Juazeiro pode ter toque de recolher para crianças e adolescentes

por Carlos Britto // 27 de julho de 2009 às 16:02

mitonho-vargas-2O vereador Mitonho Vargas (PT), em entrevista ao Programa Sem Fronteiras na manhã desta segunda-feira (27), anunciou que apresentará à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que implantará o toque de recolher para menores de idade em Juazeiro.

Segundo o vereador, a sugestão discutida inicialmente para a cidade é que o horário durante a semana seja a partir de meia noite. Para datas comemorativas e eventos festivos os horários ainda serão discutidos.

A implantação do projeto será debatido  com várias instituições e com a sociedade antes de ir para votação.

Hoje pela manhã divulgamos uma notícia mostrando que Juazeiro é a segunda cidade da Bahia mais perigosa para adolescentes de 12 a 18 anos.  Diante desses dados, o debate para a implantação de medidas que visem  coibir a violência e preservem a integridade dos jovens são elogiáveis e merecem o envolvimento de toda população.

Juazeiro pode ter toque de recolher para crianças e adolescentes

  1. Coerente disse:

    Mitônho,
    Você está certo e, tão logo esta medida seja aprovada em juazeiro, em Petrolina algum vereador deverá fazer o mesmo. Se Petrolina não seguir o exemplo vai haver uma integração muito grande entre famílias das duas cidades e Petrolina será transformada no maior dormitório de jovens, principalmente nos finais de semana. Eu aplaudo a coragem do Vereador que, numa atitude responsável, pouco importa se os eleitores menores de 18 anos deixarão de votar nele na próxima eleição. Muito bem! É assim que se faz. Será um exemplo para todo o Brasil.

  2. carlos eduardo disse:

    ESTOU DE ACORDO E ACREDITO QUE VAI DÁ CERTO. JÁ DEU CERTO EM OUTRA CIDADE DA BAHIA. ANTIGAMENTE NO TEMPO DE MEU AVÓ ADOLECENTE NÃO FICAVA ATÉ ALTAS HORAS NA RUA… TOMARA QUE VIRE LEI.

  3. Watergate disse:

    Antigamente muita coisa era diferente.
    Antigamente se voce falasse mal do estado, sumiam com voce!
    Antigamente era branco de um lado e negro do outro.
    Voltar pro antigamente é retrocesso!

  4. Fernando disse:

    Mais uma Lei que não serve para nada. Como tantas outras, promove o autor, mas na prática não funciona.

  5. Mario Carta disse:

    A gente vê cada coisa absurda, toque de recolher aos jovens adolescentes, que medida mais autoritária e austera é essa? Acho que alguém esqueceu de avisar ao nobre vereador que vivemos numa democracia e em plena liberdade dos direitos civis.

    O Brasil é um país ocidental de cultura ocidental essa medida parece de país fundamentalista islâmico. Ninguém pode mexer nos direitos individuais das pessoas. Quem tem que cuidar das crianças e dos adolecentes são seus pais (já que o estado não se preocupa com os menores pedintes na rua, por exemplo e EM PLENA LUZ DO DIA). O nobre vereador devia se preocupar era com os corruptores de menores, exploradores do trabalho infantil, exploradores sexuais, traficantes, etc.

    A população precisa é de paz, e não de guerra. Guerra, alias, só contra a impunidade e corrupção do estado brasileiro. Toque de recolher é para país em grave convulsão social.

    Acho que devemos encontrar solução para corrigir a RAIZ do problema da violência aos adolescente, e não restringir a liberdade das pessoas e ir e vir aonde quiser.

    TOQUE DE RECOLHER é muito austero. Falta maturidade no pensamento dos direitos individuais e civis ao vereador, no respeito as liberdades individuais da sociedade.

  6. Fabiano disse:

    Corrigindo

    Sou a favor de tal projeto. Agora adolescentes, não pode dirigir, não pode sair depois das 10 horas, mais pode votar aos 16. Ou seja, com 16 anos o adolenscente não tem responsabilidade o suficiente pra dirigir não tem responsabilidade o suficiente para SAIR, porem tem responsabilidade o suficiente para escolher um representante do povo, que iram aprovar projetos igual ao do vereador, eu acho meio contraditório. Como ja afimei, sou a favor de tal projeto, mas se adolescente não tem o direito de sair depois das 10 horas (acho correto demais), creio que não poderia ter o direito a votar não (apesar de ser ecolha do adolescente tirar o titulo ou não). No final das contas, existe contradições demais. e se nas proximas eleições esse mesmo vereador for lembrado por algum colega que esteja mais uma vez concorrendo ao cargo de vereado, alguêm ai tem duvida que ele não terá o voto de praticamente nem adolescente???

