária pernambucana com a Bacia Leiteira, atingindo R$ 1 bilhão do PIB pernambucano.
Ranilson fez questão de falar que outro marco esperado nesta exposição era a mudança do estatus de Pernambuco como Zona Livre da Aftosa, o que não ocorreu. Ele lamentou que embora Pernambuco tenha cumprido toda a determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, investindo mais de R$ 100 milhões no Programa de Defesa Sanitária Estadual, os demais estados nordestinos não fizeram sua parte.
O presidente da Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP), Manassés Rodrigues, salientou que outros períodos como o atual já aconteceram, e nem por isso o evento deixou de acontecer. “Não é por causa de mais uma que deixaríamos de realizar a Exposição Nordestina, pois é aqui que o criador mostra o seu trabalho para melhorar geneticamente o rebanho”, afirmou.
Programação
O maior evento da pecuária do Norte-Nordeste e um dos maiores do País segue até o fim de semana com a realização de julgamentos de animais de várias raças de bovinos, caprinos, ovinos e equinos, cursos, vendas diretas de animais e equipamentos, além de shows. (Fonte/foto: Ascom SARA)