Mais uma reclamação sobre calçadas obstruídas chega ao Blog. Desta vez o leitor Paulo Robério chama atenção para a proximidade do período natalino, em que alguns estabelecimentos comerciais no Centro de Petrolina, na tentativa de atrair o consumidor, acabam ocupando espaço mais do que deveriam. E o pior: sem haver a devida fiscalização.
Confiram:
Estamos nos aproximando do período natalino e com ele começam a surgir problemas relativos à mobilidade das pessoas nas principais ruas do Centro da nossa cidade. Não bastasse o comércio informal continuar existindo e ocupando espaços nas calçadas, por onde os clientes e transeuntes deviam caminhar tranquilamente – pois o asfalto é dos veículos motorizados -, agora também os grandes comerciantes resolveram dividir com os ambulantes o resto das calçadas que serviam aos pedestres.
Fui ao Centro, ontem pela manhã, e tive uma certa dificuldade em passear pelas ruas da nossa querida Petrolina, especificamente pela Souza Filho, uma vez que lojistas, além de camelôs, estão nos empurrando para a via asfáltica, por onde deve circular os carros, motocicletas e ciclistas, fato que poderá trazer mais transtornos ao trânsito, que já é caótico naquela área. Haja vista a iminência de acidentes em decorrência do desrespeito dos comerciantes com os pedestres e destes com os motoristas e motociclistas, forçados a andar num espaço inadequado e altamente perigoso.
O que me deixa perplexo é que o órgão competente para tratar desse caso faz descaso da situação. Não havia sequer um servidor da Ordem Pública para orientar ou multar os invasores e garantir o direito de ir e vir da nossa população.
Como o brasileiro só fecha a porta depois de roubado, espero que a Prefeitura aja de acordo com a lei e que o comércio formal e informal possam conviver na santa paz, mas respeitando o direito dos outros.
Paulo Robério/Cidadão Petrolinense
O pior é que quando a fiscalização chega e apreende a mercadoria, pois é o caso, (a função do fiscal não é orientar e aplicar a punição, pois o comerciante sabe o que é certo e o que é errado) a população cai de pau em cima do trabalho dos fiscais.
Correto, inclusive boa parte da imprensa tambem fica a defender esses “coitados” que atrapalham o direito de ir e vir dos cidadãos.
Marcelo Cavalcante que é o Secretário da desordem publica que não faz nada. Ou saudede do Tempo de Marcos o secretário de acessibilidade.
Bom dia,
Realmente é um absurdo, o que vemos no centro de Petrolina. Além do abuso dos ambulantes ainda temos que caminhar dentro de buracos nas calçadas, de quem é a obrigação com as calçadas aquelas que foi construida pela prefeitura, cadé a secretária de Infraestrutura ou de obras pura incopetencia.