A rebelião que durou mais de 24 horas no Conjunto Penal de Juazeiro foi o tema central das discussões na Câmara de Vereadores do município na sessão ordinária dessa terça-feira (20). O assunto foi levado à tribuna pelo vereador Alex Tanuri (PSDB), que participou das negociações do conflito juntamente com outros integrantes da Comissão de Direitos Humanos. A rebelião começou no início da última segunda-feira (19) e durou até a manhã de ontem.
Alex elogiou o trabalho da polícia e dos representantes da Secretaria de Segurança Pública na condução da operação, mas não poupou críticas ao Governo do Estado. “A gente vê o governo estadual investir na propaganda do Pacto pela Vida, no entanto o mesmo governo não manda combustível para as viaturas e não libera recursos para consertar os veículos”, alfinetou.
O vereador também criticou a morosidade da Justiça no julgamento dos processos. Seu discurso foi apoiado pelos vereadores Leonardo Bandeira (PT) e Bené Marques (PSDB). Juntos, eles sugeriram um esforço de todas as instâncias de poder para tentar resolver a questão, e mais empenho dos governos estadual e municipal na elaboração de políticas públicas voltadas ao setor carcerário. (De Rinaldo Lima/para o Blog)