  7. OBSERVANDO disse:

    Vivemos atualmente falência absoluta da família e do estado. Os pais não conseguem mais controlar seus filhos. O estado não consegue fiscalizar as leis. Exemplo: bares e casas de festas que vedem bebida alcoólica para menores. Será que aprovada esta lei haverá realmente fiscalização?
    Penso que o nobre vereador tem todo direito de apresentar tal projeto, cabe à sociedade local discuti-lo e verificar se fará bem ou mal a juventude juazeirense. Vamos com calma, não é preciso já de saída detonar o edil. Afinal alguma coisa necessita ser feito.

  8. Coerente disse:

    A expressão toque de recolher é muito própria de momentos de instabilidade social. Esta expressão é típica de quartéis e de cidade pequena, onde um toque de corneta pode ser ouvida por toda a cidade. Não tem que se apegar ao termo. Alguma coisa tem que ser feita para restringir esta libertdade que, para os jovens, comprovadamente tem sido maléfica. Este escrúpulo que saltita da boca de muita gente, como sendo cerceamento do direito de ir e vir, da liberdade de expressão, antidemocracia ou coisa parecida, é quem muito tem contribuido para esta bagunça toda que está aí. O pai não consegue criar bem seu filho dentro dos valores morais, dentro de um clima familiar e ordeiro.Basta a televisão que invade nossas casas, jogando o pernicioso dentro dos lares como se tudo fosse descente e normal. Tudo dentro de um sistema consumista em nome de uma modernidade, conceitualmente, deletéria e nociva aos bons princípios. A disciplina do indivíduo se quebra e a ordem social se torna inatingível. O alto índice da criminalidade é fruto de tudo isto. Ninguém está defendendo o cárcere privado para seus filhos, tão pouco querendo implantar o fundamentalismo Islâmico. Esta é uma colocação estúpida e refratária ao condicionamento da ordem. Na nossa sociedade o que se ver hoje em dia é que os nossos jovens saem para assistir um show e lá se drogam e se prostituem na sombra da noite, como se tudo fosse normal. Eu não quero isto para minha família. Se alguns conseguem desenvolver uma consciencia crítica nos seus filhos a tal ponto que eles possam driblar o pernicioso corruptor, para a maioria isto não é possível.
    A verdade verdadeira é que estamos perdendo para o mal. As pessoas comuns e autoridades escamoteiam as soluções mais eficazes por interesses misquinhos, individuais, por teimosa burrice, prepotencia e visão equivocada do direito à liberdade. Deveria aparecer várias vezes por dia na visão de cada cidadão a evolução estatistica da violencia e da criminalidade com a projeção de tudo a cada cinco anos de sua vida. Talvez assim cada um de nós se dispertasse mais para o inferno que nos aguarda logo aí na frente.

  9. Demetrio Braga disse:

    Pelo visto, o Sr. Mario Carta não conhece nada de código civil, na realidade o que se está tentando fazer e que se cumpra o código civil.
    Se a maioridade foi determinada a partir dos 18 anos, se vender bebidas alcoólicas a menor de 18 é crime, se menor de 18 anos não pode freqüentar nenhum recinto onde se vendam bebidas, pratiquem jogos etc., se os pais hoje em dias não possuem a mínima autoridade sobre seus filhos para cobrar-lhes a observância desta lei, é prerrogativa do estado ou do município adotar medidas proibitivas sem que seja ferida em hipótese alguma a tão confundida “democracia”.
    Concordo plenamente, recentemente fomos abalados com um acidente de grandes proporções que nos levou quatro jovens, pergunto: será que se tal medida estivesse já em prática este terrível acidente não seria evitado? E se tal medida evitasse que acontecesse com seus filhos ou parentes, você concordaria?

  10. Osvaldo disse:

    Concordo com quem pensa que isto deveria ser deixado aos pais. Mas a gente sabe que tem pais que não conseguem ser respeitados e assim faz todo o sentido que o mundo político assuma.
    Ir para casa à meia noite é bom até para adulto.

  11. Coerente disse:

    Desculpem, o texto foi feito apressadamente sem o cuidado com o português. Agora reduzir o erros.

    A expressão toque de recolher é muito própria de momentos de instabilidade social. Esta expressão é típica de quartéis e de cidade pequena, onde um toque de corneta pode ser ouvido por toda a cidade. Não tem que se apegar ao termo. Alguma coisa tem que ser feita para restringir esta liberdade que, para os jovens, comprovadamente tem sido maléfica. Este escrúpulo que saltita da boca de muita gente, como sendo cerceamento do direito de ir e vir, da liberdade de expressão, antidemocrata ou coisa parecida, é quem muito tem contribuído para esta bagunça toda que está aí. O pai não consegue criar bem seu filho dentro dos valores morais, dentro de um clima familiar e ordeiro. Basta a televisão que invade nossas casas, jogando o pernicioso dentro dos lares como se tudo fosse descente e normal. Tudo dentro de um sistema consumista em nome de uma modernidade, conceitualmente, deletéria e nociva aos bons princípios. A disciplina do indivíduo se quebra e a ordem social se torna inatingível. O alto índice da criminalidade é fruto de tudo isto. Ninguém está defendendo o cárcere privado para seus filhos, tão pouco querendo implantar o fundamentalismo Islâmico. Esta é uma colocação estúpida e refratária ao condicionamento da ordem. Na nossa sociedade o que se ver hoje em dia é que os nossos jovens saem para assistir um show e lá se drogam e se prostituem na sombra da noite, como se tudo fosse normal. Eu não quero isto para minha família. Se alguns conseguem desenvolver uma consciência crítica nos seus filhos a tal ponto que eles possam driblar o pernicioso corruptor, para a maioria isto não é possível.
    A verdade verdadeira é que estamos perdendo para o mal. As pessoas comuns e autoridades escamoteiam as soluções mais eficazes por interesses mesquinhas, individuais, por teimosa burrice, prepotência e visão equivocada do direito à liberdade. Deveria aparecer várias vezes por dia na visão de cada cidadão a evolução estatística da violência e da criminalidade com a projeção de tudo a cada cinco anos de sua vida. Talvez assim cada um de nós se despertasse mais para o inferno que nos aguarda logo aí na frente.

  12. Aline disse:

    O que está faltando na verdade é a leitura atenta do texto publicado no blog e maiores informações sobre o tema. Simples, o vereador está anunciando uma proposta a cidade, o que devemos fazer é entender melhor como será tal proposta, não consigo nem formular opinião “contra” ou “favorável” ao projeto com tão poucas informações (apenas um pequeno texto no blog) , não dá p/ criticar um futuro projeto de lei sem ouvir a opinião da polícia, do Ministério Público, do Conselho tutelar, das entidades não governamentais que trabalham com jovens em situação de risco e que obviamente possuem informações uteis a discussão. Vamos aproveitar a oportuidade para debater o tema e amadurecermos nossas opiniões, vamos ouvir, entender, criticar quando necessário e até mesmo, quem sabe, ajudar o vereador na melhoria da proposta!

  13. SOS Rio São Francisco disse:

    Meu Deus, ilumine estes representantes do povo e faça essa lei ser aprovada. Se a lei for aprovada os pais terão paz e ficarão felizes com a segurança dos seus filhos. Para toda fase da nossa vida temos que ter limites e valores, nossos jovens estão confusos. E os traficantes estão alertos, esses funcionários de Satanás.

  14. Margarida disse:

    Seria muito bom que essa Lei fosse aprovada e realmente aplicada em Petrolina e Juazeiro. As famílias não estão conseguindo ou nem tentando educar seus jovens. Nós professores sabemos, muito bem, o quanto esses jovens estão rebeldes e o quanto as famílias estão desestruturadas.`´E preciso o apoio do poder público!

  15. Gab. vereador Mitonho Vargas disse:

    Sobre: TOQUE DE ACOLHER EM JUAZEIRO
    Parabenizo ao blog pela oportunidade deste importante debate cívico, em tempo esclareço que a intenção nada mais é que discutir com toda à sociedade esta medida que inclusive foram implantadas em diversos municípios do país sem ouvir a opinião Pública
    Precisamos juntos fazer alguma coisa para tirar a nossa querida Juazeiro do ranque horrível de segunda cidade mais violenta da Bahia na perspectiva de vida dos nossos jovens entre 12 e 18 anos.(dados de indicadores feito pela UNICEF – Fundo das Nações Unidas, PÚBLICAÇÃO: Blog Carlos Brito e Jornal Diário da Região 28 / 07 /2009)
    O objetivo é reduzir a criminalidade a prostituição infantil e o consumo de drogas praticados por Jovens e adolescentes, não podemos fazer vistas grossas e fugir desta discussão, principalmente por se tratar de decisão que vai mexer com a vida das pessoas, da nossa parte (Vereador Mitonho Vargas) não há nenhuma imposição mais sim um chamamento da sociedade civil organizada para um problema que aflige a todos nós jovens e adultos, pois como diz a constituição federal segurança pública e dever do estado e responsabilidade de todos.
    Forte Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